NXT: multitasking na casa de banho

O Japão levou os princípios básicos da higiene ao próximo passo. Sim, agora há um papel higiénico para os telemóveis. Durante uns meses, foi de graça no aeroporto internacional de Tóquio.

Neste episódio

Esta semana espreitamos o incrível mundo das casas de banho japonesas. A Associação Japonesa dos Industriais das Casas de banho (sim, existe uma...) chegou finalmente a acordo para normalizar a infografia dos painéis de controlo, tantos eram os estrangeiros que se queixavam de não conseguir usar as retretes high tech e acabavam a carregar no botão de pânico. E também há um papel higiénico que pode ser usado para limpar o telemóvel. How's that for multitasking?

Andámos a brincar com a nova Hephestos, a impressora 3D da BQ que é ela própria um kit de peças impressas em 3D. Montámo-la sozinhos, uau, e andámos uns quantos dias a imprimir tudo o que nos passou pela cabeça (ou quase). Logo vos contamos se compensa, e o resultado que deu. Vão comprar uma finalmente?

Nas obras do Mundial de 2022, os trabalhadores da construção civil vão ter direito a uns capacetes com arrefecimento, para evitar as insolações. Em pleno deserto, debaixo de temperaturas na ordem dos 50 graus, não é brincadeira.

E do lado dos jogos, marcamos o regresso de Frédérick Raynal (o criador de Alone In The Dark e do género survival horror!), com um "indie" que promete. E ainda temos Nioh, o BloodBourne dos samurais.

 

Porque o Futuro já não é o que era.


Sobre «NXT - O próximo passo»

Mas mais do que computadores e gadgets e até entretenimento (que também por aqui passam), «NXT» aposta na Ecologia e na Sustentabilidade, na investigação nos confins do Espaço e na profundeza dos Oceanos, nas mais recentes invenções e descobertas na área da Saúde, em tudo aquilo que nos surpreenda e faça reflectir sobre o quanto o Homem evoluíu e se ultrapassou.

Nas palavras do jornalista Paulo Bastos, que conduz este «NXT», «É feel good television. É uma estranha e inabalável fé num «Admirável Mundo Novo», muito longe das negras previsões de Aldous Huxley. Ou, se quiserem, «O Futuro já não é o que era». No bom sentido.»

Por isso mesmo, aqui cabe quase tudo... Com cartões de crédito mais seguros, viagens sem malas perdidas, baterias desdobráveis, tesouras capazes de cortar sempre a direito, papel à prova de água. Lutando contra a Malária, o Alzheimer, o Parkinson, o Autismo, as alergias. Documentando espantosas recuperações de lesões desportivas e doenças trágicas.

Bombeiros que recorrem à Realidade Virtual, lado a lado com o regime que era seguido pelos homens das cavernas (que eram gulosos). Pulmões e rins criados em laboratório, ossos de substituição a partir de células estaminais. Cirurgia assistida com hologramas. Aparelhos dentários sem arames. Lentes de contato «inteligentes». «Robots» com pele. Cetonas. Grafeno. Biogás. Levitação com ondas sonoras, naves espaciais construídas em casa, drones que velam pela vida selvagem.

A vida das formigas e das abelhas, as riscas das zebras, as estratégias de voo dos falcões, ou «porque voam os pássaros em «V»». Espécies desconhecidas nos mares da Antárctica. Mudanças climáticas. «Brain games» e ilusões de óptica. Jogos.

Semanalmente, Paulo Bastos traz-nos novas realidades, recentes descobertas, nacionais e internacionais, de África à América Latina, da Europa à Antárctica, fora do circuito habitual da Informação, no estilo acessível que todos lhe reconhecem e a análise crítica mais ou menos
subtil, mais ou menos descarada, que tanto o caracteriza.

«NXT» enquadra o Passado no Presente, para nos deixar adivinhar quanto pode mudar o Futuro. Que é como quem diz, «já».

Ficha Técnica

Título Original: NXT: multitasking na casa de banho
Categoria: Tecnologia
Formato: Ação
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA