Neste episódio
Tomané (Salvador Nery) disfarça o seu ar comprometido por Sal (Carolina Amaral) reparar que o jornal que noticiou que Cacau (Matilde Reymão) já está em casa é o mesmo em que ele trabalhou. Quim (Paulo Calatré) diz a Sal não saber como vão conseguir sair para ir para o Brasil com tantos jornalistas à porta. Sal pede a Tomané que trate do assunto. Susana pede a Sal para falarem.
Tomané disfarça o seu ar comprometido por Sal reparar que o jornal que noticiou que Cacau já está em casa é o mesmo em que ele trabalhou. Quim diz a Sal não saber como vão conseguir sair para ir para o Brasil com tantos jornalistas à porta. Sal pede a Tomané que trate do assunto. Susana (Isabel Figueira) pede a Sal para falarem.
Tomané esboça ar irritado por Albano ainda não ter cumprido a sua parte do acordo de descobrir a morada do seu pai. Tomané assegura a Lola (Ana Bustorff) ir conseguir encontrar Toni. Lola ouve pasma as novidades contadas por Rosa (Mafalda Tavares) e Soraia (Paula Neves), que lhe dizem que Simone tentou fazer mal a Marquinho, e Cacau decidiu regressar já ao Brasil.
Lalá (Inês Castel-Branco) explica a Simone (Alexandra Lencastre) que impediria Sal de ficar com toda a sua herança se casasse com alguém, Simone fica pensativa. Simone estaca em choque por Lalá lhe contar que Rui (Nuno Pardal) casou com Susana.
Marlene (Leonor Seixas) entra disfarçada no gabinete de Marco (Diogo Amaral), avisando-o que todos estão desconfiados dele por Susana ter visto que Rui ligou para ela do telefone dele. Marco fica apreensivo.
Simone esboça ar furioso por Lalá a fazer perceber que Rui se casou com Susana para ter direito à fortuna dela, visto ela ser sua filha. Lalá voluntaria-se a Simone para se casar com ela, dizendo que teria muito gozo em tirar aos Vaz Pereira tudo o que pudesse. Simone fica a matutar. Simone sente uma dor e abre a camisa, vendo-se que tem um penso na zona dos rins. Pega no telemóvel.
Cacau e Guto olham surpresos para Anita a admitir estar aliviada por estar a chegar ao fim a sua relação com Tiradentes, já tendo percebido que ele é alguém possessivo e dominador. Anita diz a Cacau ter ficado com pena de Tiago ontem, Cacau olha-a tensa.
Marlene diz a Marco precisar que ele lhe dê dinheiro para fugir para o Brasil para não correr o risco de os apanharem na história do acidente de helicóptero e do rapto de Cacau. Marco assente, saindo para tratar do assunto. Marlene verifica se o seu telefone gravou toda aquela conversa.
Cacau olha incomodada para Anita (Catarina Nifo) a recordá-la que ela também a desapontou quando ficou com Tiago (José Condessa) no tempo em que estava interessada nele, vincando achar que ela está a errar ao não perdoar Tiago e Sal. Guto (Vitor Brito) também dá razão a Anita, sugerindo a Cacau que oiça a gravação que Marco tem para esclarecer aquelas dúvidas. Cacau corre para a casa-de-banho com vontade de vomitar.
Sílvia sai para ir ao banco levantar dinheiro, seguindo as instruções de Marco. Este recebe chamada de Guto a pedir-lhe que lhe envie a gravação que prova que Tiago e Sal tiveram um caso, dizendo que Cacau precisa de a ouvir para acreditar naquilo.
Salomão (Paulo Pires) admite a Júlia (Fernanda Serrano) que está nervoso por estar prestes a reencontrar Mário. Recebe surpreso chamada de Simone a dizer-lhe para acelerar a distribuição da herança de Justino (António Capelo).
Regina (Christine Fernandes) chega de cadeira-de-rodas com Valdemar (Vitor Hugo) ao escritório, dizendo a Vanda quererem falar com Salomão, que, entretanto, chega. Seguem para o gabinete.
Regina e Valdemar dizem a Salomão estar na hora de atraírem Mário a Portugal para desmascarar Simone, ficando surpresos por ele lhes dizer que já tratou disso e ele está prestes a chegar. Jaime entra disparado a criticar Salomão por lhe ter escondido que Mário estava vivo. Todos o ficam a olhar comprometidos.
Vitória diz a uma comprometida Simone ser notório que Susana lhe provoca uma forte sensação de medo. Estaca em choque por Simone acabar por fim por revelar que Susana é sua filha. Rui chega a casa cansado com roupa do dia anterior, trazendo consigo um saco de uma loja de eletrónica. Segue para o interior a chamar Susana, esperançoso que ela tenha regressado.
Jaime admite que ficou cheio de curiosidade de perceber por que Mário fingiu a sua morte para desaparecer. Fica surpreso por Salomão dizer que ele está prestes a chegar.
Simone justifica-se a Vitória que teve de rejeitar Susana para não dar cabo da vida delas, recordando-a que foi graças aos seus esforços que ela conseguiu tirar o curso e vencer na vida, algo que nunca teriam conseguido pelo pai delas. Vitória fica constrangida.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.