EP 171 Sal atira a Lalá: «A sua presença aqui incomoda muita gente!»

Em «Cacau», Sal (Carolina Amaral) diz a Lalá (Inês Castel-Branco) que Justino (António Capelo) disse no seu testamento que queria que Lola (Ana Bustorff) continuasse ali a viver, e visto a presença dela perturbar muito Lola, o melhor para todos será ela sair já dali, ainda para mais agora que Simone (Alexandra Lencastre) desapareceu. Lalá acusa Sal de ter sido ela quem fez Simone desaparecer para se livrar dela também, afastando-se furiosa. Salomão (Paulo Pires) fica apreensivo por saber que vêm ali grandes problemas para Jaime. 

Seg, 2 set 2024 22:05 TVI

Neste episódio

Marlene (Leonor Seixas) continua a insistir com Rui (Nuno Pardal) que só tem a ganhar se casar-se com Susana (Isabel Figueira), ainda para mais quando gosta dela, sendo fácil de provar que Susana é filha de Simone (Alexandra Lencastre) através da mancha de sangue que Simone deixou no quarto, conseguindo finalmente a estabilidade financeira que procura através dela. Rui parece ficar convencido. 

Valdemar (Vitor Hugo) sorri divertido a anuir por Sal (Carolina Amaral) lhe dizer estar com vontade de expulsar Lalá (Inês castel-Branco) de casa, não havendo desculpa para ela continuar ali depois do desaparecimento de Simone. Ordena a Soraia (Paula Neves) que mande fazer as malas dela.

Tomané (Salvador Nery) também diz que a presença de Lalá está a fazer muito mal a Lola (Ana Bustorff), esboçando ar satisfeito por Sal lhe dizer que acabou de decidir que a vai expulsar.

Rui (Nuno Pardal) alerta Marlene (Leonor Seixas) que Tomané (Salvador Nery) pode ser um obstáculo para conquistar Susana, mas Marlene relativiza a dizer que Susana será uma mulher rica se Simone tiver mesmo morrido, precisando isso sim ele de demonstrar que é capaz de fazer tudo por ela. Ficam pensativos. Susana (Isabel Figueira) chega nesse momento, questionando magoada Marlene por que não a ajudou. 

Sal e Salomão (Paulo Pires) pensam intrigados quem teria interesse em matar Simone, não conseguindo chegar a nenhuma conclusão, com Sal a dizer que ela não o fez, e Regina (Christine Fernandes), Tiago (José Condessa), Cacau (Matilde Reymão), Rui e sobretudo Lalá, não lhe quereria fazer mal, por ir receber uma parte do dinheiro da herança como advogada dela.

Marlene foge a Susana sobre saber mais do que diz sobre o passado de Simone. Susana pede a Rui para a ajudar a fazer Marlene falar. Rui sorri satisfeito com aquela aproximação de Susana. 

Sal mostra a Salomão o quarto onde Simone foi vista pela última vez, onde estão os inspetores da PJ a recolher indícios do possível crime. Sal sai irritada por a inspectora voltar a insinuar que ela é a principal suspeita de ter feito algo à mãe. Inspetora comenta com o colega que têm um grande leque de suspeitos de matar Simone por haver muita gente que não gostava dela.

Sal e Salomão concordam achar que os inspectores se dispersam tanto com os suspeitos que nunca vão conseguir descobrir quem pode ter matado Simone. Lalá e também Salomão ficam atónitos por Sal avisar Lalá que já decidiu expulsá-la de casa. 

Rui insiste com Susana para que lhe dê uma oportunidade de provar que se ficar com ela pode ser uma pessoa boa. Susana, hesitante, desvia a dizer querer agora é que ele a ajude a descobrir que ligação pode ter a Simone. Rui sorri confiante que vai conseguir reconquistá-la. 

Sal diz a Lalá que Justino disse no seu testamento que queria que Lola continuasse ali a viver, e visto a presença dela perturbar muito Lola, o melhor para todos será ela sair já dali, ainda para mais agora que Simone desapareceu.

Lalá acusa Sal de ter sido ela quem fez Simone desaparecer para se livrar dela também, afastando-se furiosa. Salomão fica apreensivo por saber que vêm ali grandes problemas para Jaime. 

Cacau e Tiago insistem com Anita (Catarina Nifo) para ficar para jantar. Cacau e Anita ficam aborrecidas com Tiago por ele dizer que David seria um bom pretendente para ela. Tiago pede a Anita para lhe explicar agora o que acha que se passa com Martim. Anita esboça ar sério. 

Valdemar diz a Regina achar que não aconteceu nada a Simone, referindo que a história de ter sido encontrado sangue no quarto dela lhe pareceu toda simulada. 

Vitória (Teresa Tavares), Júlia (Fernanda Serrano) e Jaime (Sérgio Praia) mostram a uns atónitos Sal e Salomão a carta que descobriram que pode ter sido escrita por Simone para Mário, e que pode significar que eles eram amantes. Sal assente poderem ir ao quarto de Simone tentar descobrir alguma coisa que ela tenha escrito para compararem com a letra da carta.

Valdemar admite a Regina achar que Simone pode ter montado todo aquele esquema de desaparecer e fingir que lhe pode ter acontecido alguma coisa para desviar as atenções sobre ela, agora que o seu passado como Cristal foi descoberto, podendo ao mesmo tempo tentar culpabilizar Sal pelo incidente. Regina diz ter de apertar com Marlene para descobrirem mais sobre o passado de Simone, convicta que ela sabe mais coisas. 

Lalá desce as escadas furiosa com as suas malas, com Soraia e Rosa a ajudarem-na. Tomané finge ficar preocupado com ela, deixando-a ainda mais fula.

Lalá diz a Tomané ir voltar para sua casa. Tomané troça a dizer que o filho dela deve estar cheio de saudades dela. Tomané não liga às bocas de Soraia, demonstrando que ela faz mesmo parte do passado. 

Jaime, Júlia e Vitória olham impressionados para o grande pedaço de lençol que a PJ cortou que podia ter o sangue de Simone. Todos começam a procurar no quarto algo que possa ter a letra de Simone. 

Sal assente a Jaime ir continuar a procurar lá em casa algo que tenha a letra de Simone. Jaime estaca em choque por Tomané revelar que Sal expulsou Lalá, e segundo palavras da própria ia voltar para casa. Sal olha atrapalhada para Jaime. 

Martim olha atónito para Lalá a entrar em casa carregada de malas. Jaime está aflito com a ideia de Lalá ir voltar para casa, saindo disparado porta fora. Vitória vai atrás dele. Júlia olha espantada para Salomão a pedir-lhe para ir com ela para casa para aproveitar para ver Tiago. Júlia acaba por assentir, dizendo que David não vai estar.

Tomané reforça a Sal o seu agradecimento por ter expulsado Lalá, perguntando-lhe como pode retribuir aquele favor. Sal diz-lhe que por acaso há um assunto em que ele pode ajudá-la. 

Martim (Lucas Dutra) diz a Lalá (Inês Castel-Branco) não ficar nem um pouco contente de a ver regressar a casa por saber que isso vai trazer muitos problemas. Lalá limita-se a dizer-lhe seca que ele já tem idade para sair dali se não estiver satisfeito. 

Marco (Diogo Amaral), a olhar ansioso para uma fotografia de Marquinho, não resiste a ligar para Rui (Nuno Pardal) para confirmar se não há mesmo risco nenhum de descobrirem que ele trocou as amostras para que ele seja considerado pai de Marquinho em detrimento de Tiago. Rui diz-lhe que tem de ser paciente e não levantar ondas se quer mesmo ser considerado pai de Marquinho sem que ninguém descubra o que fizeram. 

Sal (Carolina Amaral) já contou a um atónito Tomané (Salvador Nery) a história de Simone (Alexandre Lencastre) ter sido Cristal, uma bailarina de cabaret no passado. Tomané assente ir ajudá-la a descobrirem lá em casa algo que tenha sido escrito por Simone. Soraia (Paula Neves), que estava a ouvir tudo, esboça ar igualmente chocado.

Cacau (Matilde Reymão) questiona Anita (Catarina Nifo) se pretende viajar com eles para Itacaré quando sair o resultado do teste de Marquinho. Anita fica atrapalhada, dizendo que estava a pensar apostar em ficar em Portugal a trabalhar. Tiago (José Condessa) pergunta-lhe quais são os planos dela, Anita tenta ganhar coragem para falar.


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: Sal atira a Lalá: «A sua presença aqui incomoda muita gente!»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA