thumbnail Nunca Digas Adeus

Nunca Digas Adeus

"Nunca Digas Adeus" entra em sua casa, diariamente a seguir a "Sonhos Traídos".
EQUIPA TÉCNICA...

A equipa técnica da novela Nunca Digas Adeus é muito jovem, dinâmica, divertida e unida.

Tudo isto faz com que o ambiente entre colegas seja muito saudável e o trabalho é encarado de uma forma descontraída, onde as brincadeiras são uma constante!

Muitos dos elementos desta equipa, vieram com bastante vontade de aprender, já que era o seu primeiro grande projecto.

Toda a equipa está reunida durante as filmagens, do realizador ao aderecista, passando pelos câmaras, o perche, a anotadora e o guarda-roupa!

É uma equipa composta por cerca de 15 pessoas, sempre presentes nas gravações de cada cena!

O primeiro trabalho do realizador ( neste caso Jorge Humberto ) é passar o texto com a actriz, dizer-lhe os sítios que ela tem de percorrer durante a filmagem. Depois, dirige-se aos operadores de camera e explica-lhes as suas posições e todos os planos que quer para aquela cena.

As cenas gravadas são vistas, simultaneamente, pela régie, onde depois é escolhida a cena melhor para ir para o ar. A cena escolhida é depois tratada pela pós-produção, onde são dados os últimos retoques ( sons de telefone, telemóvel, músicas, etc ).

As funções dos operadores de camera não são apenas gravar, antes de cada cena há que ajeitar as luzes, ter em conta as sombras para que não apareçam nas filmagens, ou seja, preparar todo o cenário para que as gravações corram bem.

Depois de terminada a cena, os operadores de camera correm logo para o novo cenário e recomeçam as suas tarefas.

"Nunca Digas Adeus" conta-nos a história de Vera de Almeida Barreto: da sua relação com a vida, do seu casamento com Lourenço e do relacionamento com os seus três filhos.

A história é também o relato das escolhas de uma mulher que decidiu dedicar a vida à família.

Vera casou e esqueceu-se de si própria para apoiar o seu marido Lourenço na sua carreira de advogado e para se dedicar também à educação dos seus três filhos: Madalena, a mais velha dos três e também a mais decidida, a mais agarrada ao pai, pessoa que admira muito; Tiago, o filho do meio, meigo para com a mãe e preocupado com ela, toca numa banda; e Mónica, a mais nova e mais insegura, teme o mundo e todos quanto a rodeiam.

Vera presta ainda atenção especial à sua mãe Maria Teresa, uma mulher conservadora e tradicional.

Assim, a vivacidade e a beleza de outrora foram deixadas para trás, tornando-se o objectivo de vida de Vera fazer felizes aqueles que a rodeiam... Vera sente que se tornou uma peça da engrenagem dos sonhos alheios, que o amor deu lugar a uma serena, mas rotineira, relação com um marido que se mantém a seu lado apenas por uma questão de hábito.

Vera descobre entretanto que Lourenço se apaixonou por outra mulher. Uma mulher mais nova para quem o seu marido reserva uma vitalidade que ela considerava perdida. Essa mulher é Daniela Lopes, uma advogada de sucesso com cerca de trinta anos e que, para surpresa de todos, ama realmente Lourenço. Os dois mantêm uma relação carinhosa e profunda que vai muito além de um affair de um homem casado.

Perante esta situação, Vera sente-se frustrada e repensa a sua existência, os seus sonhos, o seu dia-a-dia e questiona o seu papel enquanto mulher.

Só o apoio das amigas Becas e Rosarinho a fazem continuar viva e olhar em frente. Decide assim reconquistar o amor de Lourenço e ressuscitar a paixão que dantes os unia, envolvendo-se numa luta em busca da felicidade perdida.

Mas o tempo não volta atrás e Vera cedo descobrirá que a resposta não está no passado e no amor de Lourenço, mas sim no futuro e nas surpresas que a vida ainda lhe reserva...

Conhece entretanto João Dias, um jornalista separado e com um filho (Alex), com quem Vera descobrirá uma nova vida...

Esta é sem dúvida uma história verdadeira que tocará todos aqueles que acreditam que as relações de amor podem trazer grandes desgostos, mas também as maiores alegrias. Uma história real que reflecte uma situação possível e que levará todos a questionarem a vida e o amor.
Ano de produção: 2001