André e Tiago Guerra são gémeos. Fisicamente são iguais, como duas gotas de água, mas depois de os conhecermos melhor percebemos que são muito diferentes.
André é um rapaz alegre, despreocupado, apaixonado que gosta de viver a vida a 100%, enquanto que Tiago é sério, calculista e muito inteligente.
Tiago tem uma visão aguçada para os negócios e está à frente da construtora da família. André continua a estudar, sem prazo para terminar o curso.
Apesar das diferenças, André e Tiago têm uma ligação fortíssima. São cúmplices, amam-se e confiam um no outro. Mas, como em todas as relações de irmãos, o amor e a cumplicidade podem rapidamente tornar-se em ódio e rivalidade, se o motivo for suficientemente forte.
Maria da Gama vai ser o mote para a desavença dos dois irmãos.
Maria, jovem e irreverente, fez o curso de veterinária e acalenta um sonho desde que saiu da faculdade: transformar a herdade do pai - António da Gama, conde falido de Monte Belo - num parque ecológico com animais selvagens.
O acaso faz com que André e Maria se conheçam.
Apaixonado, André tenta conquistar a jovem veterinária, que não se dá sequer ao trabalho de considerar o pretendente. Para Maria, André é só um homem bonito, com manias de menino rico citadino.
Mas André não desiste. A chegada do irmão vai dar-lhe uma ideia. Quando eram miúdos, costumavam trocar de papéis, confundindo amigos, professores e... namoradas.
André sugere a Tiago que voltem a aplicar a mesma estratégia para conquistar Maria. Os dois fazem um pacto. Mas o destino vai pregar-lhes uma partida.... Tiago vai apaixonar-se por Maria e o pacto rapidamente se transforma num triângulo amoroso.
Tudo se complica com a chegada de Mónica Rodrigues, namorada de Tiago, ao Alentejo. Arquitecta conceituada, é contratada pela empresa do pai de Tiago para fazer o projecto de um grande empreendimento para a região.
A chegada de Mónica vem baralhar os dados em jogo. Principalmente quando Maria, que não sabe que está envolvida com um par de gémeos, vê Tiago com Mónica e pensa que é André que a anda a trair. A confusão está lançada. E a trama de amores e desamores vai envolver os quatro jovens e levá-los ao limite.
Mas os triângulos amorosos não ficam por aqui. Afonso Guerra, pai dos gémeos, regressa da Austrália disposto a vingar-se de António Gama, o homem que o obrigou a sair de Portugal e a procurar fortuna nos Antípodas e com quem disputou o amor de Maria Augusta.
Maria Augusta, mais conhecida como Migusta, era a rapariga mais bonita da Aldeia da Lua, contígua às terras dos Da Gama. Sempre foi uma mulher independente e não se prendeu a nenhum dos dois. Rumou a Lisboa, estudou, formou-se em Farmácia e regressou à aldeia casada e com dois filhos.
António e Afonso nunca ultrapassaram a perda de Migusta e 20 anos depois continuam a disputar o amor desta mulher de garra.
Como se a história se repetisse, mais uma vez os Guerra e os Da Gama vão ver-se envolvidos numa guerra de amores e ódios.
Afonso voltou para liquidar a herança dos Da Gama e despojá-los das suas terras. Mas, ao mesmo tempo, os filhos disputam o amor da única herdeira do conde Monte Belo. Por outro lado, Afonso e António voltam a encontrar Migusta, agora a toda-poderosa presidente da junta de Freguesia da Aldeia da Lua.