EP 7 Vanda quer acabar com a vida de Zeca

Episódio 7

Seg, 21 set 2020 21:40 TVI

Neste episódio

Zeca (Graciano Dias) vê-se obrigado a fugir, ao perceber que foi denunciado. Ema (Ana Varela) fica espantada com a situação, e decide entrar para comprar uma prenda. Zeca corre a toda a velocidade e vira numa esquina, para despistar os inspetores e esconde-se num edifício.

Ulisses (Nuno Homem de Sá) está tenso por Zeca ter ido avaliar os diamantes, pois calcula que vá levantar suspeitas e percebem que ele deixou ficar o telemóvel ali.

Zeca percebe que tem o caminho livre e corre com toda a velocidade.

Ema está a escolher os botões, quando os inspetores voltam e dizem que o homem fugiu. Ema observa tudo com curiosidade.

Vanda (Fernanda Serrano) recebe Hélder e ele diz-lhe que descobriu o local onde Zeca trabalha. Ela fica em choque ao saber que é na editora da família de Ema.

Ema pede a Elizabete para fazer um bolo sem açúcar para Raul (Sérgio Praia). Ele chega, responde-lhe com maus modos e vai para o quarto.

Zeca está quase a chegar à livraria, quando choca com David (Jorge Albuquerque) e deixa cair o pano com os diamantes. David pede-lhe desculpa, mas um miúdo está a passar e, ao ver a pedra, apanha-a e olha-a com curiosidade. Zeca pede-lhe a pedra, mas o miúdo foge e Zeca vai atrás dele.

Ema repreende Raul pela forma como lhe falou e ele desculpa-se por estar a ter um mau dia, contando que descobriu que alguém foi ao banco levantar as coisas do cofre, antes dele.

Zeca continua a correr atrás do miúdo que, com medo, acaba por atirar o diamante para um canteiro.

Ema comenta com Raul que também assistiu a uma cena estranha na baixa. Assim que ela refere que foi por causa de um diamante rosa, Raul pergunta onde foi e sai a correr.

Zeca revira o canteiro e uma senhora começa a ralhar-lhe. Ele desculpa-se por ter perdido as chaves de casa.

Raul liga ao tio e conta-lhe o que se passou na joalharia. Peter (Joaquim Nicolau) quase se engasga quando Raul lhe fala no diamante rosa.

Eça (Nuno Pardal) fica alarmado ao ver o estado de Zeca e o risco que ele correu, mas sorriem ao saber que os diamantes são verdadeiros.

A PJ descobre que esteve um nome na lista de acesso que foi apagado, e quer perceber qual a relação da pessoa que esteve no cofre com o morto, por suspeitar que o homem que estava na lista não era o mesmo que foi ao cofre.

Joana (Catarina Rebelo) fica furiosa quando Fred (Filipe Matos) lhe diz que vai tirar férias para ir ter com Diana (Matilde Reymão).

Zeca guarda os diamantes, quando Olga (Helena Costa) e Gisela (Carla Vasconcelos) chegam e contam que Arnaldo (João Lagarto) quer mesmo vender o bairro, mas que foi corrido com um banho de água fria.

Gisela convida Ulisses e Eça para a reunião que está a acontecer na praça.

Arnaldo está ao telemóvel e esforça-se para parecer calmo, dizendo que tudo não passou de uma brincadeira e garantindo que quando os compradores entrarem no bairro, aquelas pessoas já não vão lá estar.

Vanda (Fernanda Serrano) conta a Ema que pediu a uma pessoa da sua confiança para descobrir onde está o assassino de Leandro e que descobriu que ele trabalha na Editora.

Rita (Beatriz Barosa) lê o manuscrito, interessada, e Salomé (Madalena Brandão) repara. Rita quer descobrir quem escreveu aquilo e vai falar com o segurança para ver as câmaras de vigilância.

Todos estão reunidos na praça a falar sobre o que se anda a passar no bairro. David junta-se aos moradores e diz que está com eles. Lina reconhece Zeca e faz uma festa por vê-lo, já Rute (Ana Guiomar) é desagradável com o irmão, mas ele já não liga. Rute repara em David e incentiva Olga a ir falar com ele.

Emília (Dina Félix da Costa) arruma o quarto de Vanda e repara nas roupas caras que ela tem. Emília pensa em David e decide experimentar algumas.

Ema ainda está a digerir o que Vanda lhe contou e indica que não se sente no direito de pedir ao marido que despeça o homem, uma vez que ele já cumpriu a sua pena e está, apenas, a recomeçar a vida.

Raul e Peter estão na joalharia e querem saber tudo acerca das pedras que o homem levou ali para avaliar. O joalheiro pergunta qual é o interesse deles naquele assunto.

Olga entra no atelier pergunta se David é pintor e conversam.

Peter diz que é apreciador de joalharia e que estava interessado em comprar uma pedra assim. Peter tenta perceber como era o homem que esteve ali e Raul fica impressionado com o valor da mesma.

Olga conta a Rute o que descobriu sobre David e Gisela lembra-a de que Emília o viu primeiro. Rute diz que está satisfeita com Fanã (Salvador Nery), deixando-o todo orgulhoso.

Emília sente-se poderosa com um dos vestidos da patroa e decide levá-lo emprestado.

Peter já percebeu que o homem que foi à joalharia é o mesmo que foi ao cofre, e deixa bem claro que não quer a polícia metida ao barulho, dizendo a Raul que têm de ser eles a fazer a própria investigação.

O inspetor da PJ fala com o rapaz que, supostamente, esteve no banco, mas ele nega e indica que não está a perceber a conversa. Rita vê as imagens das câmaras de vigilância da Editora, pede para ampliar a imagem e fica surpreendida ao ver que é Zeca.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Vanda quer acabar com a vida de Zeca
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares