Neste episódio
Júlia (Kelly Bailey) argumenta a Eva (Margarida Corceiro) que está com Samuel por ele ter muito mais a ver com ela do que Ary (Isaac Alfaiate), Eva olha-a céptica. Eva diz à irmã achar difícil Gaspar (Nuno Lopes) ser ilibado em tribunal por não ter provas nenhumas de ter sido envenenado por Lukenia (Rita Cruz).
Miguel (Diogo Infante) diz tenso a Gustavo (Nuno Pardal) precisar que Gaspar seja mesmo condenado por só assim poder conseguir por fim reconquistar Leonor (Dalila Carmo). Recebe uma chamada de Vânia (Maya Booth), assentindo estar tudo tratado para ela fugir.
Alba (São José Correia) diz a Miro (Pedro Hossi) achar que Duarte (Cláudio de Castro) anda mesmo escondido de traficantes que andam atrás dele, contando que ele lhe pediu dinheiro antes de desaparecer. Miro diz achar estar tudo bem com ele. Miro sossega Alba a dizer que Leti (Madalena Brandão) não vai ser mais um problema para eles.
O julgamento de Gaspar está prestes a iniciar-se, estando presentes Talu (Evandro Gomes), Nadir (Sharam Diniz) e Manuel (Ângelo Torres), que fica espantado ao ver Lukenia entrar. Juiz, expondo os crimes de fraude e falsa morte a Gaspar, pergunta-lhe se se considera culpado ou inocente. Gaspar interrompe Adriana a dizer querer adiar o julgamento por ir mudar de advogado. Todos ficam atónitos.
Becas (Rita Loureiro) olha surpresa para Leonor a confessar-lhe que avisou Gaspar que Adriana pode estar a trabalhar para Miguel para o tramar, não sabendo ainda como ele utilizou essa informação. Leonor diz a Becas ser impossível voltar para Miguel depois de tudo que já aconteceu entre eles.
Miguel ouve furioso Adriana a dizer-lhe que foi dispensada por Gaspar. Miguel diz incrédulo a Gustavo que não havia maneira de Gaspar perceber que Adriana estava a trabalhar para ele, mas logo fica tenso ao recordar-se de como Leonor e Alba agiram estranhamente em duas ocasiões quando estavam com ele.
Zulmira (Helena Isabel) conforta Ary a dizer ter sido melhor ele ter acabado tudo com Júlia agora antes de casarem, Ary permanece abalado. Lukenia passa em fúria intempestiva para o quarto.
Eva, Júlia, Manuel, Nadir e Talu olham atónitos para Gaspar a contar que dispensou Adriana por ter sido avisado que ela estava a trabalhar com Miguel para que ele fosse condenado em tribunal.
Miguel confronta Alba sobre ter andado a instigar Leonor contra ele, com Alba a dizer que ele já deve saber de Gaspar ter dispensado Adriana. Miguel avisa Alba que vai pagar por aquilo, ficando aflito ao ver Leonor entrar a olhá-lo muito desapontada.
Gaspar conta que Leonor o avisou nessa manhã que Adriana podia ser cúmplice de Miguel, explicando que Alba se recordou de tê-la visto no escritório dele. Eva e Júlia esboçam ar muito desapontado com o pai. Gaspar recusa a Manuel a ajuda dele para arranjar outro advogado.
Leonor diz a Miguel que podia ter conseguido ficar com ela se não tivesse aquele ímpeto de vingança contra Gaspar, com Miguel a defender-se somente fazer tudo aquilo por ter receio de a perder para ele. Miguel fica tenso por Leonor dizer ir fazer tudo para Gaspar ser ilibado em tribunal. Miguel recebe uma chamada, estranhando Vânia ainda não ter chegado ao aeródromo.
Vânia entra num carro, a pensar estar lá dentro o contacto de Miguel para fugir do país, ficando aflita ao ver o inspetor Chaves, que a prende. Jéssica (Camly Ribau) assiste à cena com ar muito triste.
Leti agradece com ar triunfal a Esmeralda (Julie Sergeant) por todas as suas traições, sendo por causa dela que está agora com Malheiros. Esmeralda fica atónita, dizendo saber que Malheiros é um dos empresários mais ricos de Portugal. Esmeralda explode a dizer a Svetlana que Leti não merecia ficar bem na vida.
Vânia olha tensa para Chaves a dizer-lhe que ela está em apuros por terem apanhado o cúmplice dela que meteu a droga no carro de Eduardo (Diogo Amaral) para o tramar.
Eduardo sorri feliz por Mafalda (Inês Aguiar) lhe dizer que ele vai ser libertado por terem provado que foi Vânia quem o tentou tramar com a história da droga no carro. Vânia passa com Chaves, olhando furiosa para Eduardo. Eduardo chega a casa, confirmando a Jessica que Vânia foi presa. Eduardo promete a Jessica fazer tudo para que ela seja feliz. Abraçam-se emocionados.
Esmeralda ainda está a pensar furiosa em Leti quando Svetlana entra de computador na mão. Esmeralda assume a esta que Miro é o homem da sua vida. Svetlana mostra no computador a Esmeralda os seus planos para ganharem muito dinheiro com o bar. Esmeralda fica atónita.
Miro diz a Alba que o problema Leti deve estar acabado de vez. Alba explica a Miro que Leonor não vai voltar para Angola com o objectivo de voltar para Gaspar, mas sim para ajudá-lo a provar a sua inocência, fazendo Miguel pagar por todo o mal que lhe fez.
Mafalda recrimina Miguel por ter posto a sua carreira em risco para tramar Gaspar, mas Miguel defende-se que somente queria conseguir ficar com Leonor. Mafalda acaba por ficar com pena do pai. Miguel fica para morrer por Mafalda contar que conseguiu que Eduardo fosse libertado e Vânia presa.
Sobre «A Fazenda»
Dois jovens, uma portuguesa e um angolano, vivem um grande amor, ameaçado pela disputa de uma fazenda herdada em Angola.
Eva, uma jovem sem perspectivas, descobre que herdou uma fazenda em Angola. Ao ouvir o nome do doador, a sua mãe revela um segredo do passado. Ela acompanhava o marido, numa viagem de negócios a Angola, quando conheceu Gaspar, um fotógrafo que só tinha sonhos para oferecer. Os dois viveram um romance intenso, mas breve, pois ela foi obrigada a escolher a segurança do casamento. Gaspar morreu agora sem herdeiros e deixou toda a sua fortuna às filhas da única mulher que amou.
Gaspar nunca casou, mas vivia com uma mulher que tinha um filho de uma relação anterior: Talu, o braço direito do empresário, que era tido como seu herdeiro natural. Talu ambicionava continuar a obra do seu mentor e contribuir para riqueza do seu país.
Quando Talu e Eva se conhecem, nasce uma daquelas paixões que parecem resistir a tudo. Porém, nessa altura, eles ainda não sabem que o testamento de Gaspar os colocará em campos opostos.
Forçado a disputar a fazenda com Eva, Talu terá de escolher entre a convicção e a paixão. E tudo se complica quando se descobre que a morte de Gaspar está envolta em mistério.
Saiba mais aqui sobre A Fazenda.
(Em Portugal os episódios na íntegra estão disponíveis na Amazon Prime Video; fora de Portugal todos os subscritores podem ver os episódios no TVI Player).