Neste episódio
Leonor (Dalila Carmo) está chocada por Miguel (Diogo Infante) lhe contar que Júlia (Kelly Bailey) teve mesmo uma filha, e pensa que eles recusaram ficar com ela anos atrás antes dela morrer. Leonor (Dalila Carmo) liga para Alba (São José Correia) para perceber o que se está a passar com Júlia, mas Alba não atende.
Alba diz a Gaspar (Nuno Lopes) estar convencida que é Miguel (Diogo Infante) aliado a Lukenia (Rita Cruz) quem está a montar aquela campanha para o difamar, dizendo estar ao seu dispor para ajudá-lo, visto também ser uma vítima de Miguel e Leonor.
Eva (Margarida Corceiro) olha preocupada para Júlia (Kelly Bailey) a dizer-lhe que vai voltar para Lisboa e fazer Miguel e Leonor pagarem por não terem querido saber da sua filha. Eva tenta argumentar que aquela história que Alba contou pode não ser bem assim, mas é forçada a calar-se por Júlia recordar que Rita morreu por causa deles.
Nadir (Sharam Diniz) compreende Manuel (Ângelo Torres) a dizer-lhe que teve mesmo de afastar Gaspar do grupo por ele estar envolvido em várias suspeitas. Manuel esboça ar muito desagradado por Nadir dizer-lhe ir sair com Joel (João Jesus).
Talu (Evandro Gomes) despacha irritado um jornalista que queria falar com Gaspar sobre as suspeitas que têm vindo a lume sobre ele. Gaspar conta a Talu que a escritura falsa com Leonardo não chegou a ser registada, o que significa que ele foi enganado. Gaspar diz já ter tratado uma maneira de conseguir falar com Ivandro (Vitor Hugo).
Ivandro olha espantado para Barroso a dizer-lhe que está livre porque a queixa contra ele foi retirada.
Manuel avisa Joel que não vai consentir que ele magoe Nadir. Joel fica constrangido a recordar Eva e despacha Manuel a dizer que Nadir já não é nenhuma criança e é ela quem decide com quem namora.
Júlia despede-se de Alba e Duarte (Cláudio de Castro), de partida para Lisboa. Alba disfarça que ela e Duarte ficam mais uns tempos por ali por Duarte ainda querer aproveitar mais um pouco aquela viagem. Lukenia fica satisfeita por Júlia se ir embora. Alba diz a Duarte que só vai poder sair de Angola quando Miguel resolver o problema dele.
Daniela (Soraia Tavares) chega da sua saída com Juca, que insiste que vão só até à escola para lhe mostrar uma coisa.
Ary (Isaac Alfaiate) fala embriagado com uma égua de não ter tido coragem de dizer a Júlia que a ama. Júlia depara-se com Juca a despir Daniela à força, ficando muito perturbada por isso lhe fazer ecoar as dolorosas memórias da sua violação. Júlia vai buscar uma pedra e golpeia Juca na cabeça.
Alba vê uma notícia sobre Gaspar estar envolvido num esquema de fraude. Eva pergunta-lhe sem rodeios quando vai parar de difamar Leonor.
Daniela olha em choque para Juca caído no chão a sangrar abundantemente da cabeça. Chama por ajuda, com Januário (Hoji Fortuna) e trabalhadores a levarem Juca para o posto médico. Daniela pergunta a Júlia por que fez aquilo.
Alba finge ficar chocada por Eva dizer-lhe que Júlia contou que foi ela que lhe disse que os seus pais tinham rejeitado Lili em bebé, afirmando não saber de onde veio essa conversa. Joel e Nadir dizem-lhes que afinal Júlia não foi para Lisboa.
Gaspar vinca a um receoso Talu que pretende mesmo falar frente a frente com Ivandro para perceber melhor a história do pai dele, achando que foram ali os dois enganados. Mena (Cíntia Semedo) diz que houve problemas na comunidade.
Júlia diz a uma preocupada Daniela que perdeu a cabeça quando viu que Juca a ia violar. Daniela diz-lhe que não devia ter feito aquilo. Alba chega com Eva, Joel e Nadir, abraçando protectora Júlia.
Gaspar diz a Talu querer ir ver o que se passa no posto médico, não querendo saber que a pulseira possa apitar. Talu segue-o reprovador.
Mena conta a Weza (Cláudia Semedo) que Juca está muito mal no posto de saúde. Saem disparadas, com Weza sem ligar a Ary a pedir-lhe mais cerveja. Ary deixa-se cair na mesa, muito embriagado.
Todos questionam Daniela sobre o que afinal aconteceu para Juca ter sido encontrado em tão mau estado na escola. Daniela olha para Júlia e decide não a denunciar.
Miguel diz a Mafalda (Inês Aguiar) que vai amanhã buscar Júlia quando ela chegar, dizendo que ela precisa de tratamento imediato. Mafalda olha reprovadora para o pai por perceber que ele ainda continua a gostar e proteger Leonor.
Júlia explica a Alba e Eva que foi à comunidade despedir-se de Ary, sendo aí que viu Juca caído no chão. Eva olha-a desconfiada a achar que ela está a esconder alguma coisa.
Daniela relata a Gaspar que não sabe mesmo o que aconteceu para Juca ter sido agredido na escola, tendo sido assim que o encontrou quando estava a entrar na sala com Júlia. Gaspar sossega Daniela a dizer não desconfiar dela. Januário entra com um trabalhador a dizer já saber o que aconteceu.
Júlia ouve tensa Joel a dizer que Juca está a mentir sobre não saber quem o agrediu. Júlia fica aflita por Gaspar e Talu entrarem a dizerem que um trabalhador a viu entrar com uma pedra na escola, somente podendo ter sido ela a atacar Juca.
Daniela acaba por contar a Weza e Januário que foi curtir para a escola com Juca quando este foi atacado por Júlia à pedrada, negando que Juca estivesse a abusar dela. Januário olha desconfiado para a filha.
Júlia confessa que agrediu Juca por que ele estava prestes a violar Daniela, e não conseguiu pensar em mais nada para fazê-lo afastar-se dela. Júlia estremece por Gaspar dizer que vai ter mesmo de reportar aquele caso à polícia.
Júlia relata a Barroso que agrediu Juca para impedir que ele abusasse de Daniela. Barroso avisa-a que não vai poder agora abandonar Angola. Júlia olha aflita para Alba.
Eva olha surpresa para Talu a contar-lhe que Daniela deu uma versão diferente da de Júlia do incidente com Juca, dizendo que ela o agrediu sem motivo. Eva esboça ar muito apreensivo.
Miguel fala preocupado com Mafalda sobre Júlia ter ficado retida em Angola. Gustavo (Nuno Pardal) interrompe a dizer que estão lá fora Leti (Madalena Brandão) e Miro (Pedro Hossi) a dizerem que foram roubados.
Miro e Leti contam a Miguel, Mafalda e Gustavo que descobriram que Leti tinha a conta a zeros depois de venderem o D-Lícia e admitem que não podem contactar a polícia por aquele dinheiro ser de fuga aos impostos. Miguel alerta-os que nesse caso, não sabe que fazer.
Sobre «A Fazenda»
Dois jovens, uma portuguesa e um angolano, vivem um grande amor, ameaçado pela disputa de uma fazenda herdada em Angola.
Eva, uma jovem sem perspectivas, descobre que herdou uma fazenda em Angola. Ao ouvir o nome do doador, a sua mãe revela um segredo do passado. Ela acompanhava o marido, numa viagem de negócios a Angola, quando conheceu Gaspar, um fotógrafo que só tinha sonhos para oferecer. Os dois viveram um romance intenso, mas breve, pois ela foi obrigada a escolher a segurança do casamento. Gaspar morreu agora sem herdeiros e deixou toda a sua fortuna às filhas da única mulher que amou.
Gaspar nunca casou, mas vivia com uma mulher que tinha um filho de uma relação anterior: Talu, o braço direito do empresário, que era tido como seu herdeiro natural. Talu ambicionava continuar a obra do seu mentor e contribuir para riqueza do seu país.
Quando Talu e Eva se conhecem, nasce uma daquelas paixões que parecem resistir a tudo. Porém, nessa altura, eles ainda não sabem que o testamento de Gaspar os colocará em campos opostos.
Forçado a disputar a fazenda com Eva, Talu terá de escolher entre a convicção e a paixão. E tudo se complica quando se descobre que a morte de Gaspar está envolta em mistério.
Saiba mais aqui sobre A Fazenda.
(Em Portugal os episódios na íntegra estão disponíveis na Amazon Prime Video; fora de Portugal todos os subscritores podem ver os episódios no TVI Player).