EP 9 Sofia e Manuel são apanhados em flagrante por Anita?

Em «A Protegida», Anita (Marina Mota) está a apagar as luzes, quando ouve um barulho vindo do escritório do filho e resolve ir ver o que se passa.

Sofia (Catarina Rebelo) e Manuel (Duarte Gomes) vasculham o escritório de Hector, mas não encontram nada que lhes agrade. Anita aparece atraída pelo barulho e eles escondem-se, mas a Mochila de Manuel fica por ali. Conseguem escondê-la antes que Anita a veja. Ela não vê ninguém e volta a sair do escritório. 

Qui, 13 mar 2025 21:45 TVI

Neste episódio

Laura e Mariana entram no salão e veem Jorge à espera de Laura, para fazerem as pazes. JD faz um esforço para não se passar com o descaramento do pai. Mariana também não gosta do que vê. Laura está toda derretida. JD fica com os olhos raiados da raiva com o fingimento do pai.

Mariana não aguenta aquela lamechice. JD entra na sala e encontra Clarice e Jorge enrolados no sofá. Clarice tenta disfarçar e diz que estavam à procura do comando da TV, mas Jorge não esconde o que estavam a fazer.

Mariana pergunta a JD porque saiu da sala a correr. Ele disfarça e diz que era um momento demasiado íntimo para estar presente. Mariana pergunta-lhe se não achou Jorge falso. JD diz que lhe pareceu só um homem apaixonado, mas sente-se mal por lhe mentir. JD pergunta a Marian se disse a Margarida quem ele era e Mariana também mente e diz que não. Benedita diz que lhe pareceu ouvir Jorge. Mariana confirma que ouviu bem, infelizmente. 

Gonçalo está nervoso. Clarice nota e vê o papel que tem nas mãos. Gonçalo diz que são os dados do rapaz que atacou na discoteca e que está na altura de resolver aquele assunto, pois continua a ter pesadelos sobre isso.

Jorge diz a JD que gostou da forma como ele o defendeu e que parece que a presença dele ali em casa pode ser mesmo útil. Mariana ouve aquilo, fica confusa e questiona Jorge.

JD fica aflito com a pergunta de Mariana, mas Jorge improvisa sem problemas e diz que estavam a falar da segurança ali em casa. Mariana não fica convencida e pergunta a JD o que Jorge lhe disse mesmo. JD mente e diz que Jorge lhe pediu acesso às câmaras de vigilância, mas não terá, pois foi Benedita que o contratou.

JD atende uma chamada de Mónica a pedir-lhe ajuda. JD diz que agora não pode porque está a trabalhar. Mónica diz que a estão a acusar e não quer ir presa. JD fica aflito e diz que vai já ter com ela.

Clarice reconforta Gonçalo e diz-lhe que tem de pôr aquela situação para trás das costas, pois fez o que qualquer pessoa faria, defendeu a irmã. Gonçalo acha que é sempre ele a trazer os problemas para aquela casa, mas Clarice relembra-o de que ninguém ali é perfeito e todos têm os seus problemas. Clarice abraça o filho e diz que não trocava aquela família por nada.

Laura ajeita a almofada que Jorge lhe deu e pergunta-lhe porque voltou atrás. Jorge mente com convicção e diz que não aguentava mais estar sozinho num quarto de hotel, a chorar sempre que pensava em Laura. Ela beija-o com paixão. Ele nem por isso, mas tem de fingir que sim.

JD pergunta a Mónica o que se passou e ela diz que não foi nada. JD acha que a irmã é louca, mas ela explica que ele só lhe dá atenção quando ela faz asneiras. Mariana seguiu JD e reconhece Mónica. JD estranha que elas se conheçam. Mónica começa a rir-se e finge normalidade.

Clarice fecha a porta do quarto de Gonçalo, depois de o ter acalmado e manda uma mensagem a Jorge a dizer que só quer a sua família a viver no Palacete, sem preocupações. Depois atira-se para o sofá e faz zapping.

JD está confuso por Mónica e Mariana se conhecerem e explica que Mónica é a sua irmã mais nova. Mariana fala sobre o namorado violento de Mónica, mas ela diz que já acabou com ele e que José Diogo não o chegou a conhecer. Aflita, Mónica sugere que Mariana e José Diogo vão dançar. Dançam cúmplices. Mónica fica com ciúmes e arranja maneira de estragar o momento.

Mónica chega a casa a chorar e Clarice pergunta se lhe fizeram mal. Mónica diz que não e que o homem de quem gosta nunca vai olhar para ela. Clarice diz que nesse caso tem de partir para outro, mendigar atenção é que não. Mónica não consegue ver mais ninguém.

Mariana e JD chegam a casa e ela agradece-lhe pela ajuda. Ele diz que Mariana também o tem ajudado. JD pergunta a Mariana o que foi fazer à discoteca e proíbe-a de voltar a fazer aquilo. Ela brinca com ele e diz-lhe que não manda nela. 

Benedita recebe uma notificação da aplicação das câmaras de vigilância. Vê JD e Mariana a sorrirem um para o outro e fica feliz. Benedita torce para que JD consiga mostrar a Mariana que o amor pode ser bom e eterno.

Anita está a apagar as luzes, quando ouve um barulho vindo do escritório do filho e resolve ir ver o que se passa.

Sofia e Manuel vasculham o escritório de Hector, mas não encontram nada que lhes agrade. Anita aparece atraída pelo barulho e eles escondem-se, mas a Mochila de Manuel fica por ali. Conseguem escondê-la antes que Anita a veja. Ela não vê ninguém e volta a sair do escritório. 

Sofia e Manuel estão frustrados por não terem encontrado nada de valor. Estão fartos de trabalhar para Hector e gostavam de ir embora, mas por enquanto não têm grandes alternativas. Quando fica sozinha, Sofia começa a ler um livro de Direito. 

JD dá indicações aos seguranças sobre o trabalho que devem fazer e pede a um para o substituir, quando tiver de se ausentar. Mariana acha tudo um exagero, mas JD prefere excesso de zelo a lhe aconteça alguma coisa. Benedita diz a "Rodrigo" que Mariana tem de refilar sempre e ele sorri. 

Mariana entra no quarto enrolada na toalha. Dá pela presença da câmara de vigilância e lembra-se que está a ser filmada. Veste a lingerie por baixo da toalha.

JD vê as imagens de Mariana a vestir-se por baixo da toalha e ri-se. Mónica aparece e pergunta-lhe porque se está a rir. Ele diz que foi do que se passou ontem. Mónica parece não gostar que ele quase tenha batido num cliente, mas JD diz que só estava a fazer o seu trabalho. Mónica achou muito pessoal e dá a entender que tem ciúmes. JD relembra-a de que são como irmãos. 

Mariana fala ao telemóvel com Irene, que se mostra muito preocupada com ela. Irene confessa que lhe leu o quebranto e a energia à sua volta é muito negra. Mariana diz que não acredita em nada disso e que está tudo bem. Mariana quer apresentar o seu novo menu e diz que tem a melhor ajudante ali consigo. Irene fica com ciúmes. 

Mariana já propôs a Benedita que a ajude no seu novo menu e diz que tudo o que sabe aprendeu com ela e com a mãe. Benedita lembra que a universidade em Paris também deu uma ajuda e Mariana reconhece que sim. Mariana diz querer fazer uma fusão entre a gastronomia alentejana e a alta cozinha francesa.

Benedita acha arrojado, mas Mariana diz que só assim vale a pena. Benedita entrega a Mariana, um livro de receitas da família. Mariana vai folheando o livro com um sorriso terno no rosto. Jorge ouve a conversa das duas. 

Hector assina um contrato de compra de café e Virgílio olha-o, satisfeito. Virgílio promete tratar da encomenda ainda esta semana e Hector agradece. Hector recebe uma chamada e despede-se de Virgílio. Hector dá indicações a alguém para escolher materiais mais baratos, mas que pareçam de luxo e quando o comprador descobrir, o hotel já não será seu. Virgílio fica interessado na conversa de vigarista de Hector.

Jorge chega a casa, mas fica surpreendido por não encontrar Clarice. Vê um envelope em cima da cama e abre-o, curioso. Jorge fica assombrado ao ver uma declaração de divórcio. 

Laura pede a Margarida para reagendar as reuniões de Jorge, pois ele voltou em força. Margarida, desbocada, diz que será assim até voltarem a discutir. Margarida percebe que falou demais e pede desculpa. Laura compreende a opinião de Margarida, mas explica que Jorge percebeu que não está acima das diretrizes da empresa. 

Margarida pergunta se a filha pode fazer uma visita à fábrica e Laura fica contente pelos jovens mostrarem interesse na fábrica. Virgílio informa Laura que fechou um negócio importante com Hector. Laura não tinha dúvidas de que Virgílio ia conseguir. Virgílio aproveita para lançar a escada para ter um cargo mais importante, mas Laura não está recetiva. Percebemos que algo de grave se passou entre eles.

JD treina para espairecer. Nuno pergunta-lhe se o trabalho com Mariana está a ser assim tão difícil e se já lhe disse que gosta dela. JD sente-se mal por lhe mentir, mas não consegue fazer as coisas de outra forma. 

Gonçalo está à frente do prédio de Duarte, sem saber muito bem o que fazer. Depois aparece uma senhora a empurrar uma cadeira de rodas e Gonçalo gela. Gonçalo vê a cara de Duarte e reconhece-o. Quer ir na direção deles, mas não consegue. Põe-se em cima da mota e arranca.

Clarice volta do ginásio e encontra Jorge fulo, por causa dos papéis para o divórcio. Ele pergunta o que é aquilo e Clarice explica-lhe que têm de se divorciar, para ele poder casar com a rainha do café e herdar tudo o que é dela. Jorge não quer casar com Laura, mas Clarice diz que não é uma opção. Jorge vai embora chateado.

Mariana vai para abrir a porta, mas um dos seguranças já o fez e recebeu as compras que ela encomendou. Laura queixa-se por "Rodrigo" não estar ali e Mariana diz que ele foi ao ginásio. Laura aproveita tudo para criticar "Rodrigo", mas Mariana não faz caso.

Gonçalo conta a JD e Nuno que foi até à casa do rapaz a quem bateu, mas quando o viu na cadeira de rodas, não foi capaz de falar com ele. Nuno e JD acham que ele está no bom caminho e que aquelas coisas demoram tempo. Nuno convida Gonçalo para dar a aula a crianças. Gonçalo fica surpreendido com aquele convite. 

Mariana ausenta-se da cozinha e Jorge chega logo de seguida. Destapa os tachos e percebe que aquilo deve ser o menu de Mariana. Coloca bastante sal e malaguetas em cada um dos tachos. As câmaras de vigilância estão a filmar. Mariana volta a entrar sem se aperceber do que Jorge fez. (36) JD acaba de se vestir, enquanto vê uma gravação na cozinha do palacete. Vê Jorge de volta dos tachos de Mariana e estranha. Gonçalo convida o irmão para ir a casa da mãe, mas ele diz que tem de trabalhar.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

 

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: Sofia e Manuel são apanhados em flagrante por Anita?
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA