EP 47 Há más notícias sobre Gonçalo: «As lesões cerebrais podem provocar sequelas muito graves»

Em «A Protegida», o médico explica a situação de Gonçalo a JD e ele chora. Clarice (Fernanda Serrano), Jorge (Paulo Pires) e Mónica (Catarina Nifo) chegam de seguida e Clarice exige que os médicos façam os possíveis para salvar Gonçalo. O médico não esconde que a situação é muito complicada e ficam todos em choque.

Ter, 29 abr 2025 22:25 TVI

Neste episódio

Mariana (Matilde Reymão) entra na cozinha e fica enjoada com a quantidade de açúcar que Irene está a usar na receita. Irene (Sílvia Filipe) diz que é a receita de Mariana e manda-a tirar o que tem no bolso do avental. É um teste de gravidez. Irene desconfia que Mariana esteja grávida, devido aos enjoos e apetites noturnos constantes.

Gonçalo (João Bettencourt) sobe ao andaime danificado por Manuel (Duarte Gomes), sem se aperceber do estado dele. O andaime cede e Gonçalo cai, ficando inanimado.

Virgílio (Diogo Morgado) queixa-se por Jorge ter agido nas suas costas e ter ficado com o negócio dele com Hector. Jorge defende que a nova proposta é mais lucrativa e Virgílio quer uma parte dos lucros. Jorge recebe uma chamada de Clarice a avisá-lo que Gonçalo caiu e foi para o hospital. Virgílio devolve as chaves que roubou. Margarida queria resolver os pagamentos, mas Jorge saiu e não sabe se volta.

O médico explica a situação de Gonçalo a JD e ele chora. Clarice (Fernanda Serrano), Jorge (Paulo Pires) e Mónica (Catarina Nifo) chegam de seguida e Clarice exige que os médicos façam os possíveis para salvar Gonçalo. O médico não esconde que a situação é muito complicada e ficam todos em choque.

Aruna está indignada por terem acusado Sanjay injustamente e diz umas verdades a Margarida. Aruna acha que o acusaram por ser de outra etnia e por ser o caminho mais fácil. Aruna diz que as crianças fazem o mesmo na escola e Margarida pensa logo em Paz (Aline Neves).

Paz está a ler um livro e desta vez as colegas não se metem com ela. Alex, um rapaz mais velho, convida Paz para sair da escola e as colegas ficam cheias de inveja. Paz diz que não pode sair e ele desafia-a a saírem pelas traseiras.

Virgílio liga a Aruna quando se surpreender a ouvir o telemóvel a tocar. Virgílio abre a porta e fica tenso ao ver Aruna e Margarida juntas. Margarida pergunta-lhes se se conhecem e eles dizem que sim. Virgílio pergunta a Aruna porque está ali e ela pergunta a Margarida se explica ela ou Margarida.

Mónica está de volta do irmão a exigir que fique bom, pois prometeu estar sempre do seu lado. O telemóvel de Gonçalo toca e Mónica atende. É Vitória e estranha que seja Mónica a atender. Mónica diz-lhe que Gonçalo teve um acidente e está em coma no hospital. Vitória fica em choque e pergunta se o pode ir ver.

Virgílio (Diogo Morgado) dá um sermão aos funcionários por terem acusado Sanjay (Mário Oliveira) sem provas e isso ter motivado o seu despedimento. Virgílio culpa Margarida (Inês Herédia) por não ter sabido gerir bem a situação e lembra que até prova em contrário, Sanjay está inocente. Virgílio diz que Sanjay vai voltar ao trabalho e que vão resolver aquele problema. Aruna (Noua Wong) fica orgulhosa e sente que há uma ligação com Virgílio.

Leandro (Dinis Lima) está pronto para começar o treino e estranha que Paz (Aline Neves) ainda não tenha chegado. Envia-lhe um áudio a perguntar onde está e fica à espera que ela o oiça, mas ela não o ouve e a preocupação dele aumenta. Leandro liga à mãe e pergunta-lhe onde está.

Clarice (Fernanda Serrano) está debruçada sobre Gonçalo (João Bettencout), muito combalida. Vitória  (Sandra Celas) entra e apresenta-se. Clarice é dura com ela, devido às circunstâncias. Vitória percebe que não foi o melhor momento para se conhecerem e vai embora. Mónica (Catarina Nifo) nunca tinha visto a mãe tão abalada.

JD (Pedro Sousa) está muito revoltado com o que aconteceu a Gonçalo e culpa-se pelo sucedido, pois devia ser ele a estar na obra. Não há dúvidas de que os ataques continuam, mas JD acha que desta vez foi outra pessoa. Mariana quer ir ver Gonçalo ao hospital, mas JD diz-lhe que é melhor não, porque estão lá os pais. Mariana fica em choque porque JD tinha dito que o pai tinha morrido.

Hector (Christian Escuredo) pede a Manuel (Duarte Gomes) para ir ao restaurante tentar descobrir o que se passou, pois um trabalhador caiu e ele viu nas câmaras de vigilância que alguém entrou no restaurante. Manuel ri-se por saber que foi ele.

JD tenta justificar a mentira, dizendo que não se dá com o pai e é como se tivesse morrido. Mariana não acha aceitável que ele lhe minta e gostava de saber mais sobre a vida dele. JD diz que agora não é o momento, pois já basta o que aconteceu a Gonçalo. Mariana diz que uma coisa não tem nada a ver com a outra e não aceita mentiras.

Sanjay diz a Margarida que não vai voltar para a fábrica porque não confiam nele. Margarida pede-lhe desculpa pelo sucedido e promete lidar melhor com a situação daqui para a frente. Margarida diz que vai começar por descobrir quem realmente roubou o dinheiro e Sanjay decide voltar.

Nuno (Tiago Teotónio Pereira) diz saber que Aruna (Noua Wong) é psicóloga e começa a contar que tem um amigo que está a sofrer uma grande pressão para ser pai, mas que acha que ele não quer tanto ser pai, como a mulher quer ser mãe. Aruna diz que o casal precisa conversar, para perceberem bem o que o outro quer e que tem de haver cedências de parte a parte.

Leandro (Dinis Lima) anda com Gina (Paula Neves) à procura de Paz (Aline Neves), pois ela saiu da escola com um pessoal meio alternativo. Acabam por encontrá-la e ela fica em pânico quando Gina lhe pergunta se a mãe sabe que ela está ali.

Virgílio (Diogo Morgado) entra na casa alugada com uma cópia da chave e chama por Laura (Alexandra Lencastre). Virgílio encontra Laura a dormir e fica impressionado com o seu aspeto frágil e cansado.
Paz assume que a mãe não sabe que ela está ali e pede a Gina para não lhe dizer nada. Leandro pergunta-lhe porque está com Alex, pois toda a gente sabe que ele só se mete em confusões. Gina pede a Paz para ir buscar a mochila e já conversam melhor sobre o assunto.

Manuel (Duarte Gomes) liga a Virgílio e diz que fez o que ele lhe pediu, mas Gonçalo (João Bettencourt) foi parar ao hospital. Foi um dano colateral, mas Mariana (Matilde Reymão) irá estar entretida por um tempo. Virgílio diz que vai fazer o pagamento e Manuel gostava de gastar aquele dinheiro com Sofia (Catarina Rebelo), mas ela não quer gastar dinheiro que foi ganho às custas de Mariana. Sofia recrimina Manuel pelo que anda a fazer e ele ameaça-a.

Sofia foge e Manuel agarra-a pelos cabelos. Sofia foge de Manuel e encontra finalmente Anita (Marina Mota). Manuel vem atrás dela e vai para a ameaçar, mas ao ver Anita cala-se e finge que só a ia avisar que o telemóvel estava a tocar. Anita fica desconfiada e pergunta a Sofia se está mesmo tudo bem.

Gina repreende Paz por ter saído da escola sem autorização e por estar com más companhias. Ela diz que foi uma vez sem exemplo e pede a Gina para não dizer nada à mãe. Nuno chega consternado e pede aos miúdos para o deixarem a sós com Gina. Nuno conta que Gonçalo sofreu um acidente nas obras e que está em coma.

Jorge (Paulo Pires) está desolado com o estado de Gonçalo, mas não pode desaparecer sem nenhuma justificação e tem de ir ter com Laura. Clarice (Fernanda Serrano) é bruta com ele e lembra a gravidade da situação, mas depois reconhece que ele tem uma fachada a manter e manda-o ir à sua vida.

Jorge chega a casa e encontra Laura a dormir. Jorge chama Laura, mas ela não reage. Jorge abana-a e ela continua sem reagir. Jorge liga a Virgílio e diz que precisa de ajuda, porque algo de grave se passa com Laura.

José Diogo (Pedro Sousa) pede desculpa a Mariana por não ser muito bom com palavras e explica que prefere resolver os seus problemas sozinho, do que passar esse peso para Mariana. Ela prefere uma verdade difícil a uma mentira que a protege. José Diogo diz que precisa de tempo e Mariana está disposta a esperar, mas exige ir ver Gonçalo ao hospital. José Diogo fica tenso.

Benedita (Maria do Céu Guerra) olha o quadro e diz que mais um dia se passou sem saberem nada de Laura. Irene (Sílvia Filipe) mantém-se otimista e diz que o detetive a vai encontrar. Clarice chega cabisbaixa, inventou que a irmã está no hospital. Mariana insiste em ir ver Gonçalo e Clarice dá a entender a José Diogo que só lá está Mónica (Catarina Nifo), sem que ninguém perceba. JD acede ao pedido de Mariana.

Virgílio diz a Jorge que se tem dado a dose de prata coloidal habitual, Laura deve estar quase a acordar. Jorge diz que Virgílio disse o mesmo no dia do incêndio e correu tudo mal. Jorge não queria ter matado Carlos, mas as coisas descontrolaram-se. Virgílio diz que agora vai ser diferente e envia a Jorge o áudio manipulado de Laura que ele lhe pediu.

FLASHBACK Carlos voltou a casa para salvar JD e acaba por ver Jorge. Este tem de fazer alguma coisa e empurra-o com violência. Carlos cai e acaba por ficar encurralado com uma trave que cai do teto. JD ainda tenta ajudar Carlos, mas ele pede-lhe para fugir dali. E dá-se uma outra explosão.

Mariana fala com Gonçalo. Mónica diz que é melhor entrar um de cada vez e incentiva Mariana a ir primeiro, para poder falar com José Diogo. Ele afirma que não se passou nada entre eles, mas Mónica insiste que passou e ameaça contar a Mariana. José Diogo garante que nunca irá olhar para Mónica de outra forma, porque são irmãos. Mónica fica triste.

Mariana fala com Gonçalo e diz-lhe que tem de ficar bom, pois tem de assistir ao nascimento do seu filho com JD. Mónica vinha a entrar e fica em choque com o que ouve. Vai embora quase sem conseguir respirar. JD aparece depois e fica enternecido ao ver a forma como Mariana fala com Gonçalo. Ela diz que ele já lhe prometeu que vai acordar.

JD fica irritado ao ver Hector (Christian Escuredo) no hospital e pergunta-lhe o que está ali a fazer. Hector diz que o acidente foi no seu restaurante e que tem coisas a tratar. Aproveita para provocar José Diogo e diz que avisou que não era boa ideia deixar as obras com amadores. JD passa-se e encosta-o à parede. Mónica e Mariana intervêm. Mónica chora ao ver JD e Mariana saírem de mãos dadas.

Mónica conta a Hector que Mariana está grávida de JD e ele fica furioso. Hector diz que isso nunca devia ter acontecido e que agora vão ficar ligados para sempre.

Mónica tem um pesadelo e Hector consola-a, protetor. Mónica confessa que se sente sempre inferior a Mariana, devido à forma como Hector e JD a tratam. Hector conta que não foi sempre assim, mas foi deixado no altar pela ex-namorada e quando conheceu Mariana, percebeu que ela nunca lhe faria isso. Mónica percebe agora o que Hector sente por Mariana e vai embora do quarto dele.

Jorge aparece, mas Benedita diz-lhe que não é bem-vindo. Jorge mostra-lhes os áudios que supostamente Laura lhe mandou, mas na verdade foram manipulados por ele, onde Laura assume estar com um esgotamento e que precisa de estar sozinha para recuperar. Benedita fica em choque e quer avisar o detetive, mas Mariana fica desconfiada.
Virgílio faz mais uma transferência para a Hacker, para pagar o trabalho de manipular os áudios de Laura. A hacker tenta saber mais sobre os motivos de Virgílio e ele acaba por confessar que pode lucrar muito com os erros de Jorge na fábrica, enquanto Laura está afastada da mesma.

Margarida (Inês Herédia) e funcionários questionam Jorge sobre os salários. Ele diz que teve muitas coisas para tratar, mas vai resolver isso em breve. Jorge diz a Margarida que tem de rever a folha de pagamentos, pois o seu salário vai ter de ser revisto de acordo com o aumento de funções. Margarida fica incrédula por Jorge querer dar um aumento a si próprio.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: Há más notícias sobre Gonçalo: «As lesões cerebrais podem provocar sequelas muito graves»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA