Neste episódio
Margarida (Inês Herédia) fala com Rui (Daniel Viana) ao telemóvel, que lhe diz que não vai conseguir vir no final do mês. Margarida fica chateada e lembra que a filha tem saudades dele, mas diz que depois falam sobre isso.
Laura (Alexandra Lencastre), Benedita (Maria do Céu Guerra), Mariana (Matilde Reymão), JD (Pedro Sousa), Virgílio (Diogo Morgado) e Jorge (Paulo Pires) chegam à festa e apreciam a decoração da mesma. Laura tenta falar com Jorge, mas ele ignora-a, o que a deixa triste. Virgílio chama-o à atenção pela forma como fala com Laura, mas Jorge não quer saber.
Margarida vê JD com Mariana e fica feliz por vê-los juntos. Margarida apresenta-se como amiga de Mariana e diz que pode ser amiga de "Rodrigo" também. Margarida diz a Benedita e Laura que fizeram bem em contratar aquele guarda-costas. Laura ainda tem dúvidas.
Virgílio avisa Jorge para ter cuidado com a forma como trata Laura, pois ela é carente, mas não é estúpida. Virgílio aconselha Jorge a não insistir no aumento ou vai parecer ganancioso. Jorge aconselha Virgílio a divertir-se e sugere que meta conversa com uma mulher que está a olhar para ele. Virgílio não está interessado e pede-lhe para se focar em expulsar Mariana de Vale do Rio.
JD está sempre muito próximo de Mariana e acabam por chocar. Ela deixa cair comida nos sapatos e pede-lhe para não estar tão próximo. Mariana afasta-se para ir limpar os sapatos, mas JD vai atrás dela.
Mariana junta-se à família com JD sempre atrás dela. Anita (Marina Mota) agradece a presença de todos e anuncia que o grande mentor daquele projeto foi Hector (Christian Escuredo), o seu filho. Mariana fica perplexa.
O agressor estaciona o seu carro perto da entrada do turismo rural e fica à espreita. Sofia (Catarina Rebelo) aproxima-se, rasga o seu vestido e esborrata a maquilhagem como se tivesse sido atacada. O agressor manda uma mensagem a dizer que já está ali e recebe outra a dizer para esperar pela melhor oportunidade.
Hector termina o seu discurso confiante e espirituoso. Mariana percebe agora o que Hector veio fazer ali. Ele, sedutor, diz que não foi só por isto. Laura e Benedita estão encantadas. Jorge e Virgílio querem fazer uma parceria com a fábrica. José Diogo fica incomodado com a interação de Hector e Mariana. Sofia aparece e pede ajuda a Mariana. José Diogo ampara-a.
JD deita Sofia num sofá e Mariana tenta acordá-la, preocupada. Sofia diz que está com medo e Mariana e José Diogo tranquilizam-na, dizendo que ali está em segurança. Mariana vai ao carro buscar um estojo de primeiros socorros.
Mariana procura o estojo de primeiros socorros, quando o agressor se aproxima dela com uma faca e lhe diz que agora vai fazer o que ele mandar. Mariana obedece.
O agressor conduz Mariana para o seu carro, sempre com uma faca apontada, mas sem que ninguém veja. JD aparece e Mariana consegue afastar-se do agressor. JD aplica-lhes uns golpes de karaté e o agressor foge. Mariana abraça JD, pois teve medo do que podia ter acontecido. Ele diz que não pode continuar a fingir que é seu guarda-costas e que ela precisa mesmo de proteção. Mariana assente, mas pede-lhe para não contar nada à família.
Benedita já está preocupada com a demora de Mariana e "Rodrigo". Eles chegam e Marina diz que não encontrava o estojo de primeiros socorros. Sofia estranha que Mariana tenha um guarda-costas.
Benedita diz que Mariana tem sofrido alguns ataques e acharam melhor reforçar a segurança. Benedita olha para Mariana e JD com suspeição.
Hector conversa com Laura sobre Mariana, tentando absorver o máximo de informação que pode. Laura conta que o pai de Mariana morreu quando ela ainda era criança e que isso a fez aproximar-se muito de si e da avó, no entanto a relação com outros homens tornou-se mais difícil. Hector pergunta a Laura como é a relação de Mariana com Jorge e Laura fica tensa, embora tente disfarçar.
Sofia já está mais recomposta. Mariana tenta perceber o que se passou. Hector finge-se preocupado e mostra-se disponível para ajudar. Hector oferece emprego a Sofia no turismo rural e Mariana fica-lhe muito agradecida por isso.
Jorge deixa Laura e Benedita em casa e diz que vai sair. Jorge diz a Laura para não esperar acordada por ele, mas ela também não tinha intenção de o fazer. Benedita nota que eles estão chateados e pergunta o que se passa. Laura diz que Jorge consegue ser muito cretino.
Mariana e JD chegam logo de seguida e Mariana diz-lhe que pode ir descansar. Benedita nota a tensão entre eles.
JD começa a fazer uma sandes, mas Benedita oferece-se para fazer uma mais elaborada e aproveita para lhe perguntar o que se passou na festa, pois notou que Mariana não estava bem.
Virgílio (Diogo Morgado) quer saber se Mariana (Matilde Reymão) ficou com medo, pois quer que ela acredite que o perigo é real e que JD (Pedro Sousa) se sinta incapaz de proteger Mariana, para que ela se vá embora de Vale do Rio e ele possa ficar com o império do café.
Jorge (Paulo Pires) vai ter com JD (Pedro Sousa) e relembra-o de que foi contratado para fazer com que Mariana se fosse embora de Vale do Rio JD conta-lhe que ela foi atacada de novo e corre mesmo perigo. Jorge parece surpreendido e pensa em Virgílio. Aproveita isso para convencer JD de que o melhor mesmo é Mariana (Matilde Reymão) ir embora dali.
Jorge confronta Virgílio por ter mandado atacar Mariana e não lhe ter dito nada. Virgílio diz que não tem de lhe dar satisfações e relembra a hierarquia. Jorge não aceita ser seu empregado, mas Virgílio assume-se como o cabecilha do plano. Jorge ameaça desmascarar Virgílio e este relembra-o da sua posição e do seu passado negro. Jorge vai embora furioso.
Jorge fica surpreendido por encontrar Laura (Alexandra Lencastre) acordada. Continuam chateados um com o outro e voltam a discutir. Jorge não se conforma por Laura lhe ter prometido um aumento e ter voltado com a palavra atrás. Laura não se lembra de lhe prometer nada e diz que o aumento não faz sentido. Jorge exalta-se e Laura não gosta. Ele percebe que está a perder o controlo e acha melhor não dormir ali.
Anita dá algumas roupas suas a Sofia (Catarina Rebelo) e instala-se no seu quarto. Tenta tranquilizá-la e diz-lhe que ali está em segurança. Assim que Anita sai, Manuel (Duarte Gomes) entra e tenta beijar Sofia. Ela fica em pânico, com medo de que alguém o tenha visto ou o oiça, mas Manuel não está nada preocupado e só quer aproveitar para passar um bom momento.
Hector (Christian Escuredo) reúne-se com Sofia e Manuel e diz que está na altura de começarem a trabalhar. Sofia lembra que Mariana conhece Manuel, mas Hector diz-lhe que ele vai ter muito cuidado para não ser visto e sorri dissimulado.
Mariana dá a provar a tarte a José Diogo e ele lembra-se logo da tarte que a avó dela fazia. José Diogo tenta afastar aquelas memórias, mas é inevitável lembrar-se de como Mariana o ajudou e de como o fez sentir. Mariana não aguenta mais e beija-o. José Diogo agarra-a com mais força, como que para ter certeza de que é real.
JD afasta-se de Mariana e pede desculpa pelo beijo. Ela fica desconfortável e também pde desculpa. Assume que se deixou levar pelas memórias do passado. Mariana diz a JD onde pode onde pode ficar alojado, mas ele prefere ficar ali com ela. Mariana diz-lhe que não é preciso, mas ele insiste e ela recusa.
Sobre «A Protegida»
No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.
Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.
Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.
Saiba mais aqui sobre a Protegida.