Neste episódio
Gabriel (Thiago Rodrigues) diz a Natália (Fernanda Serrano) que não resistiu a ir vê-la ao hospital para saber de Matias (João Bettencourt) e do bebé.
Olga (Sara Barradas) diz à mãe que podia ter convidado Sérgio (Fernando Rodrigues) para jantar, mas esta rancorosa indica que Sérgio sempre se esquivou aos problemas e que não se preocupou por Matias estar internado no hospital.
Beatriz (Laura Seiça) e Sebastião (Salvador Pires) riem-se divertidos a verem Santiago (Pedro Hossi) a entrar em tronco nu para jantar. Santiago troca galhardetes com Irene (Joana Seixas) e ela atira-lhe água para cima. Santiago pega no jarro para lhe fazer o mesmo, mas os filhos impedem que a situação descambe.
Frederico (Diogo Infante) olha espantado para a súbita mudança de atitude de Natália (Fernanda Serrano), que lhe diz não ter de lhe pedir desculpa por ter saído com Gabriel, salientando estar numa fase em que pretende descobrir o que é melhor para ela.
Irene fecha-se no quarto e chora desolada com as discussões com Santiago.
Matias (João Bettencourt) insiste com Zé Luís (Filipe Vargas) para ser seu advogado no processo por homofobia que pretende mover contra os rapazes que o agrediram.
Raul (Isaac Alfaiate) insiste com Ivanilda (Cléo Malulo) para que não fuja ao que sentem um pelo outro.
Dave (Miguel Flor de Lima) surge para dar início ao sermão. Troca um olhar faiscante com Lúcia (Leonor Seixas) e diz aos presentes que vai falar sobre o amor que pode surgir entre duas pessoas, quando menos se espera. Raul e Ivanilda trocam olhares e Graça (Helena Isabel) repara, mas como está sem óculos não consegue perceber bem a situação.
Santiago ainda em tronco nu, tenta ir buscar uma camisola ao quarto, mas Irene impede-o de entrar.
Fábio (João Gadelha) vai ter com Zé Luís (Flipe Vargas) ao Veneno e percebe que ele está com algum problema.
Rómulo (João Nunes Monteiro) instala uma aplicação de encontros, quando Raul entra em casa desanimado e fica atónito por receber notificação do seu perfil ser compatível com o de Ivanilda.
Dave despede-se de Lúcia, Ivanilda e Graça, que assentem terem gostado muito do sermão dele sobre o amor.
Ana (São José Lapa) e Olga (Sara Barradas) olham incrédulas para Santiago a abrir-lhes a porta de tronco nu e motosserra na mão.
Zé Luís diz a Fábio não se sentir à vontade para defender Matias em tribunal por ainda não lidar bem com a questão da homossexualidade. Fábio admite a Zé Luís que foi ele quem chamou o 112 para socorrer Matias e beija-o.
Natália (Fernanda Serrano) recusa-se a dizer a Matias o que se está a passar entre ela, Gabriel e Frederico, dizendo que ele tem de respeitar a sua privacidade.
Rita (Margarida Corceiro) insiste com o pai para ficar a viver com ele e Gabriel suspira pensativo.
Ana conforta Irene, que chora a queixar-se que Santiago está sempre a atacá-la. Santiago bebe um chá quente, enquanto pragueja contra o feitio de Irene e reitera a Olga gostar dela.
Frederico pergunta a Natália se pode voltar para casa e ela assente, sem demonstrar nenhuma comoção.
Sobre «Quero é viver»
“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.
Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI