EP 13 Maria Rita espia vida dupla de Vera

Episódio 13 de «Bem me Quer»

Seg, 9 nov 2020 21:50 TVI

Neste episódio

Joca olha preocupado para Rafael a dizer-lhe que não o pode deixar ir para Aveiro, por ter recebido uma denuncia onde o acusam de ter tentado abusar sexualmente de Marlene.

Maria Rita diz a Honório que não se pode ir embora por causa da promessa que fez a Henrique.

Henrique fica incrédulo por David lhe contar que Júlia quer expulsar Maria Rita de casa. Depois, liga para a mãe, que se mostra irredutível na sua decisão, e delega a David a resolução da situação.

Maria Rita suspira, esmorecida, por David lhe dizer que não conseguiu fazer nada para a ajudar e ela sai com uma ideia em mente.

David pede a Artur (David Carreira) que convença Vera a admitir que foi ela quem tentou incriminar Maria Rita pelo roubo do anel, dizendo ter de impedir a todo o custo que Maria Rita se vá embora de Aveiro. Artur recusa meter-se nesse problema, ficando boquiaberto por David lhe dizer que já não vai pedir que Rodolfo o aumente tal como tinha prometido a Laura (Inês Aguiar).

Mercedes brinda com Carmo, à iminente saída de Maria Rita lá de casa. Carmo suspira a admitir que não consegue esquecer Barnabé.

Maria Rita diz a Suzy que só quando descobrir o segredo de Vera é que vai conseguir evitar que Júlia a expulse de casa. Dirige-se a casa de Nelo e diz-lhe a ele, e a uma mulher que aparece à porta com uma criança, que Vera não lhes vai dar mais dinheiro.

Expectante, Maria Rita (Kelly Bailey) aguarda para descobrir o que Nelo e Cidália escondem sobre Vera (Bárbara Branco), mas Aldina (Luísa Ortigoso) surge nesse momento e puxa Maria Rita dali, avisando-a para lhe obedecer se não quer que ela perca a cabeça.

Constança (Margarida Corceiro) confessa a Vera que tem um namorado mais velho e que, para além da diferença de idades, Nuno é um ativista radical, e sabe que a família nunca o vai aceitar. Vera diz à irmã que não pode ajudá-la, por também não concordar com isso.

Aldina conta a Maria Rita que Nelo é seu irmão e que já se meteu em muitos sarilhos, tendo estado inclusivamente preso, e que Vera teve pena dele e lhe arranjou emprego na fábrica, argumentando que o dinheiro que ela lhe deu era para pagar um arranjo no seu carro por ter batido. Vera surge na cozinha, com Maria Rita a olhá-la condescendente e com uma afeição crescente.

Suzy (Angie Costa) chega a casa e depara-se com Teodora (Rita Ribeiro) a fazer limpezas, recriminando que Celinha (Paula Neves) tenha tudo imundo.

Celinha agradece a Luzia (Patrícia André) por conceder que Teodora se mude para casa dela, quando ouvem Teodora a gritar dentro de casa. Celinha abre rapidamente a porta e encontra Teodora prostrada no chão cheia de dores. Suzy conta que a avó caiu do escadote.

Teodora fica em pânico por Suzy lhe contar que Marlene (Helena Caldeira) ligou a avisar que Joca (Frederico Barata) foi preso. Pompeu (André Nunes) chega e fica surpreendido por Celinha lhe dizer que Teodora caiu do escadote e que o seu irmão foi preso.

Artur (David Carreira) recrimina Laura (Inês Aguiar) por ter ido pedir dinheiro a David em seu nome. Ela explode e critica a família por não aproveitarem as oportunidades que surgem para saírem da pobreza.

Maria Rita abraça Vera e diz-lhe que sabe que ela se esconde numa capa de frieza, mas afinal ajuda quem precisa, como acontece com Nelo. Vera disfarça o seu pânico e Maria Rita pede-lhe que desminta a história do anel roubado, mas Vera recusa.

Carmo (Julie Sergeant) recusa a David falar com Júlia (Cucha Carvalheiro) para a demover de expulsar Maria Rita de casa, e alerta o filho para esquecer a jovem e focar-se no seu casamento com Vera.

Suzy diz a Maria Rita que toda aquela história de Vera ter ajudado Nelo só pode ser mentira, e assegura que vai tratar de descobrir a verdade. Maria Rita suspira e diz à amiga que desiste, e que o melhor é mesmo sair de casa dos Trindade de Sousa e voltar para a Serra da Estrela.

Joca pressiona Marlene para ir à guarda desmentir que abusou dela, e fica em choque por Marlene lhe revelar que está grávida dele.

Desanimada, Maria Rita arruma as suas coisas, e diz ao avô que ainda tem uma última coisa para fazer antes de partir de Aveiro.

Maria Rita despede-se de Henrique (Pêpê Rapazote), pede-lhe desculpa por não conseguir cumprir o que prometeu, e demonstra que sabe que ele está arrependido de a ter renegado como sua filha. Maria Rita está a sair da cadeia quando vê Nelo a entrar, ficando muito intrigada.


Sobre «Bem me Quer»

Da autoria de Maria João Mira, «Bem Me Quer» narra as peripécias de uma pastora que passou toda a sua vida numa aldeia remota da Serra da Estrela e, de repente, é obrigada a ir viver para a cidade. É uma história romântica que toca temas como a família e a amizade, a ambição e a ganância. Mas, e sobretudo, o amor.

Ficha Técnica

Título Original: Maria Rita espia vida dupla de Vera
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares