EP 24 A Protegida: Mariana descobre que Laura escondeu um grande segredo: «A mãe mentiu-me este tempo todo»

Em «A Protegida», Mariana (Matilde Reymão) confronta a mãe por ter escondido as cartas que José Diogo (Pedro Sousa) lhe enviava. Laura diz que o fez para a proteger, mas Mariana não entende porquê e lembra que José Diogo não teve culpa de nada. Laura (Alexandra Lencastre) continua a achar que ele é o culpado da morte de Carlos.

Qua, 19 mar 2025 21:50 TVI

Neste episódio

Mariana entra na sala de moagem e diz que desde que o pai morreu, que nunca mais conseguiu entrar ali. José Diogo sugere que Mariana se foque nas coisas boas e recordam momentos passados ali. José Diogo dá a mão a Mariana e encoraja-a a entrar no espaço. Mariana consegue finalmente entrar ali e emociona-se. 

Mariana está feliz por ter conseguido enfrentar alguns fantasmas e só poderia fazê-lo com José Diogo, pois apesar de tudo, sente-se muito segura com ele. Mariana tenta perceber onde estavam as cartas e José Diogo diz que o importante é ela saber que ele nunca a quis abandonar. Mariana diz a José Diogo para a acompanhar e ele fica intrigado. 

Mariana entra em casa com José Diogo e pergunta por Laura. Esta ouve a voz da filha e aparece. Mariana diz que precisa de falar com a mãe e as duas vão para a cozinha. José Diogo diz que Mariana leu as cartas e deve querer falar com a mãe sobre isso. Benedita concorda que há coisas que têm de ser faladas, mesmo que passem muitos anos. 

Mariana confronta a mãe por ter escondido as cartas que José Diogo lhe enviava. Laura diz que o fez para a proteger, mas Mariana não entende porquê e lembra que José Diogo não teve culpa de nada. Laura continua a achar que ele é o culpado da morte de Carlos.

Mariana chama-a à razão e diz que parece louca. Laura dá um estalo a Mariana e insiste que foi por causa de José Diogo que Carlos morreu. 
Jorge pergunta a José Diogo o que se passa e ele confessa pela primeira vez que estava mais alguém no palacete no dia da explosão.

José Diogo vai embora perturbado e Virgílio pergunta o que se passou com ele. Jorge disfarça e diz que só ficou perturbado com a discussão de Mariana e Laura. 

Mariana continua enervada, mas tenta não se exaltar para não enervar mais a mãe. Mariana continua a tentar explicar à mãe que a explosão foi um acidente e Carlos salvaria qualquer pessoa que estivesse em casa. Laura diz que foi José Diogo que ele salvou e foi por causa dele que morreu. Mariana desiste da conversa. 

Mariana tenta acalmar-se depois da discussão. Virgílio mostra-se preocupado com ela e Mariana pede-lhe para lhe enviar o máximo de informação que conseguir sobre a fábrica, pois quer inteirar-se dos negócios. Virgílio diz que vai enviar-lhe tudo já amanhã, mas no fundo fica furioso com aquele pedido. 

José Diogo está a tomar o pequeno-almoço, mas sem grande apetite. Pensa em tudo o que se tem passado e diz a Clarice que vai contar toda a verdade a Mariana. Clarice diz-lhe que não vai ganhar nada com isso e só vai arranjar mais confusões, mas José Diogo não se sente bem por ter mentido a Mariana e por haver tanta gente à volta dela a mentir-lhe. 

Mariana já contou a Hector que vai ficar por Vale do Rio, pois acha que a mãe não está em condições de gerir a fábrica e não quer sobrecarregar a avó. Hector fica muito feliz com a novidade e volta a pressionar Mariana para aceitar sociedade e abrirem o Flores de papel ali. 

Clarice liga a Jorge e diz-lhe que José Diogo quer contar toda a verdade a Mariana. Jorge pergunta a Clarice se Mónica está a trabalhar e parece ter um plano. 

Mónica arranja-se para ir trabalhar, quando Clarice entra no quarto e finge que se sente mal. Clarice pede a Mónica para não ir trabalhar e finge que desmaia.

Laura continua enervada com a história das cartas. Acha que "Rodrigo" não tinha nada de se meter e que não devia ter sido escolhido, uma vez que é amigo de José Diogo. Benedita acha que uma coisa não tem nada a ver com a outra e que Laura não esteve bem ao esconder as cartas. Laura sente-se traída por Benedita ter mexido nas suas coisas. Jorge acha melhor sair e não se meter. 

Nuno está de volta de faturas e contas do ginásio. Faz contas e mais contas e não percebe como vai dar a volta à situação. Gina chega a casa a reclamar do preço da carne. Nuno diz-lhe que a situação não está fácil e não sabe como vão chegar até ao final do mês. Gina tenta dar-lhe força.

Gonçalo está junto ao prédio de Duarte, quando o vê chegar com Vitória. Gonçalo não consegue deixar de se sentir culpado pelo que fez e acha que é cobarde por não conseguir falar com Duarte. Vitória volta a sair do prédio, agora sozinha, e Gonçalo olha para ela interessado. 

Jorge pede a Hector para o ajudar a ficar a sós com Mariana, sem Bruno estar presente, pois tem questões pessoais para resolver com ela, relacionadas com a mãe. Hector parece um bocado reticente e Jorge pergunta-lhe se há algo que o esteja a incomodar. Jorge desconfia que Virgílio já tenha corroído Hector. 
Mariana analisa os documentos da fábrica que Virgílio lhe enviou e vai tirando notas. Mariana fica agradada com o projeto de apoio a pequenos produtores.  

Virgílio está a lavar uns pinceis quando recebe uma chamada de Mariana. Ele não gosta de ser interrompido, mas atende de forma muito simpática e responde às questões de Mariana sobre o programa de apoio a pequenos produtores. Virgílio finge-se sempre muito simpático, mas quando desliga, critica Mariana por não achar que o dinheiro é a coisa mais importante do mundo e pede à Hacker para fazer um levantamento de todos os bens das Vilalobos. 

Jorge vai ter com Mariana e diz estar muito preocupado com Laura, pois ficou muito nervosa depois da discussão com Mariana e tem medo que volte a tentar matar-se. Mariana percebe que o assunto é sério e não fazia ideia que a mãe já tinha tentando matar-se. Mariana não para de se surpreender com os segredos à volta da sua família, mas aceita ir falar com a mãe para a acalmar.

Um dos sacos de Vitória rasga-se e Gonçalo aproveita para a ajudar e meter conversa. Gonçalo diz que já a tinha visto antes com o filho e pergunta o que aconteceu. Vitória conta que o filho foi atacado numa discoteca e só deseja que essa pessoa morra. Gonçalo fica destruído. 
Mariana dirige-se ao seu jipe e fica chateada ao ver um pneu em baixo.

orge diz-lhe que podem ir no seu carro, mas Mariana fica hesitante. 
Jorge conduz e filma-se a ele e Mariana, sem que ela se aperceba disso. Mariana faz perguntas sobre a tentativa de suicídio de Laura e Jorge conta-lhe como tudo se passou. Mariana tem dificuldade em digerir aquilo. 

José Diogo recebe o vídeo que Jorge gravou dele com Mariana dentro do carro e Clarice dá a entender que Jorge pode fazer algum disparate, se José Diogo continuar a insistir em contar a verdade a Mariana. José Diogo fica incrédulo com o que os pais estão a fazer. Clarice afirma que só está a proteger a sua família. 

Jorge recebe uma mensagem de "César" e pede a Mariana para ler, para não se distrair da estrada. Mariana lê a mensagem e diz que está tudo tranquilo. Jorge sorri triunfante.

José Diogo fica chocado com a chantagem de Clarice e percebe que a mãe não mudou. Clarice diz que só está a proteger a sua família e está farta de ter uma vida medíocre. José Diogo diz que a mãe não presta. Gonçalo vinha a entrar nesse momento e pergunta ao irmão porque está a falar assim com a mãe. José Diogo diz que os pais são uns mentirosos.

 Gonçalo tenta perceber por que motivo José Diogo disse que os pais eram mentirosos. Clarice fica aflita, mas tenta disfarçar e afirma que só quer o bem da família. José Diogo diz que nunca devia ter voltado para casa. Clarice explica que JD quis ditar as regras lá em casa, mas quem sabe o que é melhor para eles, ainda é ela e o pai deles.

Mariana pede a Jorge para parar o carro. Revela que falou com Laura e ela está bem. Jorge diz que isso não invalida que tenha discutido com Benedita e que esteja fragilizada. Jorge aconselha Mariana a perguntar à mãe o que aconteceu quando o pai morreu. Mariana insiste em sair do carro e Jorge faz-lhe a vontade, deixando-a na beira da estrada. 

Mariana chega a casa e pergunta a Benedita se discutiu com Laura. Pergunta ainda se é verdade que tentou suicidar-se quando Carlos morreu. Benedita dá a entender que é verdade e convida Mariana para dar uma volta e falarem com calma sobre esse assunto. 


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: A Protegida: Mariana descobre que Laura escondeu um grande segredo: «A mãe mentiu-me este tempo todo»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA