Neste episódio
Sal (Carolina Amaral) diz a Susana (Isabel Figueira) apoiar que ela vá ajudar Regina (Christine Fernandes) a ter o bebé, dizendo que seria algo que Justino (António Capelo) gostaria, além de que aquele bebé será seu irmão. Tomané (Salvador Nery) vê-as a conversar e decide não interromper. Susana diz a Sal estar satisfeita por ir sair daquela casa por assim se ir afastar de Simone (Alexandra Lencastre).
Salomão (Paulo Pires) fica atónito por Jaime (Sérgio Praia) e Vitória (Teresa Tavares) lhe contarem que Simone está a usar o argumento de ter ido recuperar as suas joias ao palacete para se inocentar da morte de Justino. Salomão diz agastado que cada vez menos podem fazer para impedir que Simone tenha direito à fortuna de Justino.
Tomané sorri nas nuvens por Susana lhe dar esperanças de poderem ter alguma coisa no futuro. Tomané diz a uma enciumada Soraia (Paula Neves) que ela já faz parte do passado depois de ter sido cúmplice de Simone. Soraia diz vingativa para si própria que Tomané se vai arrepender depois de revelar o que sabe sobre Susana.
Júlia (Fernanda Serrano) e David (Luís Garcia) veem apressados do interior depois de terem estado juntos, sorrindo felizes por terem feito as pazes. Júlia compõe a roupa à pressa por Tiago (José Condessa) dever estar prestes a chegar.
Lola (Ana Bustorff) e Guto (Vitor Britto) tentam persuadir Cacau (Matilde Reymão) a perdoar Regina por lhe ter mentido sobre Marquinho. Cacau permanece determinada a dizer que a mãe agiu mesmo muito mal com ela.
Regina pede a Valdemar (Vitor Hugo) se pode arranjar maneira de trazer Lucas para junto deles. Regina admite a Susana não concordar que ela venha ajudá-la com a sua gravidez, mas sorri mais descansada por Susana lhe asseverar ir fazer tudo para a incomodar o mínimo possível.
Cacau continua firme a dizer a Guto e Lola que Regina não merece perdão pelo que fez principalmente Tiago sofrer por o ter afastado do próprio filho. Quim (Paulo Calatré) chega com Martim (Lucas Dutra) e Anita (Catarina Nifo), dizendo a Cacau ter ótimas notícias para ela.
Júlia sorri satisfeita por Tiago lhe pedir desculpa por não ter aceitado que ela possa namorar com David, dizendo que ela tem todo o direito a ficar com quem gosta. Júlia insiste com Tiago para que se mude lá para casa, prometendo que ele mal vai ver David. Tiago acaba por assentir.
Simone concorda com Lalá (Inês Castel Branco) terem de expulsar Susana daquela casa. Acto imediato, Soraia conta a Simone que Susana vai sair do palacete trabalhar como enfermeira, mas para casa de Regina. Simone estaca em choque.
Cacau chora emocionada por Quim lhe dizer que o cacau poró dela sobreviveu, estando novamente a crescer. Quim diz ir voltar para Itacaré para ajudar na sua plantação, Guto apresta-se para ir com ele.
Simone está em fúria por Susana ir trabalhar para casa de Regina, a sua maior inimiga. Quatro PJS irrompem sala adentro, dizendo a Simone que agora ela não se vai mesmo escapar a ir prestar declarações à PJ pela tentativa de assassinato a Justino. Soraia fica em choque por os polícias lhe dizerem que ela também vai por estar implicada no caso. Sal sorri triunfal a ver a mãe ser levada, admitindo a Lalá ter sido ela quem denunciou Simone. Sal fala com Salomão (Paulo Pires), contando-lhe que Simone acabou de ser levada algemada para a PJ. Diz-lhe que também denunciou Soraia por ela ter sido cúmplice da sua mãe, pedindo-lhe que fale com Susana para avisá-la que a PJ vai querer falar com ela por ela ter sido testemunha do que se passou. Majoris repreende Sal por ter denunciado Simone, dizendo que ela sempre fez tudo por ela. Sal olha-a desagradada.
Vitória olha reprovadora para Salomão e Jaime a admitirem que ocultaram que Soraia tinha ajudado Simone na tentativa de matar Justino por ela se ter arrependido a tempo de fazer isso. Júlia chega, também os olhando curiosa com aquela história.
Majoris recorda Sal que ela também fez coisas muito desagradáveis juntamente com Simone. Sal defende-se que mudou e percebeu agora como Simone é manipuladora, tendo de pagar por ter tentado matar Justino com a ajuda de Soraia, dizendo que Susana vai testemunhar para provar que isso aconteceu. Majoris fica apavorada com a perspetiva de também ser levada presa como cúmplice daquele crime.
Júlia e Vitória repreendem duramente Jaime e Salomão por terem ocultado Soraia ter sido cúmplice de Simone, dizendo que já podiam com aquela informação afastar há muito Simone da herança de Justino. Jaime e Salomão defendem-se que só quiseram ajudar Soraia, constrangidos. Vitória e Júlia dizem-lhes agastadas ser melhor serem elas tratarem do assunto de falar com Susana.
Susana expressa a Regina e Valdemar o quanto está grata tanto a Cacau como a Sal, que a ajudaram muito depois de ter ficado sem nada após a explosão da pensão. Regina e Valdemar ficam muito surpresos por Susana contar que foi Sal quem ajudou a que Tiago e Cacau ficassem juntos, comentando que ela parece que mudou mesmo. Susana recebe chamada de Vitória, com Regina e Valdemar a ficarem atónitos por Susana contar que Simone foi detida pela tentativa de assassinato de Justino.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.