Neste episódio
Gabriel (Thiago Rodrigues) desvia o assunto quando Rita (Margarida Corceiro) lhe pergunta se o facto de estar com Estrela (Liliana Santos) significa que deixou de vez Natália.
Frederico (Diogo Infante) diz a Natália (Fernanda Serrano) que não conseguiu evitar agredir Gabriel para ele deixar de a incomodar e Natália avisa o marido para parar de se meter na sua vida.
Gabriel fica surpreso por Rodrigo (Tiago Felizardo) lhe dizer que decidiu não se casar com Olga (Sara Barradas), estando agora a sentir-se tanto aliviado, como culpado.
Frederico pede a Natália que não sofra por Gabriel por ele ter aparecido no casamento com outra mulher. Natália vai embora e fica a pensar abalada que está sozinha.
Gabriel está surpreendido por Rodrigo ter acabado tudo com Olga por estar apaixonado por Irene (Joana Seixas).
Zé Luís (Filipe Vargas) acorda ressacado e Maria (Rita Pereira) critica-o por ter contado a Frederico (Diogo Infante) que era homossexual, dizendo esperar que aquela história fique por ali. Zé Luís fica alarmado por Maria lhe perguntar o que falou com Fábio (João Gadelha), mas Zé Luís disfarça não se lembrar. Maria ordena-lhe que saia, implacável.
Todos trabalham a finalizarem as pinturas e limpeza do culto. Rómulo (João Nunes Monteiro) tenta aproveitar para escapar-se com Lili (Filipa Pinto), mas Graça (Helena Isabel) não deixa. Ouve-se o barulho de duas pessoas envolvidas na sala de arrumos. Graça tenta abrir a porta, mas não consegue. Raul (Isaac Alfaiate) e Ivanilda (Cléo Malulo) ouvem-na melindrados.
Matilde (Laura Leite) e Leonor (Sofia Cupido) sorriem felizes por Rodrigo as ter ido visitar e Olga lastima-se a Ana (São José Lapa) custar-lhe muito ver as filhas assim.
Natália (Fernanda Serrano) abre a porta a Rita (Margarida Corceiro), que lhe diz que vem falar com Matias (João Bettencourt) e acrescenta que Gabriel está muito bem com a sua namorada nova.
Sérgio (Fernando Rodrigues) diz a Irene (Joana Seixas) que nunca pensou que fosse Rodrigo a cancelar o casamento e ambos ficam espantados por ele anunciar pôr o seu lugar na agência à disposição. Sérgio recusa aceitar a demissão de Rodrigo, dizendo ter-se tornado um homem tolerante e que não mistura os problemas conjugais das filhas com os negócios.
Fábio (João Gadelha) olha chocado para Zé Luís a dizer-lhe que vai fazer tudo para recuperar a sua família, independentemente de não se sentir atraído por Maria.
Irene diz a Rodrigo que seria uma grande perda para agência se ele fosse embora. Dão as mãos e selarem um acordo, ficando de imediato incomodados com o desejo que sentem um pelo outro.
Matias questiona Rita se toma drogas para fugir a alguma coisa e insiste para que ela procure ajuda médica.
Maria diz magoada ao marido que nada do que ele lhe diga vai alterar o afastamento deles, mas Zé Luís diz-lhe determinado que vai lutar para recuperar a sua família.
Santiago confronta Irene e diz-lhe que já percebeu que toda a sua agressividade serve para disfarçar os seus sentimentos de culpa, perguntando-lhe frontal se se envolveu com Rodrigo. Irene discute com Santiago e tenta disfarçar a sua incredulidade por ele pensar que ela possa ter alguma coisa com Rodrigo. Santiago sai a avisar a mulher que vai provar que eles andam juntos.
Zé Luís insiste com Maria querer recuperar o casamento com ela, mas Maria expressa-lhe todo o seu repúdio por ele se sentir atraído por homens.
Sobre «Quero é viver»
“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.
Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI