Empresa reduz salário de 900 para 450 euros e despede funcionária por dificuldade com nova tecnologia

24 fev 2025 Autor: Redação TVI

Em «A Sentença», um formato conduzido por João Patrício, damos conta do caso que marca o programa da tarde «Inadaptação tecnológica».

Mónica trabalhava como auxiliar de farmácia há 14 anos. Em 2024, Florbela, a diretora da farmácia, decidiu investir num sistema robótico que reduziu a necessidade de trabalho manual. Apesar da farmácia ter disponibilizado várias formações, Mónica nunca conseguiu engrenar nesta tecnologia-

Florbela, ciente das dificuldades, propôs uma redução de contrato para regime de meio tempo, mantendo assim as funções de auxiliar. Mónica rejeitou a proposta, alegando que a redução de horas comprometia o sustento dela, porque implicava uma redução do ordenado de 900 para 450 euros.

Sem alternativas, a diretora despediu a funcionária justificando inadaptação. No entanto, Mónica não concorda com a decisão pois acredita que a implementação do novo sistema alterou todas as funções, algo que não estava previsto no contrato. 

Ao tribunal, pede que seja readmitida com nova formação.

A cada episódio, uma nova situação vai ser apresentada, proporcionando debates intensos e análises cuidadosas das evidências e testemunhos. Os telespetadores são convidados a refletir sobre questões éticas, morais e legais, enquanto acompanham o apuramento da verdade e da justiça.

"A Sentença" oferece uma visão fascinante do sistema jurídico e dos dilemas que podem enfrentar ao decidir o destino de indivíduos envolvidos em casos controversos.

Nesta sala de tribunal o juiz vai deliberar, com base no código penal, quem é culpado e quem é inocente.

 

Saiba mais sobre o programa em: A Sentença

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA