11 jul 2023
Duarte Cordeiro afirmou, esta terça-feira, que o secretário de Estado que tem a pasta da Conservação da Natureza, que se manifestou a favor de Santarém como localização para o novo aeroporto de Lisboa, “não deveria ter dado a sua opinião”, embora se tenha apressado que “a sua opinião não significa desrespeito pela comissão técnica independente”.
No CNN Town Hall - Estado da Nação, Duarte Cordeiro defendeu que o Governo escolheu uma comissão técnica independente para fazer um trabalho e, por isso, “temos de a deixar fazer o seu trabalho, temos de nos abster de opiniões”.
Ministro do Ambiente e da Ação Climática recusou comentar se concorda ou não com as declarações do secretário de Estado e com a localização mencionada, assim como não respondeu quando foi questionado se João Galamba também não deveria ter comentado o tema.
No entanto, o próprio João Galamba acabou por voltar a tocar no assunto: “Não me manifestei contra Santarém”, atirou o ministro das Infraestruturas, mantendo a sua posição de que, porém, é a localização mais distante da capital portuguesa.