EP 29 Raul deixa Rita chocada com assédio sexual

Em «Amar Demais», Raul (Sérgio Praia) assedia Rita (Beatriz Barosa), deixando a jovem sem palavras.

Sex, 16 out 2020 21:47 TVI

Neste episódio

Vanda (Fernanda Serrano) exige que Ema (Ana Varela) se afaste de Zeca (Graciano Dias), e ela explica-lhe que Zeca é inocente e que só aceitou ser preso no lugar de outra pessoa, para salvar a mãe.

Vanda ora beija Gabriel (Ricardo Carriço), ora o afasta, o que o deixa louco. Gabriel está completamente submisso e adora aqueles jogos. Gabriel promete arranjar mais dinheiro, mas acha que merece uma recompensa por ter conseguido os 50 mil euros.

Emília (Dina Félix da Costa) e David (Jorge Albuquerque) beijam-se apaixonados. David diz-lhe que adorou os beijos e que agora podiam ir para casa dela, mas Emília disfarça e diz que prefere não se precipitar.

Santos Costa (Ricardo Castro) pergunta a Rita (Beatriz Barosa) se Raul (Sérgio Praia) a estava a assediar, ela fica comprometida, mas responde que não.

Ema pensa na conversa que teve com Zeca e suspira fundo, pensando no que fazer à sua vida.

O enfermeiro empurra Salomé para fora do quarto. O outro enfermeiro informa o médico que o paciente entrou em paragem cardíaca e o médico pede o desfibrilador. Eça (Nuno Pardal) e Ulisses (Nuno Homem de Sá) assistem àquilo, incrédulos.

Diana (Matilde Reymão) anda de um lado para o outro, ansiosa, e Fred (Filipe Matos) explica-lhe que se quisesse ter alguma coisa com Joana (Catarina Rebelo) tinha ficado no Faial.

Rute (Ana Guiomar) ainda está furiosa com o que se passou na agência e Constança (Filipa Pinto) não percebe a irritação da tia. Constança vê Joana a chorar e abraçam-se.

Estela (Isabel Figueira) liga a Célia (Sofia Ribeiro) para saber a que horas chegam, mas Célia diz que Joana mudou de ideias e ainda não sabe como a vai levar de volta. Célia está convencida que foi Ema que lhe andou a meter ideias na cabeça.

Salomé (Madalena Brandão) conta a Eça e Ulisses o que aconteceu com Zeca e eles percebem pela descrição que o amigo foi envenenado.

Vanda e Gabriel estão a protagonizar o fetiche dele e não dão conta que Emília entra em casa. Ela vê aquilo e tenta sair sem ser vista, mas derruba uma jarra e Vanda expulsa-a dali.

Joana diz que não quer ir para o Faial, porque não quer perder Fred. Rute acha que Joana não devia dar tanta importância a Fred, mas se quer mesmo conquistá-lo, pode fugir da mãe e ficar em Lisboa.

Salomé questiona-se sobre quem poderia ter interesse em envenenar Zeca e começa a achar que pode ter sido a mesma pessoa que o alvejou. Eça apressa-se a dizer que o tiro foi acidental, mas Salomé não acredita e acha que pode ter sido o verdadeiro assassino.

O médico tenta reanimar Zeca, mas sem sucesso e pede para aumentar a potência.

Gisela tem pena de não poder contar que Zeca vai casar.

Sandro (Miguel Bogalho) e Fanã (Salvador Nery) veem Olga (Helena Costa) e não perdem a oportunidade de a cortejar.

Todos estão ansiosos à espera de notícias de Zeca e Eça resolve informar as irmãs Gouart.

O arquiteto apresenta uma maquete de um bairro de luxo, Arnaldo (João Lagarto) tenta não demonstrar muito entusiasmo e no final diz que gostou muito, mas que tem outras propostas.

Gabriel está preocupado com a possibilidade de Emília o ter reconhecido, mas Vanda acha pouco provável e espera que aquele incidente não o faça mudar de ideias em relação ao cheque.

Gisela (Carla Vasconcelos) não resiste e conta a Rute que Zeca vai casar, mas diz aquilo tão alto que toda a gente ouve. Gisela pede para guardarem segredo, mas Constança e Rute estão curiosas para saber quem é a noiva.

O médico consegue reanimar Zeca e dá instruções para o levarem imediatamente para fazer uma lavagem ao estômago. Eça reconhece Zeca a passar numa maca e dá-lhe força para lutar. Eça está abatido com o estado do amigo, quando repara em Bandido e vai atrás dele.

Sandro corta o cabelo a Luís (Diopo Branco) e fala das miúdas que têm aparecido ali no bairro. Sandro diz que o coração dele já tem dono e que pertence a uma virgem de 30 anos. Luís acha piada pois sabe que Sandro também é virgem. Sandro pede ao primo para falar baixo, pois toda a gente acha que ele é um garanhão.

Gisela continua a falar do casamento de Zeca e  Joana estranha que nenhuma delas seja casada e ouve a história de cada uma.

Peter (Joaquim Nicolau) fala ao telemóvel com alguém e espera que desta vez Zeca esteja mesmo morto, pois está farto de incompetentes.

Filomena (Sofia Nicholson) fica a saber que tentar novamente Zeca, mas desta vez envenenamento. Raul sai do gabinete e ouve parte da conversa e finge-se surpreendido.

Eça entra num corredor secundário, mas não vê o bandido. Eça ouve uma porta a bater atrás de si e segue para lá. Eça vê Bandido e pergunta-lhe de onde conhece Zeca e ele começa a fugir, mas Eça alcança-o.

O médico faz uma lavagem ao estômago de Zeca e pede-lhe para se aguentar. O batimento cardíaco de Zeca está cada vez mais fraco, mas o médico faz tudo para não o deixar morrer.

Salomé pergunta a uma enfermeira se há novidades de Zeca e ela diz-lhe que ainda não, mas que os médicos estão a fazer tudo o que podem. Ulisses liga a Eça e fica preocupado por ele não atender. 


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Raul deixa Rita chocada com assédio sexual
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares