Neste episódio
Ana (São José Lapa) fotografa Graça (Helena Isabel) vestida com uma túnica de praia. Raul (Isaac Alfaiate) e Dora (Inês Aguiar) olham espantados para Graça vestida com a túnica de praia e explicam que o novo padre da igreja só aceita casá-los depois de Raul ter o crisma, que demora um ano, pedindo-lhe para falar com Prates (Alfredo Brito) para convencê-lo a desistir da ideia de casarem pela igreja.
Zé Luís (Filipe Vargas) fica preocupado por Constança (Madalena Vicente) lhe contar que Maria (Rita Pereira) voltou a beber e tem cada vez mais negligenciado a educação dos filhos e a lida da casa.
Frederico (Diogo Infante) recorda-se de como o seu pai dominava a mãe e pensa tenso nas ameaças de Natália (Fernanda Serrano), toma uma decisão e sai de casa.
Prates fica irritado por Graça lhe pedir que desista da ideia de Raul e Dora casarem pela igreja católica e se casem antes pela Divina, avisando-o que correm o risco deles fugirem. Dave olha espantado para Graça a pedir-lhe que comece a fazer no Culto um curso de preparação para o matrimónio.
Maria olha em choque para Zé Luís a avisá-la que pôs no acordo de divórcio deles uma cláusula para lhe tirar os filhos até ela aceitar fazer tratamento ao seu problema alcoólico. Maria assegura que não tem problema nenhum com o álcool, mas Zé Luís avisa-a que não vai permitir que ela destrua a família.
Frederico (Diogo Infante) está no consultório a ver fotografias que tem guardadas num disco rígido de alunas que se envolveram ali com ele e decide apaga-las.
Estrela (Liliana Santos) diz aborrecida aos seus falecidos maridos estar a ser difícil juntar dinheiro para o seu projeto. Rita (Margarida Corceiro) entra de rompante em casa de Gabriel (Thiago Rodrigues) e pergunta-lhe o que está ali a fazer. Estrela explica a Rita que foi Gabriel quem a autorizou a ficar ali, mas Rita puxa-lhe os cabelos a exigir respostas. Estrela acaba por lhe dizer que está a juntar dinheiro para concretizar um sonho.
Frederico acaba por desistir de apagar as fotografias, atira tudo o que tem na secretária para o chão num assomo de fúria.
Estrela mostra a Rita o seu extrato bancário e conta que está a juntar dinheiro para abrir um lar, onde possa cuidar dos velhinhos, que tal como ela, não têm mais ninguém. Rita diz a Estrela que a vai deixar em paz por perceber que as intenções dela são boas.
Zé Luís conta a Gabriel e Natália que ameaçou Maria de lhe tirar os filhos se ela não fizer um tratamento e Gabriel promete ajuda-lo. Maria faz perguntas à filha sobre se Zé Luís está a viver com mais alguém e Constança diz-lhe para ela deixar o pai em paz e se foque em ser feliz sem ele.
Prates diz a Sérgio ter conseguido marcar uma consulta no seu urologista, com Sérgio a ficar melindrado por Prates assentir que ele vai ter de ser apalpado e fazer toque rectal.
Estrela queixa-se aos maridos não perceber como Rita acha o seu sonho de abrir um Lar tão esquisito, dizendo que os homens idosos sempre foram a sua perdição.
Sobre «Quero é viver»
“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.
Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI