EP 232 Exclusivo Online: Joana e Kandimba não querem ir para Luanda

Na cena do dia de hoje, Luís Miguel vive um grande dilema. Enquanto ele quer ir já para Luanda, Joana e Kandimba querem ficar para os anos de Daniela. Pilar insiste para todos ficarem, mas Luís Miguel decide ir sem os filhos
Sáb, 5 dez 2015 21:42 TVI

Neste episódio

Mina tenta dar a volta Henrique, mas este não cede e realça-lhe o prazo que esta tem para sair lá de casa. Pedro conta a Sílvia que Matilde escondeu as pipocas. Quando confrontada pelos pais, esta mente. Sai a correr para o quarto e Tomás conta-lhes que ela tem um caixa debaixo da cama onde guarda tudo o que lhe dão para comer.

Vita faz-se de vítima e pergunta a Luís Miguel se a vão despedir. Ela afirma que não, que se há pessoa mais dedicada às filhas dele é ela e que Mara não vai saber do sucedido. Ela agradece e beija-lhe as mãos dizendo que é o melhor patrão do mundo. Mara diz a Welvicha que Luís Miguel não embarcou porque houve um problema com o jato, e recebe uma chamada de Pilar.

Pilar fala com Mara do que aconteceu com Rosarinho, fingindo saber que Mara sabia o que se tinha passado. Mara afirma que não sabia de nada pergunta se está tudo bem com a menina. Pilar assegura-lhe que sim e pede desculpas, afirmando que Luís Miguel com os nervos se deve ter esquecido de lhe dizer. Mara agradece o contacto e confessa que vai falar com ele.

Luís Miguel pergunta a Sílvia se Norberto está sozinho. Ela nega e declara que Norberto convocou a imprensa para anunciar os resultados do relatório final. António confessa a Pedro que não há nada a temer, visto que já sabem quais serão os resultados do relatório e para se lembrar bem de que lado é que está e não mudar de ideias. Norberto está reunido com Pedro, António, Luís Miguel, Henrique e a Imprensa, e declara que o relatório se mostrou inconclusivo, e que irão proceder às indeminizações. Luís Miguel revoltado afirma que todos sabiam que os materiais eram defeituosos.

António pergunta-lhe como conseguiu arranjar aquele relatório. Norberto não responde, apenas sorri. Henrique e Pedro tentam acalmar a fúria de Luís Miguel, que é bombardeado por perguntas dos jornalistas. Norberto e António provocam-se um ao outro. Norberto afirma que o culpado daquela situação é António e que, neste momento, a sua prioridade são as famílias das vítimas.

Luís Miguel conta a Pilar o sucedido e afirma que Norberto conseguiu o que queria: saiu há pouco mais de um mês da prisão e já virou tudo ao contrário e as discussões com Mara já começaram de novo. Pilar assume que Mara costuma ficar sempre do lado do pai, e pergunta-lhe se lhe vai contar o que Bino descobriu. Entretanto Luís Miguel recebe uma chamada de Mara. Mara pergunta a Luís Miguel se ele não tem nada para lhe contar. Ele conta-lhe que César é viciado em drogas e teve problemas no hospital onde trabalhou e não é pessoa em quem se possa confiar.

Mara pergunta-lhe se não há mais nada para lhe contar. Ela afirma saber do que se passou com Rosarinho e pergunta-lhe se lhe ia esconder o que aconteceu. Luís Miguel fica sem reação. Mara salienta que não quer que Vita cuide mais das suas filhas. Acabam a discutir e Luís Miguel desliga o telemóvel na cara de Mara.

Joana mostra um Smartwatch a Kandimba e explica-lhe o que é e como funciona. Luís Miguel pergunta-lhes se já acabaram as aulas. Eles afirmam que sim e perguntam-lhe porque é que está assim. Luís Miguel não responde. Kandimba afirma que ele esteve a discutir com a Mara.

Sílvia informa Pedro que falou com o psicanalista de Matilde e ele disse que podiam passar e pergunta-lhe se a acompanha.

Ramiro pergunta a Mafalda se pode ficar em casa dela porque saiu da casa de Santiago. Enquanto almoçam, ela recusa porque ainda tem esperanças que Pedro volte. Sílvia e Pedro entram na Hamburgueria e ela diz-lhe que se Matilde continuar a faltar às consultas só vai piorar. Ramiro vai-se embora e cruza olhares com Sílvia. Pedro vem da casa de banho e pergunta a Sílvia se está tudo bem.

Rosalinda pergunta a Concha se Mina não almoça. Concha vai ao quarto ver de Mina. Mina está à procura de casa na internet e diz a Concha que não tem fome. Concha afirma que uma pessoa na idade dela tem de se alimentar, e que não invente de fazer greve de fome para ficar doente e alapada lá em casa.

Luís Miguel vai ter com Pilar e conta-lhe o que se sucedeu com Mara. Diz ainda que Neuza lhe deve ter contado o que aconteceu e por causa disso, Mara agora não quer que Vita cuide das bebés. Pilar afirma que Mara no fundo é o espelho de Norberto, são iguais. Luís Miguel afirma que não vai despedir Vita.

Mara vai ter com César e pergunta-lhe se ele tem um problema de adição. Ele confessa-lhe que teve quando a mulher morreu, mas que está tudo controlado. Ela afirma que tem de lhe prometer que se sentir que precisa de ajuda vai procurar um médico e deixa de se automedicar.

Pilar fala com Vita e incita-a a ir ter com Luís Miguel e a pedir-lhe perdão pelo sucedido, pois Mara já soube de tudo e não quer que ela tome mais conta das crianças. Vita entra no quarto e implora a Luís Miguel que não deixe que Mara a despeça. Luís Miguel afirma que não precisa de se preocupar porque não ele não vai deixar que isso aconteça. Vita abraça-se a ele e beija-o. Luís Miguel corresponde ao beijo, até que se separam e ficam os dois com remorsos. Vita pede desculpa. Luís Miguel afirma que também não parou a tempo e confessa-lhe que não podem confundir amizade com outros sentimentos, e diz-lhe que o que aconteceu fica entre eles.

Enquanto Mara faz um curativo, César atende um telefonema de Vita mas finge estar a falar com um a paciente. Vita afirma que se ficarem mais um tempo em Lisboa, Luís Miguel vai cair na cama dela. Ao ver Neuza desliga a chamada e conta-lhe que Mara já sabe do que aconteceu. Neuza promete ajudá-la.

Luís Miguel confessa a Pedro o que aconteceu. Ele informa o amigo que precisa de estar com Mara rapidamente para por as ideias no lugar e resolver as coisas. Berta avisa Pilar que se Luís Miguel descobre que ela continua a fazer de tudo para o separar de Mara, ele nunca mais lhe fala. Pergunta-lhe se quer ver o filho muito infeliz. Pilar afirma que o quer ver ao pé dela e não do outro lado do mundo. E liga a Daniela para tentar que ela convença o filho de adiar a ida por mais dois dias, para Joana poder comparecer no aniversário da mãe.

César tenta por Mara contra Luís Miguel, mas ela mais calma assume que reagiu de cabeça quente e está arrependida do que disse. Kandimba, Joana, Neuza, Berta e Vita estão na sala a jogar. Luís Miguel chega e afirma que vão esta madrugada para Luanda. Kandimba e Joana não querem ir porque Daniela faz anos e perguntam ao pai se podem ir só depois da festa. Pilar interrompe a conversa e defende que Joana nunca está tempo nenhum com a mãe. Luís Miguel decide então que eles ficam mais uns dias.

Leandro caminha por um bairro clandestino e degradado. Sara fala com Mafalda sobre o facto de andar a ser escoltada e controlada por António. Afirma ainda que os discursos moralistas de Leandro a irritam. Leandro visita a mãe, que vive desgostosa pelo rumo que o filho mais novo tomou e culpa Leandro de não ter feito nada para impedir que isso acontecesse.Leandro sai para ir comprar comida e cruza-se com o irmão completamente drogado que lhe pede dinheiro. Os dois discutem.

César e Mara vão ver um edifício para abrirem um novo posto de saúde. César passa por um buraco intencionalmente deixando o carro danificado. Mara tenta ligar a Luís Miguel, mas repara que não tem rede. Luís Miguel pensa no que Pedro lhe disse e tenta ligar a Mara, mas o número não está disponível.

Jorge, Yolanda, Pilar, Henrique, Francisca e Luís Miguel falam sobre a indeminização que Norberto deu às famílias. Yolanda afirma que Norberto não é culpado. Pilar pega-se com Yolanda, exaltam-se e Yolanda afirma que Pilar devia arranjar um homem que não se importasse de a levar ao colo. Todos ficam muito indignados. Luís Miguel leva Pilar para o jardim de inverno. Pilar agradece a Luís Miguel tê-la defendido. Berta pergunta-lhe o que foi aquilo que aconteceu com Yolanda. Pilar afirma que aquele incidente com Yolanda acabou por lhe dar uma solução.

Mina continua a fazer chantagem emocional e greve de fome. Clara confessa ao pai que Yolanda é uma “caçadora” de fortunas. Henrique pergunta a Concha se obrigou Mina a comer outra vez. Concha afirma que ela está a fingir, para ficar fraca e Henrique não a mandar embora. Mina pergunta a Bruno se lhe trouxe o que lhe pediu. Bruno entrega-lhe os chocolates que conseguiu arranjar.

Luís Miguel está de partida para Luanda. Jorge informa que depois trata do embarque de Kandimba e Joana. Pilar e Berta mostram-se ao cimo da escada também de malas feitas. Luís Miguel afirma que Pilar vai passar uns dias a Luanda, e assim Jorge fica mais aliviado. Jorge mostra-se irritado.
 


Sobre «A Única Mulher»

Esta grande produção conta com ritmos africanos muito quentes, como com temas que tomam hoje conta da realidade das sociedades portuguesa e angolana e que afetam milhares de famílias. O racismo, o preconceito, a emigração, as dificuldades económicas e a história de um grande amor impossível tomam conta do dia-a-dia das personagens de «A Única Mulher». 

A gravação divide-se entre Angola e Portugal. Rita Pereira, Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Pedro Lima e Lourenço Ortigão são alguns dos grandes nomes no elenco de «A Única Mulher». A modelo Ana Sofia Martins estreia-se na ficção como protagonista.

Anselmo Ralph dá voz ao genérico da nova novela da TVI e interpretou o tema, ao vivo, durante a apresentação à imprensa, que contou ainda com uma kizomba sensual dançada pelo elenco.

Ficha Técnica

Título Original: Exclusivo Online: Joana e Kandimba não querem ir para Luanda
Categoria: Novela nacional
Formato: Romance
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA