Neste episódio
Cacau (Matilde Reymão) justifica-se a Quim (Paulo Calatré) e a Filó (Sofia Nicholson) que decidiu dar a entrevista ao jornalista por que estava farta das constantes ameaças de Sal (Carolina Amaral), que culminaram com ela ter tentado estragar a festa de apresentação do seu chocolate. Filó observa que isso não vai impedir Sal de despedi-los da fazenda. Cacau sai a dizer querer ver pessoalmente a reação de Sal quando souber da notícia.
No quarto de Tiago (José Condessa), Pipa (Sílvia Chiola) acaba por conseguir encontrar o bilhete de Cacau para Tiago num casaco dele. Fica a lê-lo enciumada.
Anita (Catarina Nifo) diz a Tiradentes (Paulo Guidelly) achar que Kenny (Rafael Medrado) foi agredido por dois traficantes. Tiradentes nega a Anita saber por que fizeram aquilo a Kenny, ficando furioso a pensar em Corvo. A Delegada chega com polícias a dizer terem de descobrir quem agrediu Kenny.
Cláudia (Joana Duarte) olha espantada para Vasco (Rodrigo Soares) a dizer-lhe que lhe pareceu ter visto Heitor (Adriano Toloza) naquela manhã. Cláudia diz que isso é altamente improvável por ele ter a polícia à perna.
Marco (Diogo Amaral) está reunido com Albano e Tomané (Salvador Nery), criticando-os por terem revelado publicamente que Cacau é filha de Justino (António Capelo). Tomané assevera a Marco que foi Cacau quem quis expor aquela situação, dizendo juntamente com Albano que aquela é a melhor forma de proteger Cacau dos ataques de Sal e Simone. Marco permanece cético.
Vitória (Teresa Tavares) diz a Simone (Alexandra Lencastre) que só a vai conseguir ajudar na história de Cacau poder ser filha de Justino se ela for sincera consigo e lhe conte tudo o que sabe sobre o assunto.
Cacau diz a Sal ter mudado de ideias sobre já não querer saber da possibilidade de ser filha de Justino, indo lutar para ser reconhecida. Cacau passa a Sal a notícia do jornal, Sal e Rui ficam em choque.
Pipa diz irritada a Martim (Lucas Dutra) que os seus receios se confirmaram e Cacau não vai deixar Tiago em paz, mesmo não querendo estar com ele, tendo de pensar numa maneira de a manter à distância.
Sal critica Cacau a dizer que ela está por fim a demonstrar a sua verdadeira faceta de afinal não se importar nada de ser filha de Justino para poder ser rica. Cacau responde a Sal que somente está a fazer aquilo para poder ficar com a fazenda.
Júlia (Fernanda Serrano), a acabar de ler a notícia de Cacau, diz a Tiago que Simone deve estar furiosa. Tiago pede-lhe para tentar descobrir o que Simone pensa do assunto, contando à mãe que esmurrou Salomão por ter pensado que tinha sido ele a revelar que Sal é filha de Justino, mas ele está afinal inocente naquela história.
Sal e Rui (Nuno Pardal) avisam Cacau que ela nunca vai conseguir provar ser filha de Justino e ficar com o que quer que seja da família. Cacau somente diz a Sal para pensar na proposta de lhe dar a fazenda, e em troca ela desiste de provar ser filha de Justino e de tudo o resto. Sal sopra o ar furiosa.
Heitor acerca-se por detrás de Baobá (Maria das Graças) na fazenda e coloca-lhe um pano com clorofórmio na boca, fazendo-a desmaiar. Vai de seguida para o interior.
Sal sopra o ar irritada por Simone não atender o telefone. Heitor, a observá-los, coloca uma máscara na cara e deflagra de seguida uma bomba de gás. Sal e Rui começam a tossir sem ver nada à frente. Heitor fá-los desmaiar, ficando de seguida a olhar com interesse para Sal.
Heitor agarra Sal e fá-la desmaiar, observando-a com interesse. O fumo desaparece e Heitor olha com altivez para Rui e Sal inanimados.
Simone conta a Vitória da possibilidade de Cacau ser filha de Justino, sorrindo mais aliviada por Vitória lhe dizer que por enquanto ela pode ficar descansada por o teste de ADN entre eles ter dado negativo.
Cacau confirma a Quim e Filó que é bastante provável que Sal os expulse da fazenda depois de lhe ter mostrado a entrevista que deu no jornal, dizendo-lhes que Guto e Pitty também vêm com eles.
Salomão e Jaime pedem a Marco ajuda para convencer Cacau a regressar a Portugal para fazer um novo teste de ADN com Justino. Marco alerta que isso de nada servirá se for feito de forma não oficial, ficando atónito por eles acabarem por lhe confessar que Justino recuperou a consciência.
Justino diz a Regina e Lola achar que há alguém lá em casa a passar coisas informações. Lola fica atrapalhada e Regina inquieta.
Salomão afiança Jaime que Marco os vai ajudar com Cacau por ele se preocupar com ela. Lalá diz a Salomão e Jaime já saber como descobrir como Tomané sabe tanto sobre os Vaz Pereira.
Lola alvitra a Justino que pode ser por Cacau que o jornalista descobriu tantas informações lá de casa. Justino não fica convencido, além de pensar que Cacau anda atrás do seu dinheiro.
Um segurança vigia os jornalistas, que estão de plantão à porta. Júlia chega e Vitória está a prestar declarações aos jornalistas, dizendo que Sal e Simone não reconhecem Cacau como filha de Justino. Júlia olha-a irritada. Tomané chega, cumprimentando com cumplicidade o segurança, que o deixa passar. Segurança diz a Lalá que tem ordens para não a deixar entrar. Simone acaba por deixar Júlia entrar por ela lhe afiançar não estar ali a mando de Salomão. Júlia pergunta o que se está a pensar fazer em relação a Cacau. Simone fica tensa por Júlia lhe dizer que sabe do que ela é capaz quando são precisas medidas extremas, tal como fez com a antiga amante de Justino.
Quim, Filó e Cacau estão a pedir ajuda a Cláudia por Sal os querer expulsar da fazenda. Cláudia, elogiando Cacau por ter feito frente aos Vaz Pereira, diz-lhes que podem ficar numa casa que tem lá na pousada.
Tiago conta a Pipa que agrediu Salomão por achar que tinha sido ele a revelar publicamente que Cacau é filha de Justino e fica atrapalhado por Pipa lhe perguntar se ele ainda sente alguma coisa por Cacau.
Marco olha atónito para Nanda a dizer-lhe que acabou de ver Vitória na televisão a defender Simone e Sal. Vitória chega nesse momento a pedir a Marco para falarem.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.