Neste episódio
David conta a Júlia que Tiago o provocou por ser muito mais jovem que ela. Júlia fica irritada, mas David a acalma dizendo que precisam aceitar esse tipo de situação na relação deles. Tiago agradece a David por ajudar Cacau. Júlia beija David, elogiando-o por ser tão sensato e maduro para a idade.
Vitória acha que não há problema Sal confrontar Simone sobre seu passado, mas diz que devem continuar investigando mais sobre ela. Jaime diz que continuará analisando os documentos de Mário. Regina agradece Jaime por sua ajuda, deixando-o constrangido. Vitória critica Jaime por mostrar seu interesse por Regina. Martim chega com Anita e diz que quer ir direto para o quarto, deixando Anita desconfiada.
Simone adormeceu na cama, com a faca do jantar caída no chão. Soraia chega para levar o tabuleiro dela para a cozinha. Simone se olha no espelho e, impressionada com sua aparência, corre para o banheiro sem fechar a porta.
Sal entra no quarto de Simone, vê a faca caída no chão e tranca a porta. Ela confronta Simone sobre seu passado, mostrando a foto do panfleto. Simone fica paralisada de choque. Do lado de fora, Soraia está aflita com medo do que Sal possa fazer a Simone. Sal olha atónita para Simone a achar que foram Susana e Marlene quem forjaram aquele folheto para a tramarem, depois de terem andado a ser influenciadas por Salete dela ter sido uma mulher chamada Cristal há muitos anos. Sal olha confusa para a mãe sem saber que dizer.
Soraia pede aflita ajuda a Rosa a achar que Sal pode estar prestes a matar Simone, dizendo que Simone lhe contou que Sal a ameaçou diretamente tempos atrás de matá-la para ficar como sua herdeira.
Sal continua a pressionar Simone para lhe contar do seu passado, questionando-a se Justino sabia que ela tinha sido bailarina de cabaret.
Simone enfurece-se e dá um estalo a Sal, vincando que vem mesmo da linhagem de uma família rica no Brasil, nunca tendo feito nada daquilo. Sal insiste agora perceber por que ela se adaptou tão bem à vida de sem-abrigo quando foram expulsas, saindo com ar determinado em desvendar tudo. Simone, muito apreensiva, olha pensativa para as suas malas de viagem. A faca do jantar continua caída no chão.
Sal pensa intrigada se Susana e Marlene saberão afinal mais sobre o passado de Simone. Sal despacha Soraia a dizer não precisar dela. Continua a esboçar ar chocado, convicta que Simone está mesmo a esconder coisas surpreendentes do seu passado.
Sal conta a Valdemar e Regina de Simone ter achado que foram as mulheres da pensão em que estiveram que andaram a difamá-la sobre ter sido Cristal no passado. Fica apreensiva por Valdemar comentar ser estranho que Salete tenha morrido quando andava a falar de Simone. Sal pega no telemóvel para ligar a Tomané para saber se ele já descobriu onde está Susana.
Susana fala intrigada com Marlene de Regina ter pedido para ela ir a sua casa falar com ela. Tanto Marlene como Rui encorajam Susana a ir sem receio, achando que Regina quer readmiti-la. Rui olha irritado para Marlene a dizer que eles estão fadados a ficarem juntos.
Soraia entra no quarto de Simone, estranhando estar tudo tão silencioso. Percebe que não há luz e abre as cortinas, gritando em choque quando vê uma faca caída no chão com sangue e o lençol igualmente manchado. Soraia mostra melindrada a Tomané e Lola o sangue que está no quarto de Simone, não havendo sinais dela. Lalá entra a perguntar o que se está a passar.
Vitória mostra a Júlia o folheto da fotografia de Cristal, contando-lhe que aquilo estava nas coisas de Mário, o irmão de Jaime. Júlia comenta ser muito estranho que Simone pudesse ser bailarina de cabaret quando vem de famílias ricas do Brasil. Vitória diz estar ali o cerne da questão de Simone poder estar a usar uma identidade falsa.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.