EP 115 Reviravolta em «Cacau»: «O nosso cacau não está perdido»

Em «Cacau», Salomão (Paulo Pires) diz a Vitória (Teresa Tavares) não estar a depreciar as suas qualidades como advogada, mas refere precisarem de fazer jogo sujo tal como Lalá (Inês Castel-Branco) fez para conseguirem ilibar Jaime (Sérgio Praia). Júlia (Fernanda Serrano) diz concordar com Salomão.  Este explica que o seu plano passa por apertar com a mulher que fez queixa de Jaime para ela confessar que recebeu dinheiro de Lalá para o tramar.

Qua, 19 jun 2024 22:05 TVI

Neste episódio

Simone (Alexandra Lencastre) continua a fazer o papel de choque por Salete ter morrido à sua frente. Diz a Majoris que pode ter problemas graves se se descobrir que ela estava ali por ser uma pessoa conhecida. Majoris concorda, dizendo a Simone que o melhor é ela ir-se embora. Majoris liga para Susana a dizer-lhe ter uma má notícia para lhe dar.

Salomão (Paulo Pires) diz a Júlia (Fernanda Serrano) querer provar ser amigo de Jaime (Sérgio Praia) ilibando-o da acusação de assédio, pedindo-lhe que chame ali Vitória para falar com ela.

Lalá (Inês Castel-Branco) diz a Valdemar (Vitor Hugo) ser mesmo verdade a história de Jaime ter assediado uma antiga ré sua, contando-lhe que essa mulher lhe tentou extorquir dinheiro antes para não divulgar essa história, mas ela não acedeu, isto para além dele a ter tentado trair com Regina (Christine Fernandes). Valdemar, permanecendo incrédulo, acaba, no entanto, por aceder que Lalá fique ali a viver.

Justino (António Capelo) e Quim (Paulo Calatré) analisam as sementes de cacau, sorrindo satisfeitos por elas aparentarem estar boas.

Marco (Diogo Amaral) conta a Cacau (Matilde Reymão) que ligou a Cony (Pollyanna Rocha) a fingir que continuava do lado dela, e ia usar o facto dela querer voltar para ele para lhe dar acesso à Bela Vista, e somente têm de manter aquela farsa até o plano dele para a apanharem funcionar. Cacau olha-o expectante.

Majoris chora triste junto a Salete quando os paramédicos entram. Esta diz-lhes duvidar que eles ainda venham a tempo de a salvar.

Jaime lastima-se a Martim (Lucas Dutra) de que mesmo que consiga provar que a história de ter assediado uma ré é falsa, ficará para sempre com a sua imagem indelevelmente manchada. Martim encoraja o pai a não desistir de provar a sua inocência.

Cacau acaba por concordar com o plano de Marco e este, vê ali uma abertura e beija-a. Cacau esboça ar tenso com aquela aproximação.

Justino e Quim põem agora as sementes de cacau dentro de água, aguardando expectantes com Baobá (Maria das Graças) para confirmar se elas estão mesmo boas.

Vitória (Teresa Tavares) olha atónita para Salomão (Paulo Pires) a dizer querer ser ele a defender Jaime, dizendo-lhe que ela não é a advogada certa para ele.

Cacau disfarça o seu incómodo por Marco dizer estar muito feliz por ela ter decidido voltar para ele. Marco promete-lhe não pôr a vida de Simone em risco, com Cacau a justificar-se não querer que Sal passe por esse trauma que ela passou de ficar sem mãe. Mal Marco sai, Cacau liga para Guto a dizer-lhe terem de falar.

Salomão diz a Vitória não estar a depreciar as suas qualidades como advogada, mas refere precisarem de fazer jogo sujo tal como Lalá fez para conseguirem ilibar Jaime. Júlia diz concordar com Salomão.  Este explica que o seu plano passa por apertar com a mulher que fez queixa de Jaime para ela confessar que recebeu dinheiro de Lalá para o tramar.

Lola (Ana Bustorff) e Regina sorriem felizes por Justino e Quim lhes contarem que o cacau criado por Cacau foi salvo de desaparecer com as sementes que estavam guardadas.

Cacau nega a Guto (Vitor Britto) ter contado a Marco do acordo que fez com Cony para voltar para ele, confirmando que o mais importante ali é livrarem-se de Cony e depois poder deixá-lo definitivamente. Sorriem felizes. Justino, Quim e Regina dizem a Cacau terem óptimas notícias para lhe dar.

Simone entra em casa num grande estado de nervos, contando a Rui que Salete morreu.

Majoris presta declarações à polícia sobre a morte de Salete, relatando que ela começou com falta de ar subitamente, não tendo conseguido ajudá-la. Susana chega com Marlene, desabando a chorar a abraçar Salete. Majoris olha-a com pena, ficando de seguida pensativa.

Cacau sorri muito feliz por o seu cacau poró poder ser salvo com aquelas sementes. Todos a olham emocionados. Justino tece a Cacau planos grandiosos para o cacau dela, dizendo querer replantá-lo em mais locais agora que comprou os terrenos adjacentes. Diz à filha que ela agora se poderá focar em tirar o curso que queria no estrangeiro, mas Cacau diz que mudou de planos, já não querendo fazer isso.

Rui olha muito desconfiado para Simone a asseverar-lhe que Salete morreu à sua frente sem ela lhe ter tocado, achando que foi devido a se ter enervado com a discussão que estavam a ter. 

Majoris e Marlene olham penalizadas para Susana a recriminar-se de nunca ter conseguido dar uma vida melhor a Salete depois de todos os sacrifícios que ela fez por ela.

Cacau acaba por assentir a Justino ponderar na ideia de ir tirar o curso depois de confirmar que o seu cacau vai medrar. Justino diz querer o melhor para ela, mesmo que já não esteja vivo para assistir. Cacau questiona de onde vieram afinal aquelas sementes. Todos os olhares se viram para Sal, que fica tensa.


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: Reviravolta em «Cacau»: «O nosso cacau não está perdido»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA