EP 2 Cacau ouve o impensável da boca de Filó

Em «Cacau», Quim (Paulo Calatré) atende a chamada de Filó (Sofia Nicholson), dizendo-lhe que se sente culpado pelo acidente de Justino (António Capelo), mas esta responde que o melhor que podia ter acontecido foi Justino ter tido o acidente por assim ninguém ir descobrir o crime que cometeram. Estaca atrapalhada quando vê Cacau (Matilde Reymão) a olhá-la séria.
Ter, 16 jan 2024 21:50 TVI

Neste episódio

Tiago (José Condessa) acompanha Justino (António Capelo), que está inanimado e Simone (Alexandra Lencastre), que balbucia algo, acabando por dizer a palavra Itacaré.

Filó (Sofia Nicholson) assevera a Anita (Catarina Nifo) que não há dinheiro nenhum para dar a Cacau (Matilde Reymão). Esta entra disparada com Pitty (Ludy Guimarães) e Guto (Vitor Britto) a dizerem terem de celebrar, mostrando alguns cacaus.

Sal (Carolina Amaral) e Rui (Nuno Pardal) entram satisfeitos com a perspetiva de ficarem ricos com a venda da fazenda. Sal tenta envolver-se com Rui, que fica incomodado e avisa-a que não podem ainda cantar vitória até conseguirem interditar Justino para que ele não impeça a venda da fazenda. Ficam curiosos por ouvir barulho de festa na cozinha.

Cacau, Guto e Pitty dizem a Sal e Rui que têm algo que pode salvar a fazenda da falência, mostrando-lhes o cacau que trouxeram para eles provarem.

O enfermeiro diz a Tiago que Justino ainda está a ser operado, enquanto Simone já está livre de perigo. Pipa (Sílvia Chiola) chega com roupas para Tiago, que lhe diz que quase matou o melhor amigo do seu pai. Pipa insiste para ele ligar a Salomão. 

Sal não dá nenhuma importância à novidade de Cacau ter conseguido criar cacau picante com as sementes que andou a plantar com malaguetas durante anos.

Filó atende o telefone, dizendo a Sal que os pais dela tiveram um acidente.

Regina (Christine Fernandes) e Valdemar (Vitor Hugo) sorriem satisfeitos por a primeira ter conseguido persuadir Simone a contratá-la para trabalhar na casa da família, com esta a referir que o próximo passo será tornar-se íntima de Simone.

Sal e Rui arrumam as suas coisas para viajarem já para Portugal por causa do acidente de Simone e Justino. Uma pasta preta cai da mala de Sal, ficando esquecida no quarto.

Filó acende uma vela em frente à imagem de uma santa a agradecer-lhe pelo acidente de Justino e Simone, que impediu que outras verdades fossem reveladas.

Salomão (Paulo Pires) e Lalá (Inês Castel-Branco) olham-se preocupados por estarem quase a perder tudo com os maus investimentos que fizeram. Vanda avisa Salomão que Tiago está no hospital por ter tido um acidente. Lalá diz a Salomão que aquela é a oportunidade perfeita para ele se aproximar do filho.

Cacau, escondida, fica em choque por ouvir Rui e Sal a falarem que os seus planos de venderem a fazenda ficaram mais próximos de se concretizar com o acidente de Justino. Rui olha intrigado para Sal a dizer que não precisam de vender a fazenda à pressa se Justino tiver ficado muito mal do acidente e herdar a fortuna dele. Rui sonda Sal sobre a possibilidade de ela ficar a gerir a fazenda, com Sal a concluir que é mesmo melhor vender tudo por não querer trabalhar com alguém como Cacau.

Salomão chega ao hospital, onde Pipa o recebe. Esta nega ser namorada de Tiago, sendo somente sua amiga. Salomão fica atónito por Tiago lhe contar que o acidente que teve foi com Justino e Simone, estando este em perigo de vida.

Cacau faz surf, tentando descomprimir dos problemas. Sai da água e mete-se na moto 4, acelerando praia a fora.

Tiago acorda dorido na cama, ficando espantado ao ver que Pipa passou a noite com ele. Pipa insiste para o deixar ajudar com as suas mazelas, mas Tiago afasta-se dela a dizer ter de ir já ao hospital ver como estão Simone e Justino.

Salomão diz a Lalá que Sal está a contar que Justino morra para ficar com o dinheiro dele, mas enquanto ele estiver vivo isso não vai acontecer por ter plenos poderes para gerir o património dele. Lalá diz a Salomão estar ali a solução para os problemas dele.

Regina olha em choque para Soraia (Paula Neves) a contar-lhe que os serviços dela já não vão ser necessários por Justino e Simone estarem à beira da morte. 

Salomão olha hesitante para Lalá a insistir com ele para usar o dinheiro de Justino para saldar as suas dívidas, dizendo que depois ele pode repô-lo quando tiver recuperado as suas finanças.

Quim (Paulo Calatré) atende a chamada de Filó, dizendo-lhe que se sente culpado pelo acidente de Justino, mas esta responde que o melhor que podia ter acontecido foi Justino ter tido o acidente por assim ninguém ir descobrir o crime que cometeram. Estaca atrapalhada quando vê Cacau a olhá-la séria.

Baobá (Maria das Graças), a arrumar o quarto dos patrões, olha intrigada para a pasta preta que Sal ali deixou esquecida. 

Filó diz a Cacau que não podem fazer nada para impedir a venda da fazenda se não tiverem nenhuma prova dos planos de Sal. Sueli aparece e entrega-lhes a pasta que Sal deixou esquecida no quarto. Cacau e Filó olham chocadas para o projeto de um hotel de luxo.

Marco (Diogo Amaral) faz a apresentação do hotel de luxo que está a ser projetado para fazer em Itacaré aos investidores, que sorriem recetivos. 

Sal está ao pé de Simone a pedir-lhe que não morra, muito abalada. Simone recobra a consciência e diz à filha que tem de matar a sua irmã. Sal olha confusa para a mãe, que se começa a sentir mal, entrando em paragem cardiorrespiratória.


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: Cacau ouve o impensável da boca de Filó
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA