Neste episódio
Natália (Fernanda Serrano) pede a Rita (Margarida Corceiro) que lhe empreste as chaves da antiga casa de Gabriel (Thiago Rodrigues). Rita fica hesitante, com Natália a ameaçar contar ao pai que ela não dormiu em casa.
Dave (Miguel Flor de Lima) repara que Rómulo (João Nunes Monteiro) está cabisbaixo e ele admite estar chateado por estar cheio de despesas.
Irene (Joana Seixas) explica a Raul (Isaac Alfaiate), Lili (Filipa Pinto), Sofia (Susana Arrais), Lúcia (Leonor Seixas) e Ivanilda (Cleo Malulo) querer fazer um anúncio com eles em que cada um tem de representar um papel, um de desportista, outro de empresário, mãe de família, empregada doméstica e bailarina. A discussão irrompe entre todos a discutirem os papéis, com ninguém a querer ficar com o papel de empregada. Irene distribui palhinhas de tamanhos diferentes para tirar à sorte quem fica com o papel de empregada. A palhinha mais curta sai a Raul e ele aceita o papel por Irene lhe garantir que ele vai ser a estrela do anúncio.
Zé Luís (Filipe Vargas) fica surpreso por Nuno ter mudado de ideias e querer apresentar-lhe os filhos, beija-o a agradecer-lhe pelo voto de confiança.
Irene filma o anúncio dos aspiradores fazendo a voz-off ao mesmo tempo. Começamos por ver Lúcia a dar socos na pera de boxe. De seguida Sofia a trabalhar em estilo executiva, Ivanilda a dar de mamar a um ursinho de peluche, Lili a dançar ballet e por fim Raul a limpar a casa, com todas as situações a terem presentes o aspirador a trabalhar. Irene agradece a ajuda de todos, dizendo que se o cliente gostar da ideia, avançam com o anúncio oficial.
Nuno diz desolado a Zé Luís que os filhos dele se foram embora por não aceitarem que ele tenha um namorado. Zé Luís conforta-o e conta já tratou na SLG de fazerem uma revista para angariarem fundos para os sem-abrigo.
Frederico (Diogo Infante) está imóvel na sala e ignora Calado a tocar-lhe à porta.
Matias (João Bettencourt) e Tomás (Diogo Carvalho) almoçam com Natália (Fernanda Serrano) e Olga (Sara Barradas) e contam como correu a reunião para a adoção de uma criança. Natália despede-se e indica ter de ir resolver um assunto.
Irene sorri radiante por Gonçalo ter adorado a proposta do anúncio para os aspiradores e dá o seu aval para que gravem o anúncio oficial, elogiando a criatividade dela.
Filipa (Joana Brandão) entrega a Calado as notas que tomou de Frederico nas suas consultas e também a pasta com o seu perfil psicológico.
Fernando (Henrique Melo) faz um vídeo a apresentar Constança (Madalena Vicente) como sua namorada e indica a esta, estar convicto que Matilde (Laura Leite) vai deixá-los em paz. Os jovens vão beijar-se quando Maria entra em casa, ordenando a Fernando que saia. Constança enfrenta a mãe e pede para a respeitar e sai com ele.
Dave (Miguel Flor de Lima) está a ministrar o curso de matrimónio a Dora (Inês Aguiar) e Raul com Lúcia a seu lado e Rómulo, Lili, Carlos Miguel (Rui M Silva) e Sofia (Susana Arrais) como convidados. Dora faz perguntas incómodas, questionando a vida sexual de casal e instalam-se discussões entre os convidados.
Sérgio (Fernando Rodrigues) fica intrigado por Rómulo o avisar que vai convocar uma reunião de família.
Estrela (Liliana Santos) diz a Raul precisar de lhe devolver a carteira que ele deixou em sua casa por estar de saída de lá. Arrancam no carro de Raul. Prates (Alfredo Brito) vê e diz a Fernando, que está de moto, para irem atrás deles. Estrela devolve a carteira a Raul, colando-se a ele, sedutora. Raul não lhe resiste e começam a beijar-se. Natália entra nesse momento e olha espantada para ambos, dizendo de seguida a Raul para sair dali. Raul sai disparado, muito comprometido. Estrela enfrenta Natália a dizer-lhe que acordou com Gabriel (Thiago Rodrigues) ficar ali, mas Natália ignora-a e segue resoluta para o quarto. Estrela acaba por assentir sair daquela casa, mas indica a Natália que não poderá ser para já, por não ter para onde ir.
Cláudia diz a Irene que está do seu lado por saber que as mulheres da SLG são mais mal pagas que os homens, e nem Santiago (Pedro Hossi), Zé Luís ou Rodrigo (Tiago Felizardo) fazem algo para mudar esse paradigma.
Natália começa a atirar roupas de Estrela pela janela, dizendo-lhe que não está a brincar ao dizer-lhe que a quer fora daquela casa.
Sobre «Quero é viver»
“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.
Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI