EP 17 Heitor dá um tiro a Quim

Em «Cacau», Tiago (José Condessa) e Marco (Diogo Amaral) disfarçam a Cacau (Matilde Reymão) que já se conheciam por Marco se relacionar com o pai de Tiago. Cacau e os amigos despedem-se emocionados. No meio da vegetação, Heitor (Adriano Toloza) faz mira a Tiago e Quim (Paulo Cataré), acabando por deter-se neste último, alvejando-o na perna. Todos entram aflitos no helicóptero a perceber que está alguém a disparar sobre eles. Já no helicóptero, Cacau (Matilde Reymão) troca um olhar com Heitor, que a olha furioso de frustração.

Ter, 6 fev 2024 21:50 TVI

Neste episódio

Tiago (José Condessa) e Marco (Diogo Amaral) disfarçam a Cacau (Matilde Reymão) que já se conheciam por Marco se relacionar com o pai de Tiago. Cacau e os amigos despedem-se emocionados. No meio da vegetação, Heitor (Adriano Toloza) faz mira a Tiago e Quim (Paulo Cataré), acabando por deter-se neste último, alvejando-o na perna. Todos entram aflitos no helicóptero a perceber que está alguém a disparar sobre eles. Já no helicóptero, Cacau (Matilde Reymão) troca um olhar com Heitor, que a olha furioso de frustração.

Delegada diz a Cláudia (Joana Duarte) não ter como confirmar que foi Heitor quem raptou Quim. Pipa (Sílvia Chiola) abraça Cláudia por finalmente estar em liberdade.

Salomão (Paulo Pires) olha atónito para Tiago a contar-lhe que Cacau é afinal a filha de Justino (António Capelo), mas com Filó (Sofia Nicholson), de um caso que tiveram. Diz ainda ao pai que a família veio toda para Portugal para escapar do assassino que andava atrás deles em Itacaré.

Rui (Nuno Pardal) discute com Heitor ao telefone, dizendo-lhe irritado que não lhe vai pagar mais nada por ele ter falhado na sua missão. Rui diz a Sal (Carolina Amaral) achar que não consegue envolver-se com ela por ela o tratar como a um empregado. Sal repara como Simone está bem vestida, mas esta limita-se a dizer-lhe enigmática ir tratar do futuro delas. Rui diz a Simone (Alexandra Lencastre) não aguentar mais manter aquela farsa de continuar com Sal quando gosta é dela. Simone sossega-o, prometendo passarem a noite juntos. 

Regina (Christine Fernandes) diz a Valdemar (Vitor Hugo) que pode partir de Itacaré por o assassino já não estar por ali. Suspira num misto de alívio e pesar por não saber onde ela está. Regina entrega dinheiro a Soraia (Paula Neves) para ela não a denunciar.

Júlia (Fernanda Serrano) recusa irritada a Salomão (Paulo Pires) a ideia de acolher a família de Quim lá em casa, mas Salomão diz-lhe que não foi ele quem está a pedir aquilo. Tiago entra e Júlia fica muito feliz e emocionada, abraçando-o.

Guto (Vitor Britto) e Pitty (Ludy Guimarães) estão muito tristes e preocupados por Cacau ter partido de Itacaré e ainda não saberem nada dela e da família há dois dias.

Quim, Filó, Anita (Catarina Nifo) e Cacau estão instalados no gabinete de Salomão, acompanhados de Lalá (Inês Castel-Branco). Anita e Cacau esboçam ar frustrado por Filó lhes dizer que não podem dizer a ninguém onde estão. Todos ficam aflitos quando ouvem Simone a discutir com Vanda do lado de fora a exigir falar já com Salomão.

Quim diz à família que Simone não pode mesmo saber que eles estão ali. Lalá diz-lhes que Simone não veio ali por causa deles.

Júlia continua muito emocionada por ver Tiago de volta àquela casa. Salomão corta o momento dizendo que Tiago somente veio ali para pedir um favor, ambos o olham irritados. Júlia fica pasma por Tiago contar-lhe agora que é Cacau quem é a filha bastarda de Justino.

Marco diz a Vitória (Teresa Tavares) que não esperava voltar a vê-la depois da última discussão que tiveram. Olha surpreso para Vitória a dizer-lhe que já decidiu fazer um esforço por ele e dar-lhe o filho que ele tanto deseja.

Cacau diz ser mesmo impossível que Simone tenha descoberto que eles estão ali. Lalá recebe uma chamada de Salomão, avisando-o que Simone está ali no escritório e só deve sair depois de falar com ele.

Tiago olha chateado para Salomão a dizer a Júlia que o filho anda tão focado em ajudar os caseiros de Itacaré por se ter apaixonado. Júlia fica atónita por Tiago e Salomão lhe contarem que Simone e Sal contrataram um assassino para matar a filha de Justino.

Pipa não consegue esconder a Cláudia que ficou a gostar de Heitor, mas assevera-lhe ir manter os seus planos de vingança contra Salomão usando Tiago. Fica surpresa por Cláudia lhe dizer que Tiago já se foi embora de Itacaré, com Cláudia a dizer-lhe ser mais que óbvio que Tiago não gosta dela. Valdemar, mais afastado, observa-as.

Júlia abre o seu coração com Tiago a agradecer-lhe por se ter afastado dela por isso a ter feito perceber finalmente que ele sempre teve razão ao dizer-lhe que ela devia deixar Salomão, já tendo tomado a decisão de futuramente se divorciar dele. 

Valdemar, fingindo ser homossexual, diz a Pipa ser natural que ela se tenha deixado enrolar por um homem como Heitor. Pipa aceita o convite de Valdemar para beber uma bebida com ele.

Vanda bate à porta a dar sinal a Lalá que Simone já não está na receção. Lalá apressa a família para saírem agora dali. Cacau sorri grata para Lalá, que disfarça um sorriso amistoso de volta.

Valdemar e Pipa caminham em direção ao Império do Chopp a conversarem, com Pipa a contar-lhe ser psicóloga numa agência matrimonial, lastimando-se que também devia ter procurado uma para a sua vida pessoal. Tiradentes começa de imediato a criticar Pipa mal a vê. Valdemar ameaça Tiradentes dar cabo dele se ele não parar com aquilo.

Os Coutinho chegam a casa de Salomão trazidos por Santos. Anita abraça e beija Tiago de imediato, deixando este incomodado e Júlia espantada. Júlia diz a Quim e Filó para ficarem à vontade, trocando de seguida um sorriso simpático com Cacau, simpatizando imediatamente com ela. 

Delegada ouve surpresa Guto e Pitty a contarem-lhe que Heitor pode ter vindo para Itacaré para matar a filha ilegítima de Justino, mas os irmãos negam de imediato saberem quem ela é. Guto e Pitty entregam a fotografia de Chiquinha à Delegada, dizendo que ela será a mãe dessa rapariga, mas que há várias versões na história. Que uns dizem que ela teve um filho com Justino, outros que ela abortou e outros que a criança foi adotada. Baobá, a ouvir tudo, esboça ar enigmático. 


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: Heitor dá um tiro a Quim
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA