XBB1.5. “Parece que temos uma mestre do escape imune, mas que não oferece preocupação”

14 jan 2023

Os correspondentes médicos da CNN Portugal, Sofia Baptista e Pedro Gomes de Sena consideram que a elevada taxa de vacinação pode estar a servir de barreira contra a nova variante, que começa a ganhar mais expressão, apesar de não ser ainda dominante.

“Parece que temos uma mestre do escape imune, mas que não oferece preocupação”, diz a médica, referindo-se à subvariante XBB1.5, que tem uma “mutação pouco vista” e que, por isso, lhe dá uma “grande capacidade de infetar”. No entanto, salvaguarda que, em termos de hospitalização e mortalidade não apresenta, para já, dados preocupantes.

Pedro Gomes de Sena crê que na Europa não se irá assistir ao que tem vindo a acontecer na China e também nos Estados Unidos, aqui à boleia da nova variante. O especialista defende que a elevada taxa de vacinação é um escudo-protetor. O especialista diz que a vacinação “tem permitido, obviamente com infeções covid”, reduzir o número de mortalidade e hospitalizações.

“Não se sabe muito sobre esta nova variante, mas não parece ser mais agressiva clinicamente”, diz.

CNN SÁBADO DE MANHÃ

 

Sábados 
06h30 – 10h00


Este é um espaço de acompanhamento da atualidade, com as características típicas das manhas informativas e uma ligeira nuance: não estando a maioria da população portuguesa a trabalhar, o fim de semana traz uma maior predisposição para ver e ouvir falar de temas fora da agenda mediática.

Com José Gabriel Quaresma

 

CNN SÁBADO À TARDE

Sábados 
14h00 – 16h00

A prioridade é a notícia, mas nas tardes de fim de semana a atualidade vai disputar a atenção com assuntos de que as pessoas gostam e que são, de algum modo, intemporais. Aqui vai falar-se de viagens, de carros, de gastronomia.

Com Francisco David Ferreira

 

CNN SÁBADO À NOITE

Sábados das 21h00 às 23h00

A noite é um período propício à reflexão, mais ainda ao fim de semana. Além de olharmos, de forma mais demorada, para os grandes temas que marcam a atualidade informativa, temos também os olhos postos no futebol. Vamos acompanhar as partidas e analisar os resultados.

Com Cristina Reyna

 

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA