EP 35 «O que se passa no jantar das mulheres fica no jantar das mulheres!»

Em «Rua das Flores» a sangria já está servida, mas é péssima. Tentam ensinar Rosa (Matilde Breyner) que aquilo que acontece nos jantares de mulheres fica nos jantares de mulheres, uma vez que já houve até pancada num deles. Dália (Inês Faria) pica Estrelícia (Patrícia Tavares) e esta desafia as mulheres a uma classificação de cada uma da rua. Todas querem beber apesar do péssimo que está a sangria.

Seg, 30 mai 2022 19:25 TVI

Neste episódio

Violeta (Sofia Grillo) está em nervos descarrega em Sergei (Pedro Diogo) que não tem nada para vestir. Vemos agora que há uma pilha de roupas sobre a cama. Sergei não quer acreditar que Violeta se queixa de não ter soutiens brancos, quando ele encontra 3 soutiens brancos na pulha de roupa sobre a cama.

Frésia (Paula Neves) pavoneia-se diante de Tavares (Almeno Gonçalves) e Fernando (Carlos Cunha), esperando que o primeiro elogie a forma como está arranjada para jantar. Tavares sem perceber nada e Fernando acha que ela queria um piropo dele.  

Magnólia (Francisca Ribeiro) e Margarida (Joana Coelho) estão à procura de livros sobre os Balcãs para conhecerem melhor as origens da família de Sergei.  

Arnaldo (José Pedro Gomes) questiona Tília (Ana Bola) se ela não vai ao jantar das moças. Tília insiste que não lhe apetece aturar as doidas. Arnaldo insiste e ela diz que vai se deitar.  

Estrelícia (Patrícia Tavares), Violeta (Sofia Grillo) e Íris (Julie Sergeant) chegam ao suposto restaurante, mas estranham o espaço. Estrelícia responde que aquele é o sítio onde marcou mesa e onde o gps as levou. Acha que ainda lhe vão agradecer aquele jantar de joelhos. Vê uma sombra e julga ser o empregado, mas é um pássaro que as assusta às três.  

Futre chega à churrasqueira com ar tenso. Sergei oferece-lhe uma cerveja. Futre reclama dos miúdos que não se emprenham nos treinos de futebol. Insiste que só quer beber água e da torneira. Sergei e Constantino riem.

O empregado chega e explica que o patrão deixou de ter dinheiro para os rapazes despidos. Mas que ele próprio pode tirar a roupa e vestir umas cuecas que alguém deixou. As três acham melhor manter as roupas como estão. Chegam as restantes mulheres todas entusiasmadas. Magnólia e Margarida conversam à parte divertidas, mas as restantes estão só a reclamar. Especialmente Rosa que achava que os jantares delas eram mais animados.  

Jasmim (Eduardo Madeira) anda atarefado de um lado para o outro e André (Flávio Gil) não entende a pressa dele. Jasmim quer despachar tudo o que terá de fazer amanhã para adiantar trabalho. André questiona-o se Rosa não estará a aproveitar-se dele mas Jasmim acha aquilo um disparate.

Estrelícia já muito farta de ouvir todas a reclamarem que cada uma teria marcado melhor o sítio do jantar, acaba por explodir pois acha que podem divertir-se à mesma, mesmo sem homens em boxers. À falta de outra ideia sugere falarem dos panfletos. Ficam todas em silêncio.  

André tenta perceber com Jasmim se ele faz muitas coisas por Rosa e se ela também faz alguma coisa que ele lhe peça e se ele gostava que os dois tivessem uma relação. Jasmim muito incomodado acha que André não tem muita sabedoria em mulheres, já que anda atrás de Magnólia desde a primária e até agora nada.

Apenas Estrelícia e Rosa estão agora animadas e Rosa acha que deviam fazer apostas sobre quem são os segredos. As restantes murmuram que aquilo não é nada boa ideia.  

Tília está a prepara um chá quando Marcolino entra sem ela dar conta e a assusta-se. Ele pede-lhe que lhe lance as cartas.

Todas querem opinar sobre quem será a acompanhante de luxo, agora mais animadas. Até que Rosa se impõe e acha que as que ali estão a jantar também podem esconder um dos segredos do panfleto. Estala-se de um novo um silêncio total como se todas consentissem.


Sobre «Rua das Flores»

Tília não impinge o seu trabalho a ninguém, no entanto, todos naquela rua a procuram, embora ninguém o admita. Por vergonha, mas também por ninguém querer acreditar verdadeiramente nas profecias de Tília... que, em boa verdade, acabam sempre por se concretizar. E é justamente no concretizar de uma dessas profecias que começa a nossa história.

Todavia, a Rua das Flores é muito mais que dona Tília. É uma rua também invulgar, por numa das pontas estar a ser construído um prédio, que fará daquela rua uma rua sem saída. E se aquela população já tinha guerras de sobra por cada um dos lados da rua pertencer a freguesias diferentes, agora terão um conflito ainda maior: é que a rua vai passar a ser um beco, derivado a uma construção em que ninguém conhece o dono.

Na Rua das Flores não há dia em que as confusões não sejam mais do que muitas, o que vai piorar quando descobrirem que desapareceu o caderno onde Tília apontava todas as suas previsões. Ou seja, está lançado o pânico da Rua das Flores! É que se o caderno desapareceu, alguém o tem. E esse alguém passará a saber tudo sobre toda a gente. E não existe por ali, quem não tenha segredos a esconder... segredos esses que vão começar a ser espalhados pela Rua, sem revelar de quem são. E todos os habitantes passam a desconfiar uns dos outros.

 

Ficha Técnica

Título Original: «O que se passa no jantar das mulheres fica no jantar das mulheres!»
Categoria: Novela nacional
Formato: Comédia
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS