Neste episódio
Irene (Joana Seixas) olha espantada para Ivanilda (Cleo Malulo) a contar-lhe que pediu a Lúcia (Leonor Seixas), Sofia (Susana Arrais) e Lili (Filipa Pinto) para a ajudarem gratuitamente a fazerem o anúncio dos aspiradores.
Maria (Rita Pereira) começa a escrever o seu diário, dizendo que sempre se espantou com a autoconfiança de Olga (Sara Barradas), que sempre enfrentou sem receios todos os ditames da vida adulta.
Irene agradece a Ivanilda, Lúcia, Sofia e Lili por se terem aprestado a ajudá-la, mas diz que está a pensar fazer o anúncio com um homem. Ivanilda sugere de imediato que podem pedir a Raul (Isaac Alfaiate) para fazê-lo.
Natália (Fernanda Serrano) conta a Gabriel (Thiago Rodrigues) que Lia faltou às aulas, mas anui ser normal por ela ter feito queixa de Frederico na polícia. Gabriel por seu turno confessa que emprestou a sua casa a Estrela (Liliana Santos), deixando Natália irritada.
Estrela diz preocupada aos falecidos maridos que corre o risco de ter de sair daquela casa se não passar informações de Frederico a Gabriel e fica a olhar pensativa para a chave do consultório dele.
Frederico entra no quarto a recordar momentos vividos com Natália, Rita e raparigas da faculdade. Frederico culpa as mulheres com que se envolveu a dizer que foram elas que o usaram e que se aproveitaram dos seus sentimentos.
Rita despede-se de Gabriel e Natália para ir trabalhar.
Estrela entra no consultório de Frederico e pensa para si que ele deve esconder alguma coisa grave por ter ficado furioso de a ter apanhado lá. Frederico leva a custo para a mesa a comida que mandou vir e percebe-se que ele está sem forças para estar a viver sem ser ajudado.
Irene, Natália, Olga e Maria olham espantadas para Sérgio (Fernando Rodrigues) a dizer que Ana aceitou voltar a casar-se com ele. Somente Maria dá os parabéns ao pai, com as restantes céticas que tudo vá correr bem.
Ana diz a Gabriel saber que deve ser duro para ele estar preso em casa, mas Gabriel diz que se sentirá reconfortado quando souber que Frederico foi preso. Ana fica baralhada por Gabriel lhe dar os parabéns por se ir casar com Sérgio, sem se lembrar que aceitou fazê-lo.
Maria sai furiosa porta fora por Natália anunciar à família que ela está a fazer tratamento para parar de beber. Gabriel diz a Natália que aquilo é bom sinal por ser indiciante que ela anda irritada por ter cortado com o álcool.
Frederico, acaba de almoçar, tenta levar a loiça para a cozinha, mas acaba por deixar cair tudo ao chão. Liga desesperado para Sofia a pedir-lhe que volte a trabalhar para ele.
Rita abraça com saudades Filipa (Joana Brandão), ficando incomodada por ela lhe apresentar uma amiga com quem está no bar. Rita continua a olhar desapontada para Filipa por ela ter vindo ali com a sua namorada, mas Filipa diz-lhe que ela é só sua amiga.
Ana desculpabiliza Sérgio dos problemas alcoólicos de Maria, indica que todos têm culpa e Sérgio agradece-lhe por ser tão justa. Ana já não se lembra como correu a conversa do casamento com a família e Graça e Sérgio trocam um olhar cúmplice para não a deixar desassossegada.
Filipa despede-se de Rita e diz-lhe que ainda vai ficar uns dias em Lisboa por casa de Petra, assentindo que ela lhe pode ligar para falarem.
Sérgio insiste com Prates e Graça em dar-lhes boleia para a Salvação e Prates conta que hoje Rómulo faz anos de casado com Lili. Ana está especada em frente ao carro sem saber como entrar e Graça ajuda-a.
Frederico tenta apanhar os cacos dos pratos do chão, mas não consegue. Fica a recordar de como o pai o ensinou que as mulheres devem ser dominadas pelos homens.
Natália e Matias estão chocados por Frederico lhes ter ocultado durante tanto tempo que andava a assediar alunas na faculdade e Tomás diz-lhes que o mais importante é que eles estão a lutar para que seja feita justiça.
Raul aceita o pedido de Irene para ser o seu modelo no anúncio de aspiradores, e anui que no passado chegou a ajudar Ivanilda nas limpezas.
Rómulo prepara entusiasmado uma surpresa para Lili no café.
Lili insiste com Lúcia e Dave querer que eles a acompanhem ao café para fazerem uma surpresa a Rómulo e jantarem todos juntos.
Estrela diz a Gabriel não ter descoberto nada comprometedor no consultório de Frederico. Natália não consegue conter a sua irritação por ver Estrela, e anui ser melhor ela parar de ajudá-los e sair de casa de Gabriel.
Sobre «Quero é viver»
“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.
Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI