EP 75 Sal e Simone devoram esfomeadas um pão: «Nunca um pão com queijo me soube tão bem na vida»

Em «Cacau», Sal (Carolina Amaral) e Simone (Alexandra Lencastre) devoram esfomeadas o pão que a primeira foi comprar. Sal diz a Simone compreender agora o que Justino (António Capelo) dizia sobre elas terem de passar por agruras para dar valor às coisas. Simone corta a conversa, irritada. 

Sáb, 27 abr 2024 21:45 TVI

Neste episódio

Sal e Simone devoram esfomeadas o pão que a primeira foi comprar. Sal diz a Simone compreender agora o que Justino dizia sobre elas terem de passar por agruras para dar valor às coisas. Simone corta a conversa, irritada. 

Filó e Quim estão a falar em videochamada com Justino, que lhes confirma que Cacau está bem e já está em Lisboa, sendo que a grande novidade é que ela teve um filho com Marco. Baobá, com uma chávena com sal na mão, deixa-a cair ao chão. 

Vitória critica duramente Marco por ter descoberto agora que ele estava a andar com Cacau ao mesmo tempo que com ela para Cacau ter tido um bebé dele agora, achando que Cacau está com ele por interesse. Marco diz que tal argumento é ridículo por Cacau ir herdar uma grande fortuna. Vitória estaca surpresa, dizendo agora perceber o que se está a passar e que o interesseiro naquela história é mesmo ele, saindo disparada. Marco fica apreensivo. 

Tiago diz a Martim achar que perdeu mesmo Cacau para Marco, ainda para mais por ela ter tido um filho com ele. Martim fá-lo ver que Cacau pode nem sequer gostar de Marco e essa história dela o amar pode andar a ser arquitetada por ele e Regina, insistindo que ele devia falar com ela pessoalmente. Tiago concorda com o amigo, esboçando ar esperançoso. 

Quim sai a dizer não acreditar nos presságios de Baobá de haver problemas com Cacau, indo é tratar de fazer a mala para ir para Lisboa. Filó fica preocupada por Baobá insistir que tanto Cacau como o bebé dela estão em perigo. 

Salomão olha interessado para Júlia a fazer ginástica na sala deitada num tapete. Aproxima-se dela sedutor, mas Júlia empurra-o a dizer que o prazo dele para provar que gostava dela se esgotou há muito tempo, querendo que ele saia já de sua casa. Salomão fica atónito. 

Cacau e Regina olham ternas para Marquinho. Susana entra para vir buscar o bebé. Regina diz a Cacau já ter percebido que ela está com algum problema, dizendo-lhe que lhe pode contar o que se passa. Cacau olha-a hesitante. 

Martim consegue descobrir em que hospital Cacau está passando um papel com o número do quarto dela a Tiago, que sai de sorriso apaixonado. 

Regina disfarça a sua tensão por Cacau lhe dizer achar que devia tentar encontrar o rapaz de quem se lembrou por poder ser ele o pai do seu filho, não tendo ainda conseguido perceber se sente alguma coisa por ele. Fica mais aliviada por Regina dizer que vai falar com Marco sobre aquilo para ele compreender as suas hesitações sobre ele ser o pai do seu bebé.

Regina diz tensa a Marco que estão mesmo com um grave problema com Tiago, precisando de falarem para verem como se podem livrar dele. Valdemar, seguindo as ordens de Regina, não autoriza que Guto e Pitty vejam Cacau, deixando-os espantados.

Simone olha desconsolada para a modesta pensão que Sal encontrou para elas passarem a noite. Sal arrasta a mãe a dizer que não têm mais para onde ir. 

Lalá vende a última bolsa que restava de Sal a uma amiga, ainda lhe dizendo vingativa para espalhar a palavra de Simone ser uma ladra.

Lalá fica atónita por Júlia lhe contar que finalmente arranjou coragem e expulsou Salomão de casa, dizendo-lhe que ela tinha razão ao dizer que ela estava a desperdiçar a sua vida com ele. Lalá fica ainda mais incrédula quando o vê à porta de sua casa de mala de viagem na mão. 

Tiago chega ao hospital à procura do quarto de Cacau. Respira fundo a preparar-se para o reencontro com a sua amada. Tiago olha embevecido para Cacau a dormir. Cacau desperta e olha muito espantada para Tiago a reconhecê-lo. Cacau admite a Tiago ter-se recordado dele, mas de forma difusa.

Tiago sorri a perceber pelo ar envergonhado de Cacau que ela se lembra de eles terem estado juntos. Tiago diz a Cacau o seu verdadeiro nome. A mente de Cacau começa de imediato a viajar por pedaços de memória da criação do cacau com pimenta, esboçando ar muito baralhado. 

Lalá avisa Salomão não o querer a viver em sua casa. Salomão insiste com Lalá que é mesmo com ela que quer ficar insinuando que ela só teria a ganhar se ficasse com ele, bastando para isso que ela o ajude a matar Júlia para ficarem com a fortuna dela. 

Sal e Simone são atendidas por Majoris, a rececionista da pensão. Simone continua muito contrariada por estar ali e Majoris percebe e recusa dar-lhes um quarto. Sal suplica, dizendo que ela e a mãe não têm mesmo mais para onde ir. Majoris acaba por ceder. 

Tiago diz a Cacau saber de uma maneira de a ajudar a lembrar-se de mais coisas, beijando-a com impetuosidade. 

Marco e Regina já delinearam um plano de ir contando aos poucos a Cacau as coisas que sabem dela, concordando começarem por falar-lhe de Justino ser seu pai. Regina diz a Marco terem de aproveitar a amnésia de Cacau para fingirem que ele também se envolveu com ela no passado para que ele possa dizer que Marquinho é filho dele e afastarem definitivamente Tiago dela.

Tiago diz a Cacau que ela é a mulher da sua vida e só precisa saber se ela gosta realmente dele, prometendo afastar-se se ela não quiser ficar com ele. Marco e Regina interrompem o momento e Tiago sai a avisar Regina que se vai arrepender se estiver a ajudar Marco. Marco vai atrás dele furioso e confronta-o a avisá-lo para se afastar de Cacau. 

Salomão diz estar mesmo a falar a sério na questão de matar Júlia, dizendo que de qualquer forma ela já está morta para a vida há muito tempo e que no fim dividiria o dinheiro de Júlia com ela. Lalá acaba por aceitar o desafio. 

Sal e Simone entram no modesto quarto da pensão. Simone continua a reclamar de tudo, dizendo a Sal que nem quer ir tomar banho por achar que nem deve haver água quente, trepando para a cama do beliche de cima. 


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: Sal e Simone devoram esfomeadas um pão: «Nunca um pão com queijo me soube tão bem na vida»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA