Neste episódio
Rui (Rodrigo Soares), Emília (Dina Félix da Costa) e Rute (Ana Guiomar) tentam delinear um plano para ajudar Peter (Joaquim Nicolau) a conseguir um doador. Rute acha que a melhor forma das pessoas se envolverem e participarem é oferecendo um prémio.
Evelina (Susana Arrais) e Salomé (Madalena Brandão) revelam que Eça (Nuno Pardal) só começou a andar com ela para a convencer a apresentar queixa contra Raul (Sérgio Praia), Liliana (Mafalda Rodiles) fica chocada e diz que nunca mais o quer ver, deixando Eça destroçado.
Evelina, Filomena (Sofia Nicholson) e Salomé brindam. Ulisses (Nuno Homem de Sá) vai atrás de Eça e este confessa que terminou o namoro com Rita (Beatriz Barosa) porque se apaixonou por Liliana. Ulisses recebe chamada de Zeca (Graciano Dias) que o avisa que Filomena não é quem eles pensam. Salomé acusa Filomena de só querer o dinheiro de Ulisses e ela fica indignada. Evelina, por sua vez, fica interessada ao saber que Ulisses tem acesso à conta do Goulart.
Ulisses fica em choque ao saber que Filomena só está com ele para tentar chegar ao dinheiro de Zeca e que está a trabalhar para Arnaldo (João Lagarto) em troca de um apartamento. Filomena chega e percebe que foi descoberta.
Mateus vai até ao restaurante porque soube que Fanã (Salvador Nery) ia cantar. Evelina pergunta a Salomé se tem algum interesse em Ulisses, pois pela forma agressiva como falou com Filomena, parecia. Salomé insinua-se a Sandro (Miguel Bogalho) e convida-o para ir dar uma volta. Fanã apresenta Mateus a Ema (Ana Varela) e diz que ele anda à procura de um novo talento.
Zeca está deitado na cama a pensa no beijo com Vanda (Fernanda Serrano) e tenta convencer-se de que não pode haver nada entre eles. Carolina (Joana Manuel) entra no seu quarto e diz-lhe que precisam conversar.
Evelina aconselha Luís (Diogo Branco) a esquecer Joana (Catarina Rebelo), por não passar de uma miúda e beija-o. Ema vê-os e estranha. Luís fica encantado com aquele beijo. Fanã começa a cantar e Mateus mostra-se ansioso para ouvir Ema cantar.
Salomé entra na barbearia e diz a Sandro que quer ver o que ele sabe fazer e beija-o.
Filomena ganha coragem para se levantar do sítio onde estava escondida e dirige-se à estante onde Ulisses esteve a mexer. Filomena folheia os livros à procura do papel com os códigos.
Carolina insiste em conversar com Zeca sobre a noite que passaram juntos, mas Zeca prefere não falar, até porque não se lembra de nada. Carolina propõe que tornem o casamento verdadeiro e Zeca acaba por lhe dizer que ela não faz o seu género.
Filomena continua à procura dos códigos de acesso à conta de Zeca. Quando está quase a desistir, Filomena repara num livro mais alto e vai buscar um banco para lá chegar. Filomena fica boquiaberta ao perceber que finalmente encontrou o que procurava. Filomena fotografa o papel com os códigos e volta a guardá-lo. Eça chega de seguida ao telefone e Filomena fica boquiaberta quando percebe que Zeca beijou Vanda.
Sobre «Amar Demais»
Quem nunca amou demais? Para todas as mulheres que lutam e tanto se sacrificam para educar bem os seus filhos. Para fazer deles pessoas à sua imagem, homens de bem.
Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.
Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.
Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.
Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.
Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais.
O elenco conta com caras como Fernanda Serrano, Ricardo Carriço, Lia Gama, Maria Emília Correia, Estrela Novais, Ana Guiomar, Graciano Dias, Ana Varela, Sérgio Praia, Sofia Ribeiro e muitos outros.
Produção
José Retré
Direção de Projeto
António Correia
Realização
Joel Monteiro
Rafael Rahal
Roberto Roque
Rodrigo Duvens Pinto
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Samuel Silva
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Uma Produção Plural para a TVI