Neste episódio
Lalá (Inês Castel-Branco) continua a fazer as obras na casa com David (Luís Garcia), esboçando ar desmoralizado por assim ir demorar muito tempo a ter a casa operacional. Sorri satisfeita por Sr. Manuel chegar com os seus homens tal como tinha prometido para avançarem com as obras. Lalá recebe chamada anónima, ficando atónita ao ouvir a voz de Simone (Alexandra Lencastre).
Marlene (Leonor Seixas) chega ao palacete, entrando pelas traseiras. Rosa (Mafalda Tavares) fica a olhá-la com má cara, dizendo-lhe ter a certeza que ela está envolvida no que aconteceu a Cacau (Matilde Reymão). Marlene disfarça a sua tensão. Soraia (Paula Neves) repreende Rosa a ameaçar despedi-la, Rosa cala-se. Marlene olha surpresa para Soraia a dizer-lhe que tem pessoas na sala para falar com ela.
Tiago (José Condessa), acompanhado de Regina (Christine Fernandes), Valdemar (Vitor Hugo), Salomão (Paulo Pires), Júlia (Fernanda Serrano), Martim (Lucas Dutra), Jaime (Sérgio Praia) e Quim (Paulo Calatré), questiona sério Marlene (Leonor Seixas) se viu Cacau entrar efectivamente no helicóptero. Marlene olha-os muito tensa
Marco (Diogo Amaral) olha terno para Cacau, que continua a dormir profundamente. Marco verifica a colocação da câmara que a vai permitir vigiar, fazendo-lhe depois uma festinha a pedir-lhe desculpa. Cacau mexe-se e Marco sai rapidamente antes que ela o possa ver. Marlene tenta ganhar tempo, sem saber como responder à pergunta sobre se viu Cacau a entrar no helicóptero, todos a olham desconfiados. Marlene acaba por negar ter estado com Cacau quando ela embarcou, dizendo que quem pode confirmar isso são os donos da Equador.
Simone justifica-se a Lalá que teve mesmo de fugir por andar a ser pressionada sobre o seu passado. Diz-lhe ter decidido ligar-lhe agora para saber novidades sobre Cacau poder ter morrido, ficando espantada por Lalá não estar ao corrente do assunto.
Marlene insiste que os donos da Equador é que podem confirmar se Cacau entrou no helicóptero, dizendo que eles mandaram um motorista levar Cacau ao heliporto. Tiago liga de imediato para a Equador sob o olhar atento de Marlene.
Rosa vinca a Lola (Ana Bustorff) ter a certeza que Marlene está envolvida no acidente de Cacau. Lola diz-lhe não a poderem acusar sem provas, com Rosa a começar a mexer de imediato na mala de Marlene. Lola olha-a espantada.
Lalá olha irritada para Simone a pedir-lhe para descobrir como está a história de Cacau poder ter morrido, com Simone a prometer recompensá-la bem mais tarde.
Anita recrimina-se chorosa a Tiradentes por Cacau poder ter morrido, recordando que foi ela quem contou a Cacau que os donos da Equador estavam interessados no chocolate dela. Tiradentes insiste com ela que tem de confiar nas palavras de Baobá de Cacau estar viva.
Tiago conta que os donos da Equador estão em Lisboa, querendo ir já falar com eles. Salomão apresta-se para ir com ele. Valdemar deixa bem vincado a Marlene as suspeitas que tem dela, deixando todos surpresos.
Lola diz a Rosa para parar de mexer na mala de Marlene por ela vir aí. Marlene entra com Soraia e percebe que a sua mala está pousada num sítio diferente. Rosa engole em seco.
Lalá diz a Simone que Majoris pode ter fugido com receio de ser implicada na morte de Justino. Simone desliga a dizer a Lalá contar com ela para confirmar a morte de Cacau. Lalá fica estupefacta.
Anita admite a Tiradentes perceber agora que deixou a felicidade para trás ao sair de Itacaré, tendo saudades da vida simples que lá levava. Tem de súbito uma ideia e pede a Guto para chamar Quim, dizendo terem de tratar de prosseguir com o negócio de Cacau. Tiradentes sorri satisfeito por ver Anita com nova força.
Todos dizem a Valdemar achar que ele está a exagerar ao insinuar que Marlene está envolvida no acidente de Cacau. Valdemar diz resoluto não confiar mesmo nela, saindo disparado a dizer ir tentar encontrar provas contra ela. Guto pede a Quim para ir ao quarto falar com Anita.
Lola disfarça a Soraia e Marlene que Rosa confundiu a mala dela com a de Marlene, ambas a olham cépticas. Marlene desaba a chorar a dizer que todos a andam a culpar pelo acidente de Cacau, mormente Rosa. Marlene confirma que tem o envelope com dinheiro no peito, suspirando aliviada.
Lalá está a ver atónita as notícias sobre a possível morte de Cacau quando David chega. Lalá diz-lhe suspeitar seriamente que foi Sal a orquestradora do acidente da irmã para ficar com a fortuna da família, aproveitando a ausência de Simone para a culpabilizar. David olha-a chocado.
Júlia diz ir buscar o telemóvel ao carro, deixando Regina e Jaime sozinhos. Jaime olha nervoso para Regina a questioná-lo por que nunca mais lhe disse nada, achando que continuam a ser amigos.
David recorda Lalá que o filho de Cacau também será herdeiro da fortuna de Justino, sendo o pai dele o seu tutor. Lalá fica espantada a dizer agora perceber que só pode ter sido Marco a fazer aquilo para finalmente conseguir chegar à Bela Vista.
Todos acabam por concordar com Anita terem de prosseguir com o trabalho de Cacau na Bela Vista. Guto assente poder regressar a Itacaré, mas diz a Anita precisar da ajuda dela por lá. Anita fica surpresa.
Jaime disfarça constrangido a Regina continuar a ser amigo dela, desculpando-se que cortou mais o contacto com ela por causa dos seus problemas pessoais. Regina diz a Jaime esperar que ele não tenha acabado o seu relacionamento com Vitória por causa dela, Jaime olha-a atrapalhado.
Anita diz ainda não ter tomado uma decisão sobre regressar a Itacaré, com Guto a insistir que ela pode ir viajando entre Portugal e Brasil. Anita concorda. Guto assente a Quim poder tentar reproduzir a receita do chocolate de Cacau. Todos se abraçam satisfeitos a pensar que Cacau vai gostar muito que eles não deixem a ideia do cacau poró morrer.
Soraia diz a Marlene estar do seu lado por saber como os ricos têm o hábito de culpabilizar os mais pobres por todos os problemas, dizendo que também foi injustamente acusada de ser cúmplice da morte de Justino tempos atrás. Marlene liga para Marco a dizer-lhe que desconfiam dela estar envolvida no acidente de Cacau, perguntando-lhe que fazer.David e Lalá concordam que Marco certamente não gostou que Cacau o tenha deixado para ficar com Tiago. David comenta com Lalá que todos acreditam que Marco não pode ser o pai de Marquinho, apesar do teste de paternidade ter confirmado isso. Lalá afirma acreditar que Marco falsificou o teste e pede ajuda a David para se arranjar, pois precisa visitar uma pessoa.
Marco diz a Marlene para manter a calma, pois ninguém tem provas contra ela. Ele afirma que ela precisa continuar no palacete para controlar as movimentações. Marco verifica o quarto de Cacau e desliga o vídeo, tenso ao ver a raiva dela por estar presa no quarto.
Cacau grita furiosa para a câmara de segurança, percebendo que foi raptada.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.