EP 4 Conheça a família de Zeca

Em «Amar Demais», Zeca (Graciano Dias) regressa ao Bairro da Fortuna e reencontra a família, mas é mal recebido por Rute (Ana Guiomar).

Qui, 17 set 2020 21:37 TVI

Neste episódio

Ema observa a Santa, arranca o colar que traz ao pescoço e, revoltada, lança-o ao mar. Marília e Abílio encontram Ema e, ao saberem da sua tragédia, convidam-na para ir com eles para a África do Sul.

Regressamos ao presente e Zeca (Graciano Dias) conta a Nené que o carro era do dono da editora onde começou a trabalhar.

Zeca entra no casebre com a moldura da fotografia dele e de Ema (Ana Varela) e tenta convencer-se a esquecÊ-la porque ela, agora, tem outra vida e é rica.

Peter (Joaquim Nicolau) recebe a informação de que o carro está em Alcochete e avisa Raul (Sérgio Praia) de que irão lá amanhã de manhã.

Zeca acorda sobressaltado e começa a vestir-se à pressa. Nené fica surpreendido por Zeca ainda estar ali, quando chega um carro de luxo.

Ao ver Raul (Sérgio Praia) e Peter (Joaquim Nicolau), Zeca fica aflito e questiona-se sobre como o terão encontrado. Zeca esconde-se e dá indicações a Nené sobre o que deve dizer aos homens que acabaram de chegar.

Nené aproxima-se de Raul e de Peter e faz-se de parvo, perguntando se vão mandar o carro para abate. Peter explica que quer encontrar um carro e uma chave. Zeca percebe que se trata da chave que encontrou.

Vanda (Fernanda Serrano) diz que mal conseguiu dormir, devido ao corte do financiamento de Raul e mostra-se determinada a conhecer as suas fraquezas para poder atacá-lo.

Nené demora a consultar os registos e Raul, enervado, decide suborná-lo. Nené disponibiliza-se a ir procurar o carro e Zeca diz-lhe que o que eles querem é a chave e que essa está guardada.

David (Jorge Albuquerque) diz a Ema que talvez esteja na altura de voltar de vez a Portugal e acompanhar os negócios mais de perto. David vê um desenho de Zequinha (Diogo Dourguette) e acha que ele tem muito talento. Ema fica contente com o elogio e acaba por revelar que Raul não aceita a condição do filho.

Zeca retira a chave do esconderijo, guarda-a no seu porta-chaves e fica stressado por estar muito atrasado.

Vanda fica satisfeita por Luís (Diogo Branco) ter uma reunião com um potencial patrocinador, e pede-lhe para ostentar menos quando vai para o instituto.

Vanda atende uma chamada de Gabriel (Ricardo Carriço) e fala de forma dengosa, mas fica em pânico quando ele lhe diz que só conseguiu metade das verbas que estavam previstas para o instituto. Vanda desliga a chamada e promete tomar medidas.

Peter manda Raul revistar o carro para encontrar a chave, mas não encontram nada. Nené confirma que os homens andavam à procura da chave e Zeca indica que não confia neles e que, por isso, não lhes vai dar a chave.

Vanda comenta com Ema que Raul é muito interessante e fica a saber que ele tem diabetes, mas não quer que se saiba. Ema revela ainda que andam a passar-se coisas estranhas lá em casa, deixando Vanda intrigada.

Peter entrega um cartão a Nené e pede-lhe para o avisar, caso encontre algo e promete dar-lhe uma recompensa.

Zeca pede mil desculpas por ter chegado atrasado e implora para não ser despedido, pois quer muito trabalhar ali. Zeca faz um acordo com Ferreira e fica um mês à experiência.

Ema mostra a Vanda a sua foto com Zeca e conta-lhe que foi o seu primeiro namorado. Ema diz que andam a acontecer coisas estranhas, como se fossem sinais dele.

Diana (Matilde Reymão) conduz um barco de observação de baleias e fica muito entusiasmada quando vê uma. Joana (Catarina Rebelo) repara que Fred (Filipe Matos) está encantado por Diana e não gosta. Fred recebe a localização de um grupo de baleias e Joana acelera a toda a velocidade para lá.

Zeca vê Raul e Peter e, para não ser visto, entra na primeira porta que encontra: um WC feminino e tranca-se num dos cubículos.

Peter está furioso por não conseguir falar com Diana, pois não percebe como é que ela escreveu um livro que vai contra tudo o que ele produz e exige que o livro seja retirado das livrarias.

Ema conta a Vanda que teve uma filha de Zeca, mas que morreu e que ele esteve preso, deixando Vanda impressionada com toda aquela história.

Diana pergunta se Joana não é muito nova para conduzir um barco, mas Fred confia plenamente nela.

Raul e Peter ficam surpreendidos ao ver David analisar documentos da editora. Ele revela que está interessado em saber como estão as contas da editora e que quer ajudar o negócio a prosperar.

Ema pede desculpa por ter revelado toda aquela história assim de uma vez, e conta-lhe sobre as fotografias que apareceram e desaparecem.

Zeca sai do cubículo e encontra Rita (Beatriz Barosa). Ela fica confusa por ele estar ali, e pergunta-lhe se é autor. Zeca responde-lhe que gostava muito, mas  que ainda não conseguiu. Zeca pergunta a Rita se publica romances. Ela diz que sim, mas só quando são bons. Zeca olha para a pen que tem no seu porta-chaves, e sorri.

Raul desatina com David por estar preocupado com o futuro da editora, e ele explica que descobriu que a empresa está à beira da falência e que não concorda com as medidas de Raul.

Diana (Matilde Reymão) agradece o passeio e diz que vai ficar mais uns dias. Fred (Filipe Matos) está encantado com Diana e Joana (Catarina Rebelo) não gosta. Fred diz a Diana que a admira muito, quando ela recebe uma chamada da editora, a informá-la de que o seu livro vai ser retirado das livrarias por decisão do seu avô. Diana fica furiosa e quer voltar rapidamente para Lisboa.

Zeca (Graciano Dias) pergunta a Ferreira se tem alguma impressora onde possa imprimir uma coisa importante, mas ele diz-lhe que não. Zeca fica em êxtase ao reconhecer o Editor de Saramago e atrapalha-se ao servir-lhe o café.

Peter (Joaquim Nicolau) exige que Santos Costa (Ricardo Costa) retire o livro da sua neta de todas as livrarias e quer uma lista de todas as publicações polémicas.

Filomena (Sofia Nicholson) proíbe Vanda (Fernanda Serrano) de sair dali, mas assim que se ausenta, Vanda entra no escritório de Raul (Sérgio Praia).

Raul fica surpreendido pela visita de Vanda e assim que percebe qual é o assunto tenta despachá-la, mas Vanda insiste e tenta seduzi-lo. Raul resiste e diz que a sua decisão está tomada. Filomena acompanha Vanda à porta, mas ela consegue fotografar os compromissos da agenda de Raul.

Zeca chega ao bairro e vai ter com Eça (Nuno Pardal) à livraria, que fica incrédulo ao vê-lo em liberdade. Zeca revela que já saiu há uma semana e conta que conseguiu um emprego e que gostava que ele lê-se a história que ele escreveu na prisão. Zeca dá a pen a Eça e ele imprime o documento. O porta-chaves fica ali e eles saem para visitar as irmãs de Zeca.

David (Jorge albuquerque) entra na livraria e diz que está ali por causa de um anúncio para arrendar um armazém. Jaime procura as chaves e explica que tem de rentabilizar o armazém, porque o negócio já teve dias melhores.

Zeca está nervoso por ver as irmãs e todas o recebem com abraços apertados, menos Rute (Ana Guiomar), que acha que não há motivos para festejar. Todos festejam o regresso de Zeca, mas Rute continua com mau feitio. Zeca dá por falta das chaves e vai à livraria buscá-las.

Jaime e David fecham negócio e despedem-se. David vê Emília (Dina Félix da Costa) e fica encantado com ela.

Zeca cumprimenta Ulisses (Nuno Homem de Sá) e pergunta pelo porta-chaves. Ulisses mostra-lho, mas não o devolve até saber porque motivo tem uma chave de um cofre do banco onde ele trabalha. Zeca fica em pânico por Ulisses achar que ele roubou a chave e ponderar chamar a polícia. Ulisses pega no telemóvel para ligar para a policia e Zeca garante que encontrou a chave e conta o que aconteceu.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Conheça a família de Zeca
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares