Neste episódio
Tiago (José Condessa) diz a Sal (Carolina Amaral) que não quer mesmo ficar com Cacau (Matilde Reymão) por ela somente lhe ter trazido problemas e o ter tratado muito mal, sendo alguém como ela que pretende para a sua vida. Sal não aguenta mais e acaba por revelar a Tiago que Cacau somente se afastou dele forçada por Cony (Pollyanna Rocha), que o ameaçou matar se ela não casasse com Marco (Diogo Amaral). Tiago fica em choque.
Marco diz a Cacau compreender os seus motivos de ter fingido que queria casar com ele para obedecer aos desígnios de Cony. Cacau esboça ar aliviado, dizendo a Marco esperar que possam continuar amigos. Marco disfarça a sua irritação, assentindo.
Regina (Christine Fernandes) impõe a Marco querer que ele desista da guarda de Marquinho. Marco recusa, dizendo que ela devia ter pensado nisso antes do que combinaram quando Cacau estava grávida, indo exigir os seus direitos sobre ele. Regina olha-o fula
Simone (Alexandra Lencastre) diz a Tomané (Salvador Nery) para sair, avisando-o para não ousar contar nada a Sal do que viu ali. Rui (Nuno Pardal) desculpa-se a Simone que se envolveu com Susana (Isabel Figueira) como vingança dela o ter deixado por causa do barão. Susana vem do interior de mala na mão a dizer querer sair já daquela casa. Tomané volta atrás por se ter esquecido do seu telemóvel.
Sal diz a Tiago que Cacau está prestes a viajar para Portugal para vir ter com ele para lhe explicar o que ela acabou de contar, achando que ele tem de refletir sobre o assunto antes de tomar uma decisão se quer ficar consigo ou com Cacau. Sal salienta que está preparada para o perder para Cacau se for isso que ele deseja, mesmo estando ela apaixonada por ele. Sal sai, deixando Tiago mergulhado num mar de dúvidas.
Susana pede desculpa a Simone a dizer que não sabia mesmo de nada de Rui ser casado e de estar ali por favor naquela casa. Simone ignora, somente lhe dizendo para aproveitar a boleia de Tomané e sair dali. Rui diz irritado a Simone que Susana não tem para onde ir por a pensão ter ardido, saindo disparado a dizer que a vai trazer de volta, ameaçando contar quem ela é se ela não o deixar fazer isso. Simone esboça ar contrariado.
Guto (Vitor Britto) diz liminarmente a Cacau que ela não tem de ter pena nenhuma de ter afastado Marco da sua vida por ele não prestar. Cacau percebe que Guto lhe está a esconder alguma coisa, olhando-o desconfiada. Guto fica aflito.
Susana agradece a Tomané por a ter trazido para casa de Justino, com Tomané a afiançar-lhe que Cacau não se vai importar nada de ter ali a enfermeira que ajudou a salvar Marquinho. Susana olha em volta deslumbrada por estar numa casa tão boa. Recebe chamada de Rui, rejeitando-a de imediato com ar irritado.
Guto disfarça a Cacau somente achar que Marco não é de confiança, tanto devido à sua ligação com Cony como por ter querido casar com ela a todo o custo. Guto também refere suspeitar que Marquinho possa ser filho dele, visto ela nunca se ter lembrado de se ter envolvido com ele. Cacau fica pensativa. Guto sorri satisfeito por Cacau lhe contar que vai até Portugal contar a Tiago toda a verdade sobre o ter afastado de si por causa de Cony, dizendo esperar que ele a perdoe e possam ficar juntos.
Marlene questiona provocadora Simone se Rui a conhece dos seus tempos em que era Cristal ou somente de agora. Simone aperta-lhe a mão ameaçadora a avisá-la para não dizer mais esse nome, Marlene anui aflita. Simone diz a Rui que tem de sair daquela casa, mas Rui ameaça contar a Susana que ela é sua mãe se ela o expulsar. Simone acaba por assentir que ele fique, encurralada.
Sal chega a casa, trocando um olhar espantado com Susana por a ver ali. Tomané explica-lhe que Susana não tinha para onde ir por a pensão ter ardido. Susana diz a Sal que também ficou naquela condição por se ter metido com o homem errado, ficando apreensiva que Sal descubra que ela se envolveu com Rui.
Martim está atónito por Tiago já lhe ter contado que Cacau somente o deixou por estar a ser forçada por Cony a casar com Marco. Martim insinua que Sal quis ganhar pontos com ele ao contar-lhe aquilo, mas Tiago defende-a a dizer que Sal fez exatamente o contrário, querendo isso sim que ele reflita se quer ficar com ela ou Cacau. Tiago suspira dividido a dizer a Martim continuar a gostar de Sal, não sabendo como vai reagir quando vir Cacau.
Tiago vai para sair, deparando-se com Cacau à porta a ganhar coragem para tocar à campainha. Cacau diz a Tiago precisarem de falar, dizendo que de certeza ele já sabe que não se casou com Marco. Tiago olha-a sério. Tiago recebe frio Cacau, que lhe diz que ele é o homem da sua vida, mas teve de deixá-lo por estar sob ameaça de Cony, que lhe disse que o matava se ela não se casasse com Marco. Tiago fica emocionado, mas finge não saber de nada.
Justino pede a Sal para tratar de organizar um jantar lá em casa com os familiares e amigos, referindo que Simone ia ficar furiosa se soubesse o que ele vai anunciar. Sal fica intrigada.
Soraia está a contar as desventuras de Itacaré a Rosa quando Tomané chega do jogging com Susana, dizendo-lhe achar que ela tem tudo para vencer na vida. Soraia acusa de imediato furiosa Tomané de se estar a fazer a Susana. Sal, a assistir à cena, avisa Soraia querer que ela trate bem Susana por ela ser sua convidada. Soraia contém a sua irritação.
Tiago recrimina Cacau a dizer-lhe que podiam ter feito aquele plano contra Cony juntos, mas Cacau justifica-se que não queria arriscar que ela o matasse, dizendo que não conseguiria viver sem ele, que o ama incondicionalmente. Tiago não resiste mais a Cacau e beija-a apaixonadamente, Cacau corresponde.
Sal convida Susana para sentar-se consigo, dizendo que aprendeu nos últimos tempos que ninguém é melhor que- ninguém. Sal expressa a Susana que tem levado muitas lições da vida que a fizeram mudar muito, contando-lhe que está em processo de divórcio com o seu marido, que andava a viver às suas custas. Susana ouve-a com interesse disfarçado a falar de Rui.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.