Neste episódio
Zé Luís e Sérgio ouvem Olga e Irene a dizerem-lhes que pretendem estar juntas naquela fase e por isso vão as duas com os bebés para casa de Irene.
Beatriz e Sebastião recebem Irene em casa, ansiosos por ver o seu novo irmão. Irene aponta-lhes para o bebé moreno, mas Olga corrige-a de imediato a apontar para o bebé ruivo.
Sérgio diz a Ana que inventou uma desculpa para ir com à sua consulta com ela.
Olga e Irene relativizam por Natália lhes contar que Ana saiu do supermercado sem pagar as compras, achando que são coisas que acontecem.
Ana disfarça ao médico que tem conseguido fazer a sua vida mais ou menos normal e Sérgio fica satisfeito pelo Dr. Ferro dizer que a doença de Ana está a evoluir lentamente.
Ivanilda recebe Santiago e Rodrigo, acabados de chegar, confirmando-lhes que os bebés de Irene e Olga são as caras chapadas deles. Santiago e Rodrigo abraçam-se satisfeitos. Rodrigo e Santiago entram no quarto quando Irene e Olga estão a trocar as fraldas aos bebés. Ficam intrigados por verem Olga a tratar do bebé ruivo e Irene do bebé moreno quando devia ser ao contrário. Irene e Olga atacam Rodrigo e Santiago a disfarçarem o seu comprometimento por estarem a tomar conta dos bebés supostamente trocados.
Ivanilda chora abatida pelo seu casamento estar a correr mal. Pede à Divina que lhe dê uma luz sobre se deve tentar reconciliar-se com Raul e vê um copo com a letra “R”, em sinal que deve lutar por Raul.
Olga disfarça a Rodrigo e Santiago que estava a recordar Irene como mudar a fralda do bebé. Santiago e Rodrigo olham encantados para os bebés a dizerem estarem a cumprir um sonho ao terem aqueles filhos delas. Ficam atónitos por Irene e Olga insistirem em quererem dar o mesmo nome aos bebés, ficando ambos a chamarem-se Duarte.
Ana discute com Sérgio à frente de Ferro por ele discordar da possibilidade de ela ir para uma residência sénior, por não querer que ninguém da família prescinda da sua vida para tomar conta dela e sai. Ferro avisa Sérgio que os lapsos de memória de Ana vão ser cada vez mais frequentes e ela pode nem se recordar dele no futuro.
Santiago fica atónito por Olga lhe pedir para ficar uns tempos a viver em sua casa com Rodrigo por precisar de estar junto de Irene, dizendo que ela é a única pessoa que lhe pode dar a paz de espírito que precisa. Santiago e Rodrigo abraçam-se tristes perante o olhar comprometido de Irene e Olga.
Sobre «Quero é viver»
“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.
Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI