Neste episódio
Tiago (José Condessa) pede desculpa a Cacau (Matilde Reymão) por ter duvidado dela, dizendo que não vai mais alinhar nos jogos de Marco (Diogo Amaral) para os separar, vincando que ela é a mulher da sua vida, não se importando que Marquinho possa não ser mesmo seu filho. Cacau sorri e beijam-se apaixonados.
Cacau diz aborrecida a Tiago e Sal (Carolina Amaral) que precisa muito de ir para o Brasil para acompanhar o crescimento do seu cacau poró, e por causa de Marco pode não o poder fazer. Tiago e Sal referem achar que Marco não vai poder impedi-la, mas Cacau diz que ele pode muito bem ir atrás dela para Itacaré. Todos se olham tensos.
Marco (Diogo Amaral) está em consulta com uma advogada, que o avisa que pode demorar algum tempo até ele conseguir ter direitos sobre Marquinho. Advogada anui a Marco que podem colocar um processo a Cacau se ela sair do país com o filho. Marco fica pensativo.
David (Luís Garcia) tenta convencer Júlia (Fernanda Serrano) a ficar com ele mais um pouco. Júlia recebe chamada de Vitória, ficando incrédula e em fúria por ela lhe contar que Lalá (Inês Castel-Branco) mandou uma conta de hotel para o escritório pagar.
Sal diz a Cacau duvidar que Marco aguente ficar muito tempo no Brasil por odiar aquele sítio. Tiago diz ir agora buscar Martim (Lucas Dutra) ao hospital, dizendo que ele vai ficar a viver em sua casa, além de ir ajudar Jaime (Sérgio Praia) na conversa séria que vai ter com o filho sobre o seu problema. Ambas ficam espantadas por Tiago contar que Jaime e Vitória (Teresa Tavares) já não estão juntos.
Cacau diz a Sal que talvez esteja a errar ao não deixar Marco ver o filho. Sal diz-lhe de imediato para parar com essas ideias, insistindo na ideia de achar que Marco arranjou maneira de sabotar o teste de paternidade, não acreditando que ele seja mesmo pai de Marquinho. Tomané diz chocado a Sal e Cacau ter algo grave para lhes contar sobre Susana.
Susana (Isabel Figueira) recebe entusiasmada o seu vestido de noiva, não deixando ainda Marlene (Leonor Seixas) vê-lo. Marlene sorri radiante por Susana lhe dizer que Rui sugeriu que elas fossem às compras, mas avisa de antemão a amiga que ela tem de comprar coisas mais discretas se pretende mudar de vida.
Tomané (Salvador Nery), assumindo a Cacau e Sal que tem andado a vigiar Susana, conta-lhes que descobriu que ela e Rui (Nuno Pardal) estão juntos e vão inclusivamente casar-se, querendo impedir que isso aconteça. Cacau pergunta-lhe curiosa como pensa que elas o podem ajudar.
Cacau chega contrariada a casa de Regina (Christine Fernandes) com Sal e Tomané, com Valdemar (Vitor Hugo) a dizer-lhe que Regina vai ficar radiante por ela ter vindo ali. Sal insiste com Cacau que devia pensar na hipótese de perdoar Regina, recordando que também lhe fez muitas coisas más e ela a perdoou. Cacau sopra o ar.
Júlia ordena a Vanda que peça a Lalá que passe no seu gabinete antes de sair. Salomão (Paulo Pires) chega nesse momento, com Júlia e Vitória a dizerem-lhe ter uma coisa para lhe mostrar.
Regina olha muito emocionada para Cacau, que tenta manter-se firme em não a perdoar, ficando muito emocionada a olhar para a barriga da mãe, que já se nota. Regina e Valdemar olham intrigados para Sal e Tomané a dizerem-lhes terem vindo ali por causa de Susana.
Regina e Valdemar colocam as suas reservas em contratar Susana novamente por ela poder ser cúmplice de Simone sem eles saberem, com Valdemar a revelar que apurou que Simone levantou todo o dinheiro que tinha no banco antes de desaparecer. Todos ficam surpresos. Valdemar diz estar agora a tentar descobrir quem é o aliado de Simone que anda a ajudá-la.
Lalá defende-se a Júlia que somente antecipou os seus lucros como sócia para pagar o hotel. Júlia mostra-lhe o contrato que ela assinou que a pode afastar do escritório se ela for suspeita de algum crime, o que está a suceder agora. Lalá olha furiosa para Salomão a perceber que ele a enganou. Júlia manda Santos e Soares entrarem, com estes a arrastarem Lalá para a rua à força. Salomão e Vitória ficam a olhar com orgulho para Júlia.
Martim sorri emocionado para Anita, Tiago e os colegas, que preparam uma pequena festa surpresa para o receber. Todos abraçam Martim a dizerem ir estar sempre ali para ele.
Cacau, Sal e Tomané dizem a Regina não acreditar que Susana possa ser cúmplice de Simone no que seja por ela não ser esquemática, isto para além de Simone aparentar ter receio dela. Regina fica atónita por eles lhe contarem que Susana se vai casar com Rui por ele a ter conseguido convencer que nunca teve nada com Simone. Regina discorda a dizer que ela própria assistiu a eles a beijarem-se.
Susana mostra a Marlene o seu vestido de noiva, que é bastante simples, mas elegante. Susana diz a Marlene que já decidiu que vai voltar a trabalhar depois de casar-se com Rui, dizendo não querer viver às custas dele. Marlene lastima-se que não sabe o que pode ir fazer por nunca se ter dedicado a nada desde que enveredou pela prostituição, dizendo a Susana que ainda vai isso sim acabar como assistente dela. Susana sorri sem acreditar em tal hipótese.
Todos sorriem por Martim contar que fingia que estava a dormir sempre que Lalá entrava para o ver no quarto de hospital. Martim tenta escapar-se a Jaime a dizer-lhe precisarem de falar sobre a saúde dele, mas Jaime insiste precisar de saber se ele é seropositivo. Martim esboça ar encurralado.
Sal, Cacau e Tomané chegam satisfeitos por Regina ir contar a Susana que Rui e Simone eram mesmo amantes e com isso impedir que o casamento dela com Rui aconteça. Soraia, a ouvir tudo, sobe as escadas disparada.
Soraia liga para Rui a avisá-lo que Regina vai contar a Susana que ele e Simone eram amantes para impedir que ele se case com ela.
Martim acaba por confirmar sem escapatória a Anita, Tiago e Jaime que é mesmo seropositivo, pedindo a chorar ao pai desculpa por lhe ter ocultado o seu problema.
Soraia diz a Rui estar a ajudá-lo por querer que ele se case com Susana para ela desaparecer de vez da sua vida. Susana e Marlene chegam das compras. Rui aproveita Susana ausentar-se para dizer a Marlene estarem com um problema grave no plano dele casar-se com Susana.
Anita, Tiago e Jaime explicam a Martim que foi Anita quem levantou a suspeita de ele poder ter SIDA depois do incidente de ele se ter cortado no dedo. Martim acaba por confessar que apanhou o vírus depois de uma noite de álcool em que se envolveu com uma rapariga, admitindo não saber quem ela é. Todos o olham atónitos.
Rui e Marlene concordam que têm de impedir que Susana se encontre com Regina a todo o custo para ela não contar a Susana que ele e Simone eram amantes e dar cabo do seu casamento com ela. Marlene vai para o interior para tentar sacar o telemóvel a Susana.
Valdemar alerta Regina que há a hipótese de Rui desmentir que alguma vez tenha sido amante de Simone, e Susana acredite nele. Sorri surpreso por Regina revelar que tem uma fotografia que prova a ligação deles.
Martim conta que descobriu que tinha apanhado HIV por ter sido operado pouco tempo depois ao apêndice, acabando por decidir esconder a toda a gente o seu problema. Jaime consola o filho a dizer que toda a gente já errou naquele campo de ter relações sexuais desprotegidas. Todos concordam.
Júlia diz determinada a Vitória e Salomão que podem por enquanto ver-se livres de Lalá colocando-a como suspeita de ter ateado o incêndio ao apartamento, e agora que a expulsou ela vai de certeza arranjar algum problema que permitam correr com ela de vez. Salomão diz de olhar intenso a Júlia estar muito orgulhoso dela. Vitória percebe um clima entre eles e sai.
Salomão diz a Júlia que apesar de saber que nunca mais vão ficar juntos, não vai deixar de expressar o quanto gosta dela. Salomão comenta que Lalá deve estar em maus lençóis por estar sem dinheiro nem casa para ir.
Sal fica desconfiada por polícias perguntarem-lhe se Simone nunca lhe falou na possibilidade de viajar. Inspetores pedem-lhe para falar com as empregadas antes de revelarem o que descobriram. Sal olha-os contrariada.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.