Neste episódio
Estão todos a discutir por causa da história dos samurais. Tomé (Pedro Teixeira) está calado e sofre com toda aquela situação. Aida (Ana Guiomar) volta a culpar Tomé por não ter nem sequer um piquinho de samurai. Tomé diz que não é bem assim e mostra alguns gestos de samurai, mas é muito ridículo. Todos se riem.
Abel (Júlio César), Manel (Vítor Norte), Gabanna (Bruno Cabrerizo) e João Maria (Ricardo Trêpa) continuam a rir-se de Albino (Pedro Alves) e ele sente-se humilhado. Os restantes estão preocupados com a ideia maluca de Albino em ser mágico. Só Manuela (Inês Herédia) o apoia. Corcovada (Maria do Céu Guerra) apela ao bom senso de Manuela e Albino, para perceberem que aquela ideia afeta uma família inteira. Florinda (Ana Brito e Cunha) e Quina (Maria Rueff) estão nervosas e preocupadas. Manuela diz que está na altura de abrir a mala.
Delfim (António Melo) liga a Martins Rêgo para lhe dar os parabéns pela entrevista. Guida (Cristina Oliveira) pergunta a Marco quanto tempo vai ficar pela aldeia e se já conheceu alguma rapariga interessante. Marco está farto daquelas perguntas. Guida diz que gostava de ser avó, mas Marco diz que por agora ainda não quer ser pai e pede a Guida para o compreender e aceitar.
Lenita (Sofia Grillo) ficou impressionada com a forma como Teixeira (Rui Melo) enfrentou Rufino (Carlos Cunha) e diz-lhe isso mesmo. Lenita diz que Teixeira parecia um leão, mas ele fica muito incomodado com o comentário. Lenita insiste e Teixeira descontrola-se, dizendo que não é nenhum leão, pois não gosta de ser o centro das atenções, nem é vaidoso. Lenita fica desconcertada com aquela reação.
Fernando (Manuel Marques) prepara-se para se deitar, mas São (Sílvia Rizzo) diz-lhe para não o fazer já, pois quer que vista a toga e dance para ela em cima da cama. Fernando diz que está muito cansado e que não lhe apetece dançar, mas São insiste e avisa que depois quer fazer ronhonhó. Fernando recusa, mas São dá um grito e ele não tem outro remédio.
Continuam todos a gozar com Albino (Pedro Alves) e pedem-lhe para fazer um truque de magia. Florinda (Ana Brito e Cunha) pede para não o ridicularizarem. Manuela (Inês Herédia) encoraja Albino a mostrar os seus dotes e ele lá faz um truque de magia, mas atrapalha-se e deixa cair o baralho de cartas no chão. Todos gozam com ele, mas Corcovada (Maria do Céu Guerra) aplaude-o e Manuela incentiva-o a continuar. Albino não desmoraliza.
Fernando (Manuel Marques) já está a dançar de toga vestida e os piropos que São (Sílvia Rizzo) lhe manda, vão fazendo com que ganhe confiança e se entusiasme. Vuitton (Beatriz Costa) entra sem bater e fica em choque ao ver a figura dos pais. São fica preocupada com a filha e teme que fique traumatizada. Fernando diz que não estavam a fazer nada de mal e quer continuar, mas São perdeu a vontade.
Tomé (Pedro Teixeira) acorda com cara de poucos amigos e Aida (Ana Guiomar) tenta animá-lo, mas ele diz que não quer conversas e que está chateado com a reportagem e pela forma como a própria família gozou com ele. Aida quer esquecer aquela história, admite que se enganou e que Tomé não tem nenhuma ligação a samurais, mas Tomé acha que pode ter um bocadinho.
Quina (Maria Rueff) e Florinda (Ana Brito e Cunha) estão muito preocupadas por Albino (Pedro Alves) agora querer ser mágico, pois sabem que é de ideias fixas e aquilo não tem jeito nenhum. Corcovada (Maria do Céu Guerra) percebe a preocupação delas, mas acha que não há idade para sonhar e que os sonhos nos ajudam a agarrarmo-nos à vida. Elas ficam a pensar naquilo.
Lenita (Sofia Grillo) vai ter com João Maria (Ricardo Trêpa) e pergunta-lhe se a oferta de emprego continua de pé. João Maria diz que sim e Lenita começa então a sua lista de exigências para aceitar o cargo. João Maria lá a ouve, mas vai perdendo a paciência.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI