Neste episódio
Anita (Catarina Nifo), Tiago (José Condessa) e Jaime (Sérgio Praia) explicam a Martim (Lucas Dutra) que foi Anita quem levantou a suspeita de ele poder ter SIDA depois do incidente de ele se ter cortado no dedo. Martim acaba por confessar que apanhou o vírus depois de uma noite de álcool em que se envolveu com uma rapariga, admitindo não saber quem ela é. Todos o olham atónitos.
Rui (Nuno Pardal) e Marlene (Leonor Seixas) concordam que têm de impedir que Susana (Isabel Figueira) se encontre com Regina (Christine Fernandes) a todo o custo para ela não contar a Susana que ele e Simone eram amantes e dar cabo do seu casamento com ela. Marlene vai para o interior para tentar sacar o telemóvel a Susana.
Valdemar (Vitor Hugo) alerta Regina que há a hipótese de Rui desmentir que alguma vez tenha sido amante de Simone (Alexandra Lencastre), e Susana acredite nele. Sorri surpreso por Regina revelar que tem uma fotografia que prova a ligação deles.
Martim conta que descobriu que tinha apanhado HIV por ter sido operado pouco tempo depois ao apêndice, acabando por decidir esconder a toda a gente o seu problema. Jaime consola o filho a dizer que toda a gente já errou naquele campo de ter relações sexuais desprotegidas. Todos concordam.
Júlia (Fernanda Serrano) diz determinada a Vitória (Teresa Tavares) e Salomão (Paulo Pires) que podem por enquanto ver-se livres de Lalá (Inês Castel-Branco) colocando-a como suspeita de ter ateado o incêndio ao apartamento, e agora que a expulsou ela vai de certeza arranjar algum problema que permitam correr com ela de vez. Salomão diz de olhar intenso a Júlia estar muito orgulhoso dela. Vitória percebe um clima entre eles e sai.
Salomão diz a Júlia que apesar de saber que nunca mais vão ficar juntos, não vai deixar de expressar o quanto gosta dela. Salomão comenta que Lalá deve estar em maus lençóis por estar sem dinheiro nem casa para ir.
Sal (Carolina Amaral) fica desconfiada por polícias perguntarem-lhe se Simone nunca lhe falou na possibilidade de viajar. Inspetores pedem-lhe para falar com as empregadas antes de revelarem o que descobriram. Sal olha-os contrariada.
Cacau (Matilde Reymão) conta a chorar a Quim (Paulo Calatré) que vai ter de adiar o seu regresso ao Brasil por o teste de paternidade ter ditado ser afinal Marco (Diogo Amaral) o pai do seu filho, apesar de continuar sem se recordar de ter tido alguma coisa com ele.
Soraia nega aos polícias que Simone lhe tenha falado de ir viajar. Sal e Tomané, recordando como Soraia era a pessoa de confiança de Simone naquela casa, pressionam Soraia para contar o que sabe, com Sal ainda a acentuar que ela descobriu que desapareceram umas roupas de Simone do armário. Soraia olha fula para Rosa.
Quim e Guto (Vitor Britto) estão desolados por Cacau estar presa em Portugal por o exame ter ditado que é Marco o pai de Marquinho, não podendo por agora regressar para o Brasil. Quim lastima-se de ter sido o causador de todos os problemas da filha ao revelar que Justino era seu pai.
Soraia admite achar que pode ter sido Lalá a roubar as roupas que desapareceram de Simone, com Sal a concordar que ela pode muito bem ser cúmplice numa fuga da mãe. Inspectores assumem cada vez acreditar mais na possibilidade de Simone ter fugido, faltando esclarecer o mistério do sangue que foi encontrado no quarto dela.
Sal diz achar que foi a própria Simone quem engendrou deixar o seu próprio sangue no quarto para disfarçar a sua fuga. Pega-se com Soraia por ela ter sido aliada de Simone, ameaçando despedi-la. Tomané diz satisfeito a Rosa (Mafalda Tavares) achar já faltar pouco para se livrarem de Soraia.
Regina consegue encontrar no telemóvel a fotografia que tirou a Simone e Rui a beijarem-se, fazendo menção de ligar já a Susana. Valdemar diz à irmã ser melhor fazer ele isso, concordando somente irem mostrar-lhe aquela fotografia quando ela estiver com eles, convictos que Susana vai desistir depois disso de casar-se com Rui.
Inspetores perguntam onde podem encontrar Lalá. Ficam espantados por Tomané (Salvador Nery) e Lola (Ana Bustorff) contarem que a casa dela teve um incêndio, estando convictos que foi ela quem ateou fogo ao seu próprio apartamento.
Regina diz a Valdemar estar disposta a pensar na hipótese de contratar Susana se ela desistir de casar com Rui.
Lola diz aos inspetores que apesar de Lalá ser sua filha, ela tem de ser punida pelos seus actos, acreditando piamente que foi ela quem ateou fogo à própria casa para se vingar do ex-marido. Sal pressiona os polícias para lhe dizerem o que descobriram para que tenham deixado de pensar na tese de Simone ter sido assassinada.
Susana diz que Valdemar pediu que ela fosse já hoje falar com ele e Regina, mas ela adiou para amanhã. Susana nota que Rui não ficou satisfeito, com este a acabar por admitir não lhe agradar a ideia de ela ir sair de casa quando estão prestes a casar-se e a ir de lua-de-mel, tendo já planeado estarem fora quatro meses. Marlene também dá razão a Rui, deixando Susana hesitante.
Inspetores acabam por contar a uns insistentes Sal, Tomané e Lola que Simone pode ter sido identificada num aeroporto.
Inspetores revelam que Simone pode ter sido vista a viajar para o Dubai, mas não poderem afirmar com exatidão se era ela por o seu passaporte ter outro nome. Sal fica em absoluto choque.
Rui continua a argumentar a Susana que o dinheiro que tem permite que eles vivam desafogadamente, não sendo necessário que ela trabalhe, insistindo não fazer nenhum sentido que se casem para depois ela ir dedicar-se a tempo inteiro à gravidez de Regina, mal se indo verem. Susana olha-o hesitante.
Jaime diz a Martim ser praticamente óbvio que foi Lalá quem incendiou o apartamento, dizendo que não se conseguiu conter a quase matar Lalá quando o viu desmaiado com a casa a arder, assumindo ser uma pessoa diferente agora. Martim diz ao pai que ele lhe tem de lhe explicar melhor o que mudou nele, deixando-o tenso.
Inspetores dizem que essa mulher que pode ser Simone não saiu por enquanto do Dubai, com Tomané a assinalar que Simone pode ter usado mais que um passaporte falso para sair de lá. Sal diz a Tomané e Lola faltar descobrir quem anda a ajudar Simone a permanecer escondida.
Marco fala ao telefone com alguém que lhe agradece pela ajuda que lhe deu a fugir. Marco diz a essa pessoa para não lhe ligar mais, dizendo que depois a informa do momento certo para que ela possa regressar.
Rui confronta Susana a questioná-la se ela quer mesmo casar-se com ele, estando com cada vez mais dúvidas disso. Susana acaba por decidir-se em adiar ir trabalhar para Regina por não o querer perder. Beijam-se apaixonados. Marlene aproveita aquela distração para se apoderar do telemóvel de Susana.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.