Neste episódio
Valdemar (Vitor Hugo) insiste com Simone (Alexandra Lencastre) querer ajudá-la a dar a volta por cima, já lhe tendo reservado a suíte presidencial no hotel para ela ir para lá esfregar na cara de todos que duvidaram dela que está muito bem na vida. Simone pede-lhe um tempo para pensar, esboçando ar envergonhado por Valdemar admitir estar completamente apaixonado por ela.
Cacau (Matilde Reymão) olha atónita para Regina (Christine Fernandes) a perguntar-lhe se acha que pode estar grávida.
Sal (Carolina Amaral) faz queixas aos inspetores de Cacau, dizendo acreditar que ela pode ter mesmo matado Pipa (Sílvia Chiola) para poder ficar com Tiago (José Condessa), tendo um comportamento obsessivo no que se refere aos homens, contando-lhes do episódio dela ter empurrado Vitória (Teresa Tavares) das escadas para ela perder o bebé devido a poder ter uma relação escondida com Marco (Diogo Amaral). Os inspetores olham-na espantados. Sal continua a denegrir Cacau aos agentes quando Simone chega, juntando-se a admitir não achar que Cacau seja mesmo filha de Justino. Agentes olham surpreendidos para Sal a desvendar agora que Cacau também mantinha uma relação com um assassino profissional, podendo ter sido ele quem matou Pipa.
Cacau está muito afectada com a ideia de estar grávida sem fazer ideia de quem seja o pai. Pitty (Ludy Guimarães) segue com Cacau para ela fazer o teste. Valdemar e Regina ficam apreensivos por Guto (Vitor Hugo) dizer que o pai do bebé só pode ser Tiago.
Tiago fala com Júlia (Fernanda Serrano) sobre Pipa ter tido um caso com Heitor (Adriano Toloza), não fazendo sentido que tenha sido ele a matá-la, referindo que lhe pareceu que eles gostavam mesmo um do outro. Tiago diz à mãe que há alguma coisa em falta naquela história, e Cláudia (Joana Duarte) será a única pessoa que a poderá desvendar.
Cláudia liga para Vasco (Rodrigo Soares) a dizer ter quase a certeza que o seu pai esteve em sua casa. Admite ao marido que há muita coisa que ele ainda não sabe sobre a sua família.
Valdemar e Regina dizem a Guto que a polícia pode colocar ainda mais sob suspeita Cacau de ter matado Pipa se ela estiver mesmo grávida de Tiago, por que assim teria um motivo para matá-la, sendo melhor esconderem que ela está grávida. Cacau vem com o teste já feito para a sala. Todos aguardam ansiosos pelo resultado.
Sal conta aos inspectores que ela e Rui (Nuno Pardal) foram raptados pelo assassino brasileiro como vingança dele pensar que eles fizeram mal a Cacau, teorizando depois com Simone que esse mesmo homem pode ser o responsável pela morte de Pipa, que era uma ameaça para Cacau ficar com Tiago, além de Salomão (Paulo Pires), o pai dele, ter tentado roubar Justino. Sal e Simone concluem que Cacau faz tudo por dinheiro, querendo ficar com Tiago e também herdar sozinha toda a fortuna de Justino.
Cacau fica abalada por confirmar que está mesmo grávida, mas decide que pretende mesmo ter aquele bebé. Regina diz ainda não poderem dizer a Cacau tudo que sabem sobre ela. Guto recebe chamada de Justino e ele e Pitty concordam ir ter com ele a sua casa para falarem sobre Cacau.
Sal e Simone despedem-se dos inspectores, sorrindo satisfeitas com a sua performance em denegrir Cacau. Soraia (Paula Neves), que ouviu tudo, corre para o interior. Sal olha confusa para Simone a dizer-lhe que vai voltar para o hotel por ter arranjado um patrocinador.
Os agentes PJ assentem que o próximo passo a dar é confirmar com Vitória se foi mesmo Cacau a causadora de ter perdido o bebé. Tomané critica os inspetores por não estarem preocupados por Cacau ter desaparecido por só investigarem a morte de Pipa. Olham-se em despique.
Tiago diz a Júlia que vai tentar encontrar Cacau entrando no email dela, tendo depois de tratar de falar com Cláudia. Marco atira-se furioso a Tiago a criticá-lo por ter colocado Cacau como suspeita da morte de Pipa. Júlia diz a Tiago ser mais que óbvio que Marco teve alguma coisa com Cacau. Tiago fica muito incomodado.
Vitória está a confirmar aos inspetores que Cacau a empurrou mesmo das escadas quando Marco entra, desmentindo-a a dizer que pode ter sido isso sim Sal a empurrá-la para culpabilizar Cacau. Marco defende acerrimamente Cacau a dizer que ela está a correr há muito tempo perigo de vida às mãos de Sal e Simone. Vitória olha-o furiosa.
Guto e Pitty disfarçam a Salomão e Justino não fazerem a mínima ideia do paradeiro de Cacau, e muito menos que ela estivesse sob suspeita de ter cometido um homicídio. Os jovens contam que foi Pipa quem pediu a Cacau e Tiago para se encontrarem, havendo ali mais mistérios naquela história. Salomão e Justino olham-nos apreensivos.
Na sala de visitas da prisão, Cláudia culpa Nelson (Pedro Giestas) pela morte de Pipa, dizendo que ela foi assassinada por o estar a ajudar nos seus planos de vingança, algo que sempre se recusou a fazer por ele ser mesmo culpado dos seus crimes. Nelson nega a Cláudia ter estado na casa dela, Cláudia olha-o muito desconfiada.
Marco continua a criticar Vitória por culpabilizar Cacau pela perda do bebé. Vitória acentua que Cacau é uma criminosa que matou Pipa. Marco perde a paciência e diz a Vitória ser melhor mesmo acabarem tudo um com o outro, dizendo não querer continuar com uma mulher tão amarga como ela, além de acreditar que Cacau é inocente em tudo que lhe está a ser imputado. Vitória esboça ar furioso e frustrado.
Guto e Pitty vêm com frutas e chocolates para Cacau experimentar para tentar reavivar a memória. Os irmãos olham-se confiantes que Cacau vai escolher as malaguetas e os chocolates para provar, mas esta escolhe antes uma banana. Ambos ficam surpresos.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.