Neste episódio
Tiago (José Condessa) tenta justificar-se a Cacau (Matilde Reymão) que só se envolveu com Sal (Carolina Amaral) porque ela o rejeitou, tendo pensado na altura que a tinha perdido para sempre. Cacau diz magoada a Tiago que podia ter escolhido qualquer outra pessoa que não a irmã dela, saindo desolada. Tiago vira a sua fúria para Regina (Christine Fernandes) a criticá-la por ter contado aquilo a Cacau.
Simone (Alexandra Lencastre) acaba de subir as escadas. Soraia (Paula Neves) e Marlene (Leonor Seixas) olham assombradas para a destruição que Simone deixou na sala.
Sal (Carolina Amaral) e Tomané (Salvador Nery) ouvem reprovadores Susana (Isabel Figueira) a contar-lhes desiludida que Rui (Nuno Pardal) acabou por admitir que era amante de Simone. Esboçam ar desconfiado por Susana dizer que foi Rui que fez questão que se casassem por comunhão de bens. Susana fica atónita por ver ali Marlene (Leonor Seixas), que fica a olhá-la comprometida.
David (Luís Garcia) finaliza uma chamada para a mãe, dizendo a Lalá (Inês Castel-Branco) que ela desconhece essa ida de Manuel para a África do Sul. Lalá insiste com David na teoria que Cacau esteve presa em casa de Marco (Diogo Amaral), mostrando-lhe uma fotografia da agressão que Marco lhe fez para a impedir de entrar no quarto em casa dele, além da história da pimentinha que encontraram de Cacau. Olham-se desconfiados.
Simone (Alexandra Lencastre) entra no seu antigo quarto, deparando-se com Marquinho no berço. Fica a olhá-lo com ar ameaçador.
Tiago critica duramente Regina por ter contado do seu caso com Sal a Cacau, justificando-se que só não lhe tinha dito nada porque Cacau já tinha problemas que chegassem, dizendo que agora ela só fez com que Cacau ficasse ainda mais destruída. Tiago sai disparado, deixando Regina a chorar com remorsos.
Todos explicam a uma furiosa Susana que Marlene está ali a viver em casa por ela lhes ter dito que ela a tinha expulsado de casa, com Susana a contrapor que Marlene a ela lhe disse que agora estava a trabalhar como babysitter. Todos concordam que Marlene só pode ser cúmplice de Rui naquela teia de mentiras. Marlene esboça ar muito aflito.
Simone pega em Marquinho com ar perigoso, dizendo estar a pensar ir dar uma volta com ele lá fora. Rosa entra e fica de imediato apavorada ao ver Simone com o bebé. Marlene tenta disfarçar que veio ali para casa para não interferir na vida de Susana e Rui. Todos esboçam ar cético, recordando depois que Marlene conseguiu convencer Cacau a ir com ela para o Porto, ficando a olhá-la muito desconfiados. Marlene está cada vez mais aflita. Todos encurralam Marlene, cada vez com mais suspeitas que ela está envolvida no acidente de helicóptero de Cacau. Marlene é salva pelos gritos de Rosa na sala de Simone querer levar Marquinho. Susana fica a sós com Marlene, atendendo uma chamada de Rui do número de Marco no telefone dela, com Rui a avisá-la para sair dali depressa. Marlene empurra Susana para fugir, mas Tiradentes surge-lhe à frente.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.