EP 46 Zeca volta a estar preso injustamente

Episódio 46.

Seg, 9 nov 2020 22:57 TVI

Neste episódio

Peter está irritado com a insinuação de David e deixa claro que nunca faria mal ao irmão. David reconhece que se excedeu. Peter refere que os diamantes desapareceram e não fazem ideia onde possam estar e que não disse à polícia o que estava dentro do cofre, porque os diamantes vieram ilegais da África do Sul.

Zeca continua a afirmar que não roubou os cheques. Um polícia chega e algema-o. O Goulart não oferece qualquer resistência.

Ulisses tem pena de que Vanda tenha ficado amarga com a idade e diz que ela tem falta de amor. Vanda fica melindrada e Ulisses volta a dizer que Zeca é rico e que tencionava fazer um donativo generoso ao instituto.

Gabriel (Ricardo Carriço) pede um adiantamento a Arnaldo (João Lagarto). Este vê a maquete do bairro e diz que precisa de ajuda para tirar algumas pessoas de um sítio. Gabriel indica que pode tratar disso.

Vanda (Fernanda Serrano) anda atrás de Ulisses (Nuno Homem de Sá) para perceber a história de Zeca (Graciano Dias) ser rico e, ao saber o valor do donativo, deixa Vanda consternada por ter perdido aquele dinheiro.

Joana (Catarina Rebelo) e Luís (Diogo Branco) conversam, quando uma vizinha lhes pergunta pela rapariga que caiu e diz que filmou a queda, por acaso. Luís pede para ver o vídeo.

Gabriel e Arnaldo parecem estar a chegar a acordo. Arnaldo está disposto a oferecer um apartamento a Gabriel, em troca dele conseguir licença para as obras avançarem.

Joana e Luís vêem o vídeo e Joana repara que Célia (Sofia Ribeiro) pega na mala de Ema e dirige-se para casa.

Estela (Isabel Figueira) reserva uma viagem para Lisboa, por achar que Célia não está bem e por temer que ela faça uma loucura.

Ulisses comenta com David (Jorge Albuquerque) que precisa de um advogado para ajudar Zeca. Ele indica que talvez possa ajudar, porque é advogado, apesar de não exercer.

O polícia interroga Zeca, mas ele diz que é inocente e que, muito provavelmente, foi Vanda que o tentou incriminar.

Ulisses explica a David a situação de Zeca. David fica solidário com o caso e disponibiliza-se para o defender. Zeca fica surpreendido ao ver David, e continua a afirmar que não fez nada e que Vanda armou aquela cilada para o incriminar. David tranquiliza Zeca e diz que vai resolver a situação.

Fred (Filipe Matos) mete conversa com Constança (Filipa Pinto) e fica a saber que Joana vai casar.

Joana confronta a mãe com o vídeo. Célia tenta não demonstrar que está tensa.

Ema vê um vídeo que fez no Faial, quando Vanda aparece e lhe pergunta se sabe alguma coisa sobre Zeca se ir casar com uma mulher muito rica.

David informa Zeca de que não vai conseguir fazer nada e que ele vai ter de passar a noite na esquadra. Zeca acha injusto e David diz-lhe que precisa de saber todas as informações sobre a relação de Zeca e de Vanda.

Ema está incrédula com a notícia de que Zeca se vai casar e pede a Vanda para lhe contar tudo.

Joana mostra o vídeo à mãe e Célia finge-se chocada com as perguntas da filha e explica que ficou desorientada com a queda e pegou na bolsa por engano.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Zeca volta a estar preso injustamente
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares