Neste episódio
Laura (Alexandra Lencastre) e Jorge (Paulo Pires) chegam à nova casa alugada. É bem mais ao gosto de Laura, mas ela está muito cansada e diz que vai dormir a sesta. Jorge mostra-se atencioso e preocupado com Laura e ela diz que não pode continuar a mentir-lhe. Laura confessa que não passou a sua parte da fábrica para Amélia e que continua dona de metade. Jorge fica satisfeito, mas tenta não demonstrar muito. Jorge recebe outra mensagem de chantagem e fica nervoso. Laura repara e pergunta-lhe o que se passa.
Anita (Marina Mota) age como se não se tivesse passado nada e Sofia (Catarina Rebelo) fica preocupada. Sofia comenta com Hector (Christian Escuredo) que Anita lhe parece desorientada e ele aconselha a mãe a descansar, mas Anita diz que tem tempo de descansar quando morrer.
Jorge disfarça e diz que é trabalho. Jorge tem de ir para a fábrica e Laura diz que quer ir com ele, mas Jorge aconselha-a a descansar e ir mais tarde quando se sentir melhor. Laura acaba por fazer isso.
Paz (Aline Neves) está sossegada a ler um livro quando as colegas começam a gozar com ela. Paz reage e aplica um golpe de karaté. A professora apercebe-se e intervém. Paz assume que está farta de que a chateiem e como anda no karaté com o namorado, decidiu aplicar um golpe. A professora fica em choque.
Margarida (Inês Herédia) liga a Mariana (Matilde Reymão) e conta-lhe que Laura aprovou o seu projeto. Margarida diz que Laura não veio trabalhar e Jorge está a ocupar o lugar dela. Virgílio (Diogo Morgado) pede a Margarida para não alimentar as desavenças entre Mariana e Jorge. Margarida acha que Jorge e Laura podem ter discutido por causa do projeto de Mariana e por isso é que Laura não veio trabalhar.
JD (Pedro Sousa) chega com Gonçalo (João Bettencourt) para ajudar nas obras. Gonçalo e Mariana conhecem-se finalmente e ficam felizes por isso. Gonçalo diz que já ouviu falar muito de Mariana e ela fica interessada. JD tem de mandar calar o irmão, antes que fale demais.
Benedita (Maria do Céu Guerra) liga a Laura, mas ela não atende. Clarice (Fernanda Serrano) nota que Benedita está triste e incentiva-a a desabafar. Benedita conta que a filha está chateada com ela e nunca mais falaram. Só quis proteger as pessoas de quem gosta e acabou por magoá-las. Clarice identifica-se e consola Benedita.
Clarice fica perturbada ao ver, o que lhe parece ser uma barra de ouro. Clarice está distraída a guardar os detergentes, depois de ter visto o que lhe pareceu ser uma barra de ouro. Clarice fica entusiasmada com o que viu. Irene (Sílvia Filipe) estranha o comportamento de Clarice e fica desconfiada.
Mónica (Catarina Nifo) está a servir às mesas e sente uma náusea. Faz um esforço para não vomitar, mas Anita repara e fica desconfiada. Anita vai ter com Hector e pergunta-lhe se vai ser avó. Ele fica muito surpreendido com a pergunta e Anita esclarece que viu Mónica com náuseas, encontrou um teste de gravidez positivo e sabe que eles têm dormido juntos. Hector fica muito nervoso com aquela possibilidade.
Clarice procura o ouro, mas não vê nada e fica confusa. Clarice acha que Benedita pode ter dado conta e mudou o ouro de sítio.
Virgílio fala com Manuel (Duarte Gomes) ao telemóvel e ele diz-lhe que já está no restaurante. Virgílio dá-lhe ordens para avançar sem piedade. Manuel entra no salão e começa a destruir tudo o que pode. Ri-se com o mal que fez e tira fotos ao espaço.
Hector pergunta a Mónica se está grávida. Ela tenta fugir, mas ele não lhe dá hipótese e ela assume que está grávida. Ele pergunta se é o pai. Mónica pensa um pouco e afirma que é de JD. Hector fica chocado. Mónica diz que até vai dar jeito para o separar de Mariana e Hector pergunta-lhe quando vai contar a verdade. Mónica diz que será em breve.
Mariana e JD jantam com Nuno (Tiago Teotónio Pereira) e Gina (Paula Neves). Mariana elogia a comida e Gina acha que ela está só a ser simpática. Conversam sobre o tratamento que Gina está a fazer para tentar engravidar e Mariana disponibiliza-se para ajudar no que for preciso.
Manuel mostra as fotos da destruição que causou no restaurante de Mariana e Virgílio fica satisfeito. Virgílio faz uma transferência para Manuel, como forma de pagamento pelo trabalho que fez e Manuel começa a gostar daquela pareceria.
Hector ajuda Anita com uma reserva, pois a hóspede fez a reserva com Anita e ela não se lembra. Hector resolve o problema, mas fica preocupado com a mãe. Manuel chega animado e pergunta por Sofia.
Gonçalo está numa discoteca. Pede uma bebida ao barman e também o dinheiro que está a dever ao seu patrão. O barman fica tenso e ameaça chamar a segurança. Gonçalo diz-lhe que se chamar a segurança é capaz de perder mais alguma coisa além do dinheiro. O barman sai do bar e Gonçalo fica a olhar para ele.
Hector pede a Sofia para estar mais atenta a Anita, pois acabou de assistir a um esquecimento dela e como Sofia lhe contou que estava desorientada de manhã, começa a ficar preocupado.
Mónica recebe os jogadores de bilhar e recolhe o dinheiro das apostas, mas sente uma tontura e Hector apercebe-se. Ele pergunta-lhe se está bem e Mónica acaba por desmaiar.
Gonçalo continua a pressionar o barman para pagar a dívida e ele diz que só tem metade do dinheiro. Gonçalo diz que já é melhor do que nada e assim só precisam de se ver mais uma vez.
Mónica acorda na cama de Hector. Ele ficou preocupado com o desmaio e tomou conta dela. Hector sente que o filho de Mónica é dele, mas Mónica insiste que é de JD. Hector não quer ser associado àquele bebé, mesmo que seja dele. Mónica diz-lhe que não precisa de se preocupar porque o filho não é dele.
Mónica fala em videochamada com Clarice e Gonçalo. Mónica diz que ainda consegue pôr um pé à frente do outro e Clarice diz que depois vai ser mais difícil. Gonçalo estranha aquela conversa, mas elas mudam de assunto. Gonçalo convida Mónica para irem ter com JD logo à noite e ela fica toda entusiasmada.
JD fica em choque ao ver o estado do restaurante. JD pergunta a Gonçalo se foi ele que fez alguma coisa, pois foi o último a sair. Gonçalo acha a pergunta ridícula e mostra-lhe que os cabos foram cortados. Nuno acha que vão ter de trocar o chão e é melhor avisarem Mariana, mas JD quer resolver tudo sem a preocupar.
Margarida pergunta por Laura e Jorge diz-lhe que ficou a descansar. Margarida diz que há problemas para resolver e Jorge afirma que toma as decisões que forem precisas. Margarida diz que precisam comprar uma máquina nova, mas Jorge prefere arranjar a velha. Margarida não concorda, mas faz o que Jorge manda.
Virgílio está preocupado com o afastamento de Laura da fábrica e como já não mora lá em casa, não sabe muito bem o que se passa. Jorge diz-lhe que está apenas em repouso e aconselha Virgílio a aproveitar a ausência dela para fazer o que melhor sabe: roubar.
Margarida diz que já pediu a reparação da máquina, mas acha que não vai resultar. Jorge diz-lhe para deixar isso para os especialistas e pede-lhe para avançar com um projeto de produção em massa. Margarida fica muito indignada e recusa-se a fazer o que Jorge lhe manda.
O telemóvel de Laura está pousado na mesinha de cabeceira, com várias chamadas não atendidas de Virgílio.
Sobre «A Protegida»
No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.
Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.
Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.
Saiba mais aqui sobre a Protegida.