Neste episódio
Florinda (Ana Brito e Cunha) vê os homens a regressar e todas vão a correr abraçar os maridos. Peixoto (Vítor Emanuel) acha que para Josefa (Rita Salema) tanto fazia se voltassem ou não. Josefa diz que não é bem assim e estava ansiosa para que voltassem e lhes dissessem que encontraram uma forma de saírem da ilha. As mulheres perguntam aos maridos se descobriram forma de sair dali, mas eles entreolham-se comprometidos.
Os homens conversam sobre o assunto do momento e dizem ter pena dos filhos dos falecidos. Rufino (Pedro Alves) diz que no meio daquilo tudo, de quem tem mais pena é de Elisabete (Ana Marta Contente), pois é a única que não tem irmãos e perdeu os pais e a tia, o que vale é que fica com o café, mas ninguém percebe como. Rufino conta que Delfim (António Melo) passou o café a Josefa e por isso Elisabete vai herdá-lo.
Os homens dizem que correram a ilha de uma ponta à outra e só viram areia, mato e mar. Estão realmente numa ilha deserta e não há forma de sair dali. Ficam todas muito desiludidas e desesperadas.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) bebe um chá com Quina (Maria Rueff) e o Padre (Carlos M. Cunha), tentando serenar os ânimos. Corcovada tenta manter o otimismo e diz que para o bem e para o mal, não se sabe nada ainda. Carlos (Rodrigo Paganelli) aparece choroso e diz que a polícia lhe ligou, a informar que vão cancelar as buscas. Ficam todos desesperados, mas Corcovada avisa que enquanto não encontrarem os corpos, há esperança. E todos se agarram àquilo.
Delfim quer esclarecer aquela situação e explica que passou o café para Josefa porque foi chantageado, logo não tem validade e se ela morrer, o café deve voltar para ele. Ninguém concorda com aquela lógica. Gabanna (Bruno Cabrerizo) pergunta qual foi o motivo da chantagem, mas Delfim prefere não falar sobre isso e Rufino goza com ele. Ficam os dois picados.
Teixeira (Rui Melo) fica surpreendido por Elisabete ter ido trabalhar e ela diz que tentou fazer a sua vida normal, para fingir que estava tudo bem e que nada daquilo aconteceu. Elisabete conta a Teixeira que cancelaram as buscas e desata a chorar. Teixeira tenta consolá-la e diz-lhe que vai estar sempre ali para ela.
Vuitton (Beatriz Costa) está exausta. Jorge (Manuel Melo) está incrédulo, mas tenta apoiar a prima. Aurélio (Manuel Marques) está a tentar processar tudo. Vuitton diz que lhe ligaram a informar que vão interromper as buscas, porque é pouco provável que os encontrem. Jorge mantém a esperança e diz que quando menos esperarem eles aparecem. Aurélio quer ir procurá-los no seu barco, mas Vuitton e Jorge desencorajam-no.
Fernando (Manuel Marques) olha para o mar e suspira. Depois pega na câmara de filmar, aponta-a para si e começa a fazer um depoimento. Fernando conta que naufragou e está perdido numa ilha deserta. Diz ainda que quando virem aquelas imagens, provavelmente já não estará vivo.
Albino (Pedro Alves) e Peixoto constroem um abrigo, mas Albino queixa-se dos materiais que estão a utilizar. Peixoto lembra que estão numa ilha e que não há grandes opções. Albino diz que Peixoto está a arranjar desculpas.
Aida quer saber o que Fernando estava a fazer, pois ouvi-o falar mal de toda a gente. Fernando diz que estava só a deixar um testamento para os filhos, mas Aida não acredita e quer fazer o seu próprio depoimento. Aida chama Tomé para a ajudar, mas ele não percebe em que é que aquilo os pode ajudar e Aida diz que pelo menos desabafam, como se fosse o confessionário do Big Brother.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI