Certificados de aforro: “Se estado resolvesse pagar taxa de juro acima do mercado, estava a dar um benefício as famílias injustificado”

8 jun 2023

Fernando Teixeira dos Santos não considera que as famílias portuguesas tenham ficado sem uma oportunidade de poupança. “Os certificados de aforro estão aí, estão disponíveis, e estão, aliás, a uma taxa que continua a ser atrativa”.

O comentador da CNN Portugal defende, porém, que “o Estado deve gerir a dívida pública com racionalidade”. “Acho que o estado não tem de pagar pela dívida pública mais do que aquilo que são as condições que as medidas de endividamento estabelecem e definem”.

O antigo ministro diz ainda que “se o Estado resolvesse pagar uma taxa de juro dos certificados de aforro acima do que são  as condições do mercado, estava a dar um benefício as famílias injustificado face a essas condições, benefício esse que tem de ser pago por alguém, e quem paga isso é quem paga impostos”.

Espaço privilegiado para o confronto de ideias e para o comentário. Da troca de opiniões resultam abordagens distintas sobre um tema. Para além do debate, as entrevistas e as vozes dos protagonistas da atualidade preenchem este espaço informativo.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA