Presidência do Conselho de Segurança da ONU “não garante uma posição privilegiada” à Rússia

1 abr 2023

André Matos considera que “ainda que esteja a decorrer um conflito armado e que esse conflito seja ilegal, a presença da Rússia no Conselho de Segurança das Nações Unidas foi uma decisão da comunidade internacional no momento em que fizeram o desenho institucional desta organização”, descaranto mais poderes para o lado russo.

A Rússia assumiu este sábado a presidência do Conselho de Segurança da ONU, função que já tinha assumido em fevereiro do ano passado, na altura em que iniciou a invasão à Ucrânia. Para o professor de Relações Internacionais, esta nova função da Rússia “pode influenciar um bocadinho no desenho da ordem de trabalhos” e na distribuição do “tempo e da dedicação do conselho em algumas matérias”, mas “do ponto de vista pragmático”, da avaliação da guerra e das condenações e nas discussões que ocorrem no âmbito do conselho de segurança, “não terá particularmente uma influência”, nem para uma “tentativa de branqueamento da imagem da Rússia”.

“Esta função não garante à Rússia uma posição privilegiada para qualquer matéria de maior relevância”, atira.

CNN SÁBADO DE MANHÃ

 

Sábados 
06h30 – 10h00


Este é um espaço de acompanhamento da atualidade, com as características típicas das manhas informativas e uma ligeira nuance: não estando a maioria da população portuguesa a trabalhar, o fim de semana traz uma maior predisposição para ver e ouvir falar de temas fora da agenda mediática.

Com José Gabriel Quaresma

 

CNN SÁBADO À TARDE

Sábados 
14h00 – 16h00

A prioridade é a notícia, mas nas tardes de fim de semana a atualidade vai disputar a atenção com assuntos de que as pessoas gostam e que são, de algum modo, intemporais. Aqui vai falar-se de viagens, de carros, de gastronomia.

Com Francisco David Ferreira

 

CNN SÁBADO À NOITE

Sábados das 21h00 às 23h00

A noite é um período propício à reflexão, mais ainda ao fim de semana. Além de olharmos, de forma mais demorada, para os grandes temas que marcam a atualidade informativa, temos também os olhos postos no futebol. Vamos acompanhar as partidas e analisar os resultados.

Com Cristina Reyna

 

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA