EP 33 A Protegida: Anita descobre segredo muito bem guardado?

Episódio 33.

Sex, 28 mar 2025 22:15 TVI

Neste episódio

Margarida (Inês Herédia) pergunta à filha porque mudou de ideias e Paz (Aline Neves) diz que percebeu que tem mais medo de ficar longe de Margarida, do que das colegas más e que não é a fugir que resolve os seus problemas. Margarida fica muito feliz pela filha ter resolvido ficar, mas têm de resolver o problema da escola.

Sanjay (Mário Oliveira) e Aruna (Noua Wong) entram numa cave cheia de móveis tapados e pó. Não era bem aquilo que estavam à espera de encontrar, mas Sanjay tenta manter-se otimista e diz que estão prestes a começar uma nova vida, num novo país. Sanjay diz que Aruna só precisa de tomar banho e dormir.

Leandro (Dinis Lima) tenta concentrar-se no treino, mas só consegue pensar que a esta hora Paz deve estar a apanhar o avião para a Escócia. Subitamente ela aparece e diz que decidiu ficar. Ele abraça-a e levanta-a no ar. Leandro pergunta-lhe se quer namorar com ele e Paz diz que sim.

No palacete, alguém atira um teste de gravidez positivo para o lixo. Jorge (Paulo Pires) liga a Clarice (Fernanda Serrano) e diz que precisa de ajuda, pois Laura (Alexandra Lencastre) está a pressioná-lo para ir dormir ao turismo rural. Clarice queixa-se por ter de ser ela a resolver tudo e chama Jorge de ursão. Mónica (Catarina Nifo) ouve e é obrigada a concordar com Gonçalo (João Bettencourt) sobre os pais serem amantes. Clarice disfarça e diz que Gonçalo deve ter levado muitas pancadas na cabeça no karaté e como Mónica é gémea dele, também ficou afetada.

Gonçalo vai ter com Vitória, mas ela diz-lhe que aquilo entre eles não pode continuar. Ele é apanhado de surpresa e não percebe o que fez de errado. Vitória diz que é muito mais velha e não tem tempo para romances. Além disso, Gonçalo parece perfeito demais para ser verdade. Ele assume que não é e Vitória quer saber mais acerca dele.

Virgílio (Diogo Morgado) põe uma nova tela no cavalete e olha-a, introspetivo. Na tela em branco, começam a surgir umas imagens de uma festa, com 10 pessoas, a dançar, de copo na mão, como se fosse uma pintura no estilo expressionista abstrato. Virgílio lembra-se de uma noite de festa no passado. Depois liga a Margarida e pergunta-lhe se tem planos para esta noite.

FLASHBACK Virgílio dá uma festa no seu estúdio. Ouve-se música pesada. Ele bebe álcool. Carlos aparece com Laura e ficam preocupados com o que veem. Carlos tenta acabar com aquilo e diz que a mãe está preocupada com ele. Virgílio sai dali a correr.

Gonçalo tenta explicar o que gosta em Vitória e como sente que têm uma ligação. Quer falar sobre o filho dela, mas não consegue. Vitória tem muita dificuldade em acreditar que Gonçalo goste mesmo dela, mas acha que pode ser um problema dela e promete tentar melhorar.

Gina (Paula Neves) corre atrás de Nuno (Tiago Teotónio Pereira) porque a aplicação diz que está a ovular. Nuno foge, pois está muito cansado. Gina comenta com Nuno que uma amiga dela se inscreveu num ginásio só de mulheres e que Nuno devia ter a mente mais aberta para mudar alguma coisa no Arena 8. Nuno pergunta-lhe se tem alguma sugestão. Gina mostra a Nuno a futura sala de dança do ginásio. Nuno gosta da ideia, mas não têm ninguém que dê aulas de dança. Gina diz que têm de arranjar alguém e Nuno fica mais otimista. Nuno agradece pela ideia e Gina diz que lhe vai custar um filho.

Anita (Marina Mota) deita uma caneta para o lixo e repara num teste de gravidez no caixote do lixo. Anita fica em choque.

Clarice liga a Jorge e finge ser a secretária de César, para que Laura oiça e acredite que ele tem uma reunião. O carro de Clarice não pega e ela liga a Gonçalo. Jorge fala perto de Laura para que ela oiça a chamada e depois põe em alta voz. Clarice finge que é Mónica, a secretária de César e que ele quer marcar uma reunião para hoje às 21h. Laura diz ao marido para ir porque é importante. Jorge agradece-lhe pela compreensão.

Gonçalo recebe uma chamada de Clarice, para a ir ajudar com o carro. Gonçalo diz-lhe para chamar um reboque, mas Clarice exige que seja ele e que leve Mónica para ajudar. Lá vão os dois contrariados.

Sanjay repara que tem o casaco do avesso. Quando o põe do direito encontra 2€ e compra pão. Sanjay pergunta a um senhor se sabe de algum sítio onde possa arranjar trabalho e diz estar disposto a fazer qualquer coisa. O senhor diz que é capaz de saber e fica a falar com ele.

Benedita (Maria do Céu Guerra) vai ter com Laura e leva-lhe comida. Laura fala com dureza com a mãe e diz que nunca vai perdoar o que ela lhe fez. Benedita esperava mais compreensão por parte da filha e vai embora magoada. Laura quebra um pouco quando fica sozinha. Também lhe custou dizer aquilo.

Clarice dá à chave enquanto Gonçalo e Mónica empurram o carro, mas nada acontece. O carro faz cada vez mais barulho e agora já deita fumo. Clarice diz que está demasiado bonita para morrer e faz uma chamada.

Laura já contou a Jorge sobre a visita de Benedita. Ele apoia totalmente a mulher. Jorge recebe outra chamada de Clarice, porque o carro não pega e não tem seguro. Jorge tem de a ir ajudar e diz a Laura que surgiu outra reunião.

Sanjay torra pão no fogão e diz que já sabe de um sítio onde pode arranjar trabalho. Aruna não é tão otimista como o irmão e lembra que não estão no seu país, mas Sanjay não esmorece.

Jorge já não sabe o que fazer para evitar o turismo rural e pensa em despedir Mónica. Clarice não quer prejudicar a filha e pede a Jorge para pensar noutra solução, mas ele diz que as coisas estão complicadas.

Sofia (Catarina Rebelo) está a trabalhar e Anita sugere-lhe que se sente, pois acha que ela está grávida. Sofia estranha. Anita pergunta-lhe se está tudo bem com Manuel (Duarte Gomes) e diz-lhe para ir descansar mais cedo. Sofia não percebe aquela preocupação, mas aceita e agradece. Anita abre o computador de Hector (Christian Escuredo) e faz uma pesquisa sobre violência doméstica. Aparecem várias notícias e Anita lê-as, interessada.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: A Protegida: Anita descobre segredo muito bem guardado?
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA