EP 40 Soraia confronta Tomané e concluiu: «A toupeira sou eu»

Em «Cacau», Tomané (Salvador Nery) assevera a Soraia (Paula Neves) que sempre gostou dela de verdade. Soraia não acredita nele, fugindo disparada e deixando-o ali amarrado.

Qua, 13 mar 2024 22:00 TVI

Neste episódio

Regina (Christine Fernandes) ajuda Vitória (Teresa- Tavares) a recuperar do desmaio. Sal (Carolina Amaral) diz egoísta não poder ficar agora sem Vitória (Teresa Tavares), que lhe faz muita falta.

Pipa (Sílvia Chiola) admite a Valdemar (Vitor Hugo) agradar-lhe a ideia de fugir com Heitor (Adriano Toloza) e recomeçar a sua vida longe dali com ele. Valdemar questiona-a se isso significa que ela não gosta de Tiago (José Condessa), com Pipa a acabar por confessar que o seu namoro com ele tem um interesse secreto por trás, contando-lhe que Salomão (Paulo Pires) meteu o seu pai injustamente na prisão, querendo usar Tiago para o atingir.

Tomané (Salvador Nery) acorda da pancada que levou, ficando atónito ao perceber que está amarrado. Soraia (Paula Neves) diz-lhe ameaçadora querer que ele lhe conte já tudo o que se está a passar.

Vitória tenta recompor-se, mas fica novamente maldisposta e segue disparada para a casa de banho. Todos pensam intrigados se ela estará grávida. 

Nanda está na agência à espera de conhecer o seu par, inquieta por ele ainda não ter aparecido. 

Tomané assevera a Soraia que sempre gostou dela de verdade. Soraia não acredita nele, fugindo disparada e deixando-o ali amarrado. 

Justino (António Capelo), com a ajuda de Lola (Ana Bustorff), liga para Jaime (Sérgio Praia), dizendo-lhe para tratar o mais depressa possível do seu divórcio. Lola abraça Justino, que chora abalado.

Marco (Diogo Amaral) chega a casa, sorrindo satisfeito a ver Patrícia e os ajudantes a escolherem roupa para Cacau (Matilde Reymão). Marco ordena à empregada que mande o que resta das coisas de Vitória para casa dela. Guarda de seguida as fotografias deles juntos, como que encerrando definitivamente aquele ciclo na sua vida.

Nanda chora abalada por o seu encontro não ter comparecido. Tiago diz a Duarte para dar uma desculpa a Nanda de o par dela ter tido algum imprevisto. Tiago questiona Martim (Lucas Dutra) onde andará Pipa.

Valdemar assegura a Pipa que não vai contar nada a ninguém sobre o que ela lhe revelou. Pipa sorri a acreditar nele. Regina esboça ar preocupado depois de Valdemar lhe ter contado de Pipa querer usar Tiago para vingar o pai.

Lola conforta Soraia, que continua a chorar abalada por ter sido usada por Tomané. Soraia conta-lhe vingativa que deixou Tomané amarrado. Lola fica preocupada, perguntando onde ele está antes. Lola, vestida de lixeira, vem ter com o filho, libertando-o das amarras. Lola diz a Tomané para deixar Soraia e os Vaz Pereira em paz se não quer problemas com ela.

Salomão lastima-se a Lalá (Inês Castel-Branco) não saber como vai conseguir devolver a Justino o dinheiro que lhe roubou. Lalá relativiza a dizer-lhe que ninguém vai descobrir o que ele fez.

Justino recorda tudo o que tem descoberto desde que saiu do coma, esboçando ar de ódio por Simone o andar a trair com Rui e Sal desejar a sua morte, esboçando sentimento de afeto quando se recorda de Cacau. Justino decide que tem de tomar resoluções rapidamente e sai da cama, esforçando-se ao máximo para voltar a andar.

O dia já nasceu, com Justino a continuar a caminhar pelo quarto para recuperar a sua locomoção.

Salomão disfarça a sua tensão por Jaime lhe dizer que o chamou ali para ele lhe explicar por que desviou dinheiro das contas de Justino.

Regina ajuda Justino a sentar-se, dizendo que ele não pode forçar tanto a sua recuperação. Justino pergunta a Regina se já se conheciam. Regina nega, virando-lhe as costas atrapalhada.

Cacau, Guto (Vitor Britto) e Pitty (Ludy Guimarães), de partida para Portugal, despedem-se de Filó (Sofia Nicholson), Quim (Paulo Calatré) e Anita (Catarina Nifo), que pede à irmã para dar uma lição a Sal (Carolina Amaral). Aparecem os traficantes, que voltam a avisar Kenny (Rafael Medrado) que corre risco de vida se não pagar o que deve a Corvo. Kenny esboça ar tenso por Anita lhe perguntar o que se está a passar afinal entre ele e os traficantes. 

Salomão justifica-se a Jaime que usar o dinheiro de Justino foi a única maneira que arranjou para não ir à falência, apesar de nunca ter querido roubar o amigo. Salomão pede-lhe que lhe deixe ser ele a contar a verdade a Justino. Salomão sugere a Jaime que Justino e Cacau façam a recolha par ao teste de ADN no seu escritório.

Rui tenta persuadir Sal a deixar que os Coutinho voltem para a fazenda, Sal ignora-o. Rosa entrega a edição do Informativo a Sal, que fica furiosa por eles não terem publicado a notícia.

Marco vem buscar Cacau, Guto e Pitty ao aeroporto, sorrindo de imediato embevecido ao vê-la.  Cacau fica surpresa por Marco lhe dizer que a vai já levar a fazer o teste de ADN com Justino.

Lola chega com Justino ao escritório de Salomão, onde já estão Vasco e um enfermeiro para fazer a recolha genética. Jaime fica desapontado por Lola lhe dizer que Regina não pôde vir. Justino questiona irritado Jaime porque marcou a recolha no escritório do homem que o roubou.

Valdemar diz a Regina que não podia mesmo ir com Justino fazer a recolha para o teste de ADN porque se ia cruzar com Cacau, que pensa que ela não conhece os Vaz Pereira.

Marco entra com Cacau, com Justino a fingir de imediato continuar em coma. Lola não aguenta mais ver aquilo e ordena a Justino que pare de fazer teatro e abrace a filha. Justino abre os olhos, deixando Cacau atónita.


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: Soraia confronta Tomané e concluiu: «A toupeira sou eu»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA