Neste episódio
Simone (Alexandra Lencastre) fala com Sal, sorrindo satisfeita por ela lhe dizer que Regina (Christine Fernandes) deixou bem expressa a animosidade que tem com ela, dizendo que isso ajuda os planos delas. Simone diz à filha também terem de tratar de enterrar mais ainda Filó (Sofia Nicholson). Simone fica incrédula por receber chamada de Rui, perguntando-lhe o que quer dela.
Justino (António Capelo) abraça Regina, que aproveita incomodada o argumento dele continuar casado com Simone para se afastar dele. Justino diz que em breve ficará livre para ela, puxando-a para a cama. Regina não tem como o contrariar.
Baobá ouve meditativa Quim (Paulo Calatré) a contar-lhe que Cacau acha que Regina só está com Justino por interesse em poder controlá-la. Baobá fica chocada por Quim assumir que se vai separar de Filó.
Filó, que se está a vestir para ter alta do hospital, diz a Anita (Catarina Nifo) achar que o melhor é ficar em Portugal, não regressando a Itacaré. Anita vinca querer que ela vá com ela, tendo já tudo preparado para ela recomeçar a sua vida por lá. Filó sorri-lhe grata, acabando por assentir.
Cacau já contou a Guto e Pitty das suas grandes desconfianças que Regina só voltou para Justino para a poder controlar ali em Itacaré, sem acreditar que ela goste dele. Cacau corta a conversa por Guto e Pitty insistirem não acreditar que Sal não tenha alguma na manga contra ela.
Jaime (Sérgio Praia) chega a casa a espalhar a roupa toda por ali, sorrindo maldoso. Fica atónito por receber uma intimação para se apresentar na esquadra por causa de uma queixa. Faz de imediato um telefonema para descobrir o que se está a passar.
Rui (Nuno Pardal) conta agastado a Simone que Brigitte o levou para uma ilha e lhe tirou os documentos para ele não conseguir fugir. Mostra-lhe de seguida a tatuagem que teve de fazer com o nome dela, Simone olha-o em choque.
Jaime fica em choque com o que lhe dizem que está acusado. Lalá chega a casa nesse momento, fingindo indignação por Jaime a acusar furioso de ter manipulado uma mulher para fazer queixa dele por assédio. Lalá sai a disfarçar um discreto sorriso vingativo.
Vitória já contou a Júlia da história de Cacau poder estar em perigo de vida. Júlia diz-lhe que ela devia falar com Justino, deixando Tiago fora disso por ele ser muito impulsivo. Júlia refere não acreditar que Sal de repente possa ter ficado boazinha, dizendo que pessoas como ela e Simone não mudam.
Simone acaba por sorrir divertida por Brigitte ter afinal dado uma lição a Rui por saber que ele só estava com ela por interesse. Simone diz a Rui não o querer para nada agora por já chegar dele viver às suas custas. Muda de imediato de ideias quando Rui lhe mostra o colar de diamantes que roubou a Brigitte, beijando-o com paixão.
Cacau deixa Guto e Pitty na rua, dizendo ter de ir alimentar Marquinho. Nenhum deles repara em Tiago, que está no Chop Real. Tomané passeia com Soraia, dizendo-lhe para não irem ao bar do Tiradentes por ele não gostar de portugueses. Tiago sorri satisfeito por Tiradentes dizer que já tratou de falar com alguém que pode conhecer as pessoas que queriam comprar as propriedades. Sal chega para falar com Tiago. Kenny olha-a de lado, desconfiado.
Lalá fala ao telefone com Salomão a contar-lhe triunfal que Jaime ficou em fúria por já ter recebido a notificação para se apresentar na esquadra por queixa por assédio. Lalá fica atónita por ver Valdemar, indo disparada atrás dele.
Jaime conta arrasado a Martim que uma antiga ré sua apresentou queixa dele por assédio, e mesmo que consiga provar que a acusação é falsa, isso irá manchar para sempre a sua reputação. Martim diz de imediato que aquilo foi orquestrado por Lalá. Jaime concorda, dizendo que não devia mesmo ter tentado enfrentá-la.
Sal conta a Tiago a novidade de ser mais fácil ele conseguir ver Cacau por ela se ter recusado a viver na fazenda, estando a viver na casa dos pais, podendo ajudá-lo a conseguir ficar com ela a sós. Tiago beija grato a mão a Sal a agradecer-lhe tudo que está a fazer por ele. Guto e Pitty veem e ficam em choque.
Cacau não fica surpresa por Guto e Pitty lhe dizerem que Tiago está em Itacaré, mas logo esboça ar furioso por os irmãos lhe contarem que o viram de mãos dadas com Sal. Guto e Pitty insistem com Cacau terem visto Tiago e Sal de mão dada. Cacau diz-lhes irritada que já sabia de tudo isso, repreendendo-os por estarem a tentar criar problemas entre ela e Tiago. Guto e Pitty saem constrangidos.
Valdemar ajuda Lalá pondo-lhe gelo na perna, com ambos sem conseguirem disfarçar a grande atração que sentem um pelo outro. Lalá diz a Valdemar saber que ela se lembra dela de se terem visto no velório de Pipa, Valdemar anui a disfarçar.
Martim, dizendo a Jaime ter cada vez mais a certeza que foi Lalá que o tramou com a acusação de assédio, incita o pai a lutar para provar a sua inocência.
Justino conta preocupado a Regina que Marco avisou que a organização a quem roubou o negócio da compra das propriedades de Itacaré fez uma ameaça direta a Cacau se o negócio não for desfeito. Regina diz nervosa terem já de proteger Cacau, impedindo-a de sair sequer de casa.
Lalá assume a Valdemar que se sentiu atraída por ele mal o viu pela primeira vez. Valdemar continua a fazer mistério sobre a sua identidade. Lalá sorri a aceitar aquele jogo de mistério.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.