Neste episódio
Regina (Christine Fernandes) prepara-se para sair a dizer a Valdemar (Vitor Hugo) querer mesmo confrontar Marco (Diogo Amaral) para que ele assuma que Marquinho não é filho dele, dizendo dever isso a Cacau (Matilde Reymão) por ter sido a causadora de tudo aquilo.
Tiradentes (Paulo Guidelly) diz a Tiago (José Condessa) que não pode desistir de Cacau mesmo que Marquinho não seja seu filho, dizendo que no futuro eles poderão ter outros filhos juntos se assim o quiserem. Júlia (Fernanda Serrano) olha surpresa para Tiago a dizer-lhe toldado de remorsos que Cacau se foi embora lá de casa com Marquinho.
Jaime (Sérgio Praia) percebe irritado que Vitória (Teresa Tavares) e Salomão (Paulo Pires) o trouxeram para casa para não se cruzar com Lalá (Inês Castel-Branco) no hospital. Jaime vinca que vai fazer Lalá pagar pelo que fez, já não lhe interessando mais nada na vida senão vingar-se dela. Vitória e Salomão olham-no apreensivos.
Júlia repreende Tiago por não ter apoiado Cacau quando ela lhe asseverou que não se lembra mesmo de ter tido alguma coisa com Marco, dizendo que ela está a sofrer tanto ou mais que ele. Tiago concorda ter de pedir-lhe desculpa, mas achar melhor fazê-lo só amanhã quando estiver mais calmo.
Cacau diz magoada a Sal (Carolina Amaral) que não vai ser somente um pedido de desculpas que a vai fazer perdoar Tiago. Sal diz-lhe que ela pode ficar no quarto principal da casa, agora que Simone (Alexandra Lencastre) já não está lá, dando ordens a Soraia (Paula Neves) para o preparar para Cacau. Soraia esboça ar indignado.
Sal esboça ar tenso por Cacau a questionar como ela está tão segura que Simone não vai voltar para aquela casa.
Marlene (Leonor Seixas) sorri satisfeita por Rui (Nuno Pardal) dizer a ela e Susana (Isabel Figueira) que aquela casa já é sua. Rui admite a uma desconfiada Susana que já cometeu muitos erros na vida, mas querer agora esquecer o passado e viver feliz com ela. Rui saca de um anel de noivado e pede Susana em casamento. Susana fica atónita.
Marco estaca atónito ao deparar-se com Regina e Valdemar à sua espera, com Regina a dizer-lhe que ele sabe perfeitamente por que estão ali. Ficam a olhar-se em despique.
Sal nega a Cacau ser a autora do desaparecimento de Simone, acreditando mais na teoria que ela fugiu, contando à irmã que Soraia deu por falta de roupas dela no armário.
Regina impõe a Marco que abdique da paternidade de Marquinho, dizendo que ambos sabem que ele arranjou maneira de manipular o resultado do exame de ADN. Marco defende-se que continua a gostar de Cacau e pretende mesmo ficar com ela e o filho. Regina e Valdemar olham-no irritados.
Susana diz a Rui que ficar com ele seria trair toda a gente que a ajudou, mas Rui contrapõe que essas pessoas não lhe são nada. Rui reitera que não é por interesse que quer que fiquem juntos, querendo mesmo dividir tudo o que tem com ela, tal como aquela casa. Susana acaba por beijar Rui, rendida.
Cacau fica chocada por Sal levantar a hipótese de Marco ter arranjado maneira de adulterar o teste de paternidade de Marquinho, recordando todo o interesse que ele tem nela por causa da Bela Vista. Cacau hesita a olhar para Sal a perguntar se pode ir falar com Tiago para os ajudar a reconciliarem-se.
Marco assume aos irmãos continuar a amar Cacau como sempre amou, além de se ter afeiçoado a Marquinho, descaindo-se que ele não é mesmo seu filho. Regina e Valdemar avisam-no furiosos que não vão deixar que aquela situação assim, saindo disparados a avisar Marco para a partir de agora ter medo até da sua própria sombra.
Susana brinca desafiadora com Rui a dizer-lhe que apesar de o ter beijado, tal não significa que queira casar com ele. Rui vinca a Susana que ela é mesmo a mulher da sua vida. Beijam-se apaixonados.
Salomão e Vitória dizem a um chocado Jaime que David praticamente confirmou que Martim tem HIV. Jaime diz não perceber como o filho pode ter apanhado essa doença com a vida regrada que sempre fez, acabando por desabar a chorar preocupado.
Júlia sorri satisfeita por Sal lhe dizer que veio ali para tentar que Tiago e Cacau façam as pazes, dizendo que eles não podem alinhar no jogo de Marco, que está a fazer tudo para que eles se zanguem.
Lola (Ana Bustorff) chega furiosa com Tomané (Salvador Nery) por Lalá não os ter deixado visitar Martim (Lucas Dutra). Tomané diz à mãe ir começar a pôr em andamento o plano dela contra a irmã. Lola olha surpresa para Cacau a dizer-lhe que voltou para o palacete, percebendo haver problemas por Tiago não ter vindo com ela.
Regina ouve interessada Valdemar a dizer-lhe que a melhor maneira de combaterem Marco será tentarem tirar-lhe todo o dinheiro que tem, com Regina a concordar com o irmão que foi através de comprar alguém que Marco conseguiu alterar o exame de paternidade de Marquinho.
Tiago recrimina-se a Sal de ter sido tão duro com Cacau, com Tiago também a pedir-lhe desculpa por ter dito em tempos que gostava dela. Sal corta a dizer que estarem juntos foi somente fruto de contingências, sendo com Cacau que ele tem de ficar por eles se amarem. Tiago sorri reconfortado. Sal suspira por saber que também está a abdicar do amor que sente por Tiago.
Salomão fala com Valdemar de Lalá estar no hospital a guardar Martim, não havendo maneira de a tirar de lá para Jaime poder ir ver o filho. Vitória olha incrédula e magoada para Jaime a dizer-lhe achar que é melhor acabarem tudo, defendendo-se querer focar-se na sua vingança contra Lalá. Jaime admite a Salomão que nunca amou Vitória, sendo melhor as coisas entre eles ficarem por ali.
Júlia diz a Tiago que Lalá não está a deixar ninguém ver Martim. Tiago diz que talvez seja bom que Lalá saiba do problema de Martim para assim se afastar dele. Tiago olha atónito para Marco a entrar, com este a dizer estar ali para ver o filho. Tiago limita-se a virar-lhe costas e a sair com Sal.
Valdemar ameaça Lalá contar da morte de Joana à polícia se ela não sair imediatamente de junto de Martim no hospital. Liga de seguida para Salomão a dizer que ele já pode levar Jaime ao hospital.
Júlia recusa-se a dizer a Marco onde está Cacau e Marquinho, assumindo continuar sem acreditar que ele possa ser mesmo o pai dele, desafiando-o a meter Cacau em tribunal para conseguir ver o filho. Marco sai estuporado.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.